Como escrever o primeiro currículo? Saiba mais

Aprenda a escrever o primeiro currículo com a quantidade certa de informações e um modelo simples e eficaz!

CV, O Curriculum Vitae

O Curriculum Vitae, popularmente conhecido como currículo ou CV, serve como uma ponte entre a pessoa que procura emprego, o candidato, e a fonte empregatícia, a empresa. Nele devem estar contidas todas as aptidões, competências e experiências que o candidato selecionado possui para assumir a vaga disponível. É pelo currículo que o primeiro perfil do candidato será traçado.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O currículo deve ser atraente o suficiente para os examinadores ou recrutadores selecionarem aquele candidato. Um dos critérios importantes é a experiência profissional. Mas como fazer para se adquirir experiência se estamos falando do primeiro emprego?

É importante ressaltar que a experiência profissional de uma pessoa não é o fator mais importante de um currículo quando se trata de procurar o primeiro emprego. O candidato que teve uma vida acadêmica dinâmica pode ter boas chances nessa hora. É interessante ressaltar também que um dos quesitos fortemente avaliados é o potencial do candidato. Desta forma, instituições de ensino bem conceituadas, participações em eventos, dominar línguas estrangeiras e proatividade demonstram que o candidato possui um perfil diferenciado.

A experiência acadêmica, a participação em projetos científicos e atividades de voluntariado enriquecem e contam pontos para a seleção do candidato. As qualificações técnicas são outros fatores de grande importância.  Nesse quesito, seja objetivo e não perca o foco. Coloque apenas as qualificações que sejam relevantes para a vaga que deseja concorrer.

➡️ Está procurando emprego? Veja alguns modelos de currículos gratuitos para baixar e preencher!

Mas afinal, como fazer um currículo para o primeiro emprego?

Para cada vaga concorrida é necessário fazer um currículo diferente. As qualificações exigidas variam e algumas são apenas para determinadas vagas.

De uma forma geral, o ideal é imprimir seu CV em um papel de tamanho A4. As informações devem estar todas alinhadas à esquerda, com letra do tipo Verdana ou Arial. Evite colocar cores fortes e imagens em seu currículo.

Leia mais: Saiba como fazer um currículo para estágio

+ Primeiro emprego: como fazer um currículo de recém-formado?

Veja o que colocar no currículo para primeiro emprego:

Cabeçalho

No topo da folha, ou cabeçalho , inclua seus dados de contato. Para começar, coloque seu nome completo em destaque. Inicie seu currículo com seu nome, e não com título. Em seguida coloque:

  • Telefone para contato
  • E-mail

Vale lembrar que não é preciso colocar o número do CPF ou de outros documentos, nem os nomes dos pais.

Objetivo Profissional

Defina sua área de interesse e o seu objetivo profissional, ou seja, suas aspirações relacionadas à carreira, que você quer ser e fazer profissionalmente. O objetivo é uma das primeiras coisas que o recrutador irá ler, então ele deve estar direcionada à vaga disponível, assim como todo o currículo. Seja direto e não coloque muitos objetivos diferentes no mesmo currículo.

Confira: Como fazer um currículo de jovem aprendiz?

+ Currículo Lattes: veja o que é e como fazer um

Habilidades e competências técnicas

Faça a lista de todas as habilidades que possui e que poderão ser úteis na vaga pretendida. Essas habilidades podem ser todas as formas de conhecimento adquirido, inclusive as fora de trabalho.

Experiência profissional

Caso você já tenha feito estágio, ou já tenha estado em algum outro emprego, relate por data, começando com a experiência mais recente. Coloque o nome das empresas, os cargos que exerceu e descreva as atribuições das atividades exercidas. Coloque a data de entrada e saída dos empregos, sem citar o motivo da saída. Caso o recrutador queria saber mais, essa pergunta será feita na entrevista.

Caso você ainda não tenha tido alguma experiência profissional, coloque experiência acadêmicas, projetos interessantes dos quais participou na faculdade e experiências de trabalho voluntário, por exemplo.

Formação escolar ou acadêmica

Esta também deve ser listada da mais recente para a mais antiga. Informe o grau de escolaridade, se está cursando ou não, se fez o grau completo ou incompleto. Não é necessário mencionar os nomes das instituições que você cursou o ensino Fundamental e Médio. Entretanto, é preciso colocar o nome da faculdade na qual você cursou ou está cursando a formação superior.

Veja também: Veja como fazer um Curriculum Vitae

+ 5 erros mais comuns em um currículo

Cursos

Forneça informações dos cursos extracurriculares que você já tenha feito, como outra língua, informática, cursos livres, cursos de extensão. Coloque o nome da instituição, a carga horária do curso e o ano de conclusão. Não precisa anexar diplomas e certificados.

Outras informações

Você pode citar neste item as informações que são pertinentes ao cargo, tais como trabalhos voluntários, práticas esportivas e outros. Se estas informações não tiverem relação com a vaga pretendida, não inclua.

Ainda em dúvida em como montar o currículo de forma eficiente? Acesse nosso artigo “Aprenda a Escrever um Currículo de forma Eficiente” e veja o modelo de currículo disponível para download.

Dica extra para melhorar seu currículo!

Uma formação superior é um fator de grande destaque em qualquer currículo e, consequentemente, algo que aumenta as suas chances de ser chamado para a vaga. Sabendo disso, se você ainda não fez faculdade, porque não começar uma agora? Na Quero Bolsa, a maior plataforma de bolsas da América Latina, você encontra bolsas de estudo de até 80% em mais de 1100 instituições de ensino superior.

Confira abaixo algumas das faculdades parceiras que possuem uma boa qualidade de ensino e são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC):

As dicas ajudaram? Você conseguiu escrever o seu primeiro currículo? Deixe um comentário!

Confira também: Cursos online: como usá-los para melhorar o currículo?

+ Como organizar as experiências profissionais no currículo?

+ Como fazer um currículo para vagas de estágio?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin