Conheça a diferença entre publicidade e propaganda

Você sabia que existe uma diferença entre publicidade e propaganda? Além de diferença de conceitos, há distinções também em como os profissionais dessa área se formam. O curso mais popular dessa área une os dois conceitos: Publicidade e Propaganda.

Mas há também outros tipos de formação que colocam profissionais nesse mercado de trabalho, que é muito amplo e atrai muita gente buscando uma carreira no campo da comunicação.

Entenda agora a diferença entre publicidade e propaganda e saiba mais detalhes sobre cada uma dessas áreas!

Qual diferença entre publicidade e propaganda?

Embora muita gente use as duas palavras como sinônimos, os conceitos de publicidade e de propaganda possuem suas diferenças. Enquanto a publicidade é uma forma de comunicação que busca promover algum serviço ou produto ao público, a propaganda é uma forma de transmitir ideias que podem ser comerciais, políticas, religiosas e sociais, e buscam influenciar o comportamento de alguém.

De acordo com o artigo 36 do Código de Defesa do Consumidor, “a publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal”. Por isso, deve estar claro que o propósito da publicidade é promover comercialmente o que está sendo veiculado.

Já a propaganda é uma forma de divulgar e propagar, como o nome já faz a referência, essas ideias, que podem ser enviesadas politicamente, socialmente, economicamente, ideologicamente, religiosamente, etc.

Enquanto a publicidade é paga por um patrocinador que busca divulgar marcas, produtos, serviços ou pessoas, a propaganda geralmente é gratuita e se houver um patrocinador ele não é necessariamente divulgado.

Os profissionais publicitários atuam mesmo com os dois conceitos, mas eles podem ter formações diferentes. A grande maioria se formaram em três principais cursos no ensino superior: Publicidade e Propaganda, Produção Publicitária e Marketing.

Como é o curso de Publicidade e Propaganda?

O curso de Publicidade e Propaganda une os dois conceitos para formar profissionais publicitários de grau bacharel. O curso tem uma duração média de quatro anos e costuma ser encontrado com o nome de “Comunicação Social, com ênfase em Publicidade e Propaganda”.

Essa graduação prepara profissionais para usar os conceitos de publicidade e de propaganda para desenvolver técnicas que buscam comunicar e divulgar um produto, um serviço, uma marca ou até mesmo as ideias.

Ao se formar no curso, o profissional estará apto a desenvolver peças e campanhas publicitárias, além de trabalhar com a coordenação e o planejamento de ações de propaganda e marketing por onde trabalhar.

Como é o curso de Produção Publicitária?

O curso de Produção Publicitária é de grau tecnológico, que forma agentes publicitários e especialistas em propaganda de nível tecnólogo. É um curso de menor duração, que leva em média dois anos para formar um aluno para o mercado.

A principal diferença entre o curso de Produção Publicitária e o de Publicidade e Propaganda é que, com a carga horária reduzida, o curso tecnólogo não se aprofunda tanto em questões teóricas. Por isso, é bastante focado na parte prática da profissão.

As principais habilidades que são desenvolvidas ao longo do curso são a produção de peças publicitárias previamente planejadas e criadas para mídias impressas, eletrônicas, digitais e alternativas e planejamento dos processos publicitários.

Como é o curso de Marketing?

O curso de Marketing também é de nível tecnólogo, com uma duração de dois anos em média e também voltado à prática da profissão. É um dos 13 cursos do eixo tecnológico de Gestão e Negócios, divulgado pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o MEC, as principais atividades do profissional formado em Marketing são: coordenar equipes de marketing, assessorar dirigentes de marketing, gerenciar produtos de marketing, serviços e marcas e planejar, executar e avaliar pesquisas e estratégias de mercado.

Ao se formar, os principais cargos abertos para esse profissional no mercado de trabalho são “analista de Marketing” e “administrador de Marketing”.

Como é o mercado de trabalho para as áreas da Publicidade e Propaganda?

O mercado de trabalho da Publicidade e Propaganda é bastante amplo, mas é também muito competitivo e segue em expansão para diversas possibilidades. Principalmente, atuação em agências de publicidade e marketing e empresas que trabalham para realizar esse tipo de comunicação com o público.

Onde estudar esses cursos?

Se você está buscando conhecer mais sobre a Publicidade e Propaganda, também pode estar pensando em fazer uma faculdade na área.

Para te ajudar, selecionamos algumas universidades que contam com os cursos que oferecem as diferenças formações para os profissionais da Publicidade e Propaganda e do Marketing.

Confira a lista:

As faculdades acima são reconhecidas pelo MEC e também oferecem bolsas de estudo para os estudantes interessados em ingressar em algum curso.

Veja mais: O que se estuda em Publicidade?

Se interessou ainda mais pela Publicidade e Propaganda? Conte para a gente o que achou nos comentários abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin