Profissão arquiteto e urbanista: descubra tudo o que esse profissional pode fazer no mercado de trabalho

Se você, estudante, está no seu último ano de Ensino Médio, então chegou o momento de tomar uma importante decisão. Não tente procrastinar mais essa escolha. É aquela fase da vida em que você precisa decidir qual profissão seguirá. Afinal, existem muitas opções, mas apenas uma em que irá se dedicar nos próximos anos. E para você obter sucesso, escolha aquilo que tenha a ver com o seu gosto e preferências.

Agora, não esqueça de observar no mercado qual área ou quais áreas que realmente oferecem boas oportunidades de crescimento.

A Arquitetura, por exemplo. Trata-se de uma profissão que pode se desdobrar em muitas áreas diferentes. Algumas você já conhece e outras passará a conhecer a partir desta publicação. Leia o texto a seguir para saber mais sobre essa profissão de grande potencial. Quem sabe ela não se revelará a melhor alternativa de carreira para você?

Trabalho de arquitetura – restauro do patrimônio histórico/Viva Decora Pro

O que a maioria dos arquitetos faz no dia a dia?

Quando começamos uma faculdade, temos a chance de enxergar o mercado com olhos diferentes. Descobrimos que podemos seguir vários caminhos dentro de uma determinada profissão, e não aquele mais óbvio, de que sempre ouvimos falar. Esse momento é tão revelador que algumas pessoas decidem até trocar de curso, mas outras se reapaixonam por sua escolha. Com quem escolhe Arquitetura é exatamente assim. 

No começo, quando conversamos com pessoas da área, temos a impressão de que a profissão é limitada. É que, infelizmente, em alguns locais do Brasil e do mundo, o arquiteto não é tão valorizado. Porém, sua atuação no mercado – ao lado de outros profissionais, como engenheiros – é de extrema importância. O profissional de Arquitetura lida com uma das áreas mais importantes da economia: a indústria da construção civil.

Trabalho na construção civil – obras de pequenas residências/ Otoni Arquitetura

Trabalho de arquitetura – planejamento de móveis sob medida/Patricia Kolanian Pasquini

Na faculdade, aprende-se que o arquiteto pode trabalhar em várias áreas diferentes. Contudo, nem sempre a realidade do mercado será favorável para qualquer uma delas. No geral, a maioria dos profissionais que se formam nessa área atualmente trabalham com construção de casas e edifícios. Há, ainda, aqueles que se dedicam a reformas prediais – principalmente de interiores. E, por fim, os que se envolvem com o planejamento de móveis.

Isso quer dizer que, no seu dia a dia, o arquiteto trabalhará muito com o desenvolvimento de desenhos de projetos. Ele até irá acompanhar a execução das obras – muitas vezes sendo o principal coordenador de todas as etapas. E também irá conversar com clientes fornecedores e terceirizados, além de desenvolver trabalhos especiais como, por exemplo, a realização de maquetes eletrônicas.

Trabalho de planejamento de ambientes - simulação em três dimensões/Luciana Latorre

Trabalho de planejamento de ambientes – simulação em três dimensões/Luciana Latorre

Quais são as áreas do mercado de maior crescimento para arquitetos?

Tudo que citamos no tópico anterior faz parte de atividades que arquitetos compartilham com outros profissionais da área da construção. Mas eles também podem fazer outras coisas como, por exemplo, trabalhar com escalas ainda maiores, desde o planejamento de grandes áreas verdes até de loteamentos urbanos. 

Sim, o arquiteto é o profissional responsável por pensar a paisagem urbana, o que inclui toda a sua volumetria e, também, as divisões de áreas residenciais, comerciais e industriais.

Trabalho com grandes escalas – planejamento urbano/Viva Decora Pro

Trabalho com escalas medianas – planejamento de áreas verdes/Viva Decora Pro

Trabalho com escalas menores – planejamento de interiores e comunicação visual/Lisandra Pinto

Por anos, as pessoas negligenciaram o planejamento das cidades brasileiras. Porém, os últimos acontecimentos provaram que está na hora de mudar esse cenário. É provável, então, que a participação de arquitetos nos planos diretores das cidades seja cada vez maior. Assim como em projetos mais complexos, de ambientes carcerários. E no planejamento de áreas de convívio social.

Outra coisa que tem preocupado bastante a sociedade é a questão da preservação ambiental e da sustentabilidade. Arquitetos são muito bons em encontrar respostas para esses problemas e devem participar de pesquisas ligadas a tais assuntos, que envolvam assuntos como materiais que sejam mais resistentes às mudanças climáticas; de peças que sejam fabricadas a partir de reuso de matéria prima; e sistemas que façam economia de recursos.

Como será a carreira de Arquitetura no futuro?

Acredita-se que a Arquitetura estará cada vez mais ligada a Inteligência Artificial. Isso ficará  mais evidente, principalmente, na etapa de planejamento de projetos. O desenvolvimento de maquetes eletrônicas dará aos clientes a possibilidade de realidade aumentada. 

A tecnologia de inteligência também estará presente dentro dos canteiros de obras, onde a mão de obra humana será substituída por máquinas, o que resultará em serviços com mais precisão.

Outras tecnologias bastante avançadas também transformarão a atuação do arquiteto na área de pesquisa e desenvolvimento de materiais. Frutos de trabalhos nessa linha devem aparecer cada vez mais como solução nos projetos de edifícios – como é o caso do concreto translúcido. E coisas assim devem tornar as arquiteturas muito mais confortáveis, bonitas e duradouras.

Trabalho de arquitetura – pesquisa de materiais e acompanhamento de obras/Viva Decora Pro

Então, gostaria de participar dessa revolução? Que tal se tornar um arquiteto e ajudar a mudar cenários construídos por todo o mundo? Imagine a possibilidade de construir escolas, igrejas, aeroportos e muito mais? Ou, ainda, recuperar lindos monumentos do passado e resgatar nossa história e cultura?

Busque mais informações sobre essa profissão e, se gostar, faça da Arquitetura a maior escolha da sua vida.

Essas dicas sobre a profissão de arquiteto e urbanista foram criadas pela equipe Viva Decora.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!