Marketing Digital

Confira agora mesmo como funciona o curso para se tornar um profissional de Marketing Digital

Se você é uma pessoa criativa e com ótimas habilidades de comunicação, talvez o curso de Marketing Digital seja uma boa opção para você. Afinal, a cada ano que passa, o marketing vai se reinventando e sua relevância vai aumentando dentro das empresas e organizações – e novas áreas vão surgindo, como a do Marketing Digital, que está cada vez mais em alta.

Veja também: Encontre bolsas de estudo de até 80%

Essencial para marcas e empresas que precisam se posicionar digitalmente e ter relevância no universo online, o profissional do Marketing Digital é o especialista que se encarrega de trazer dinamismo, ideias, conhecimentos técnicos e visão estratégica a um plano de comunicação digital. 

Não à toa, o curso de Marketing Digital explodiu em alta nos últimos anos, e novas opções surgiram para estudantes que querem seguir essa trajetória, que agora podem até encontrar graduações de Marketing Digital em diversas faculdades e em diferentes modalidades de ensino.

Leia também: Descubra quais os 10 cursos mais procurados

Separamos então tudo o que você precisa saber sobre o curso de Marketing Digital, desde as matérias presentes na grade curricular até como está a área de atuação para profissionais dessa área e as melhores faculdades para você começar a estudar. Vamos lá?

Como funciona o curso de Marketing Digital?

A graduação em Marketing Digital geralmente é oferecida no formato tecnólogo e tem duração média de 2 anos (ou quatro semestres). Este curso prepara estudantes para se tornarem profissionais versáteis na área do Marketing Digital, com boa comunicação e habilidades variadas dentro do digital, que engloba desde as mídias sociais até temas mais voltados para publicidade e propaganda.

O curso de Marketing Digital tem como principal objetivo oferecer conhecimentos e habilidades para que o profissional esteja capacitado a utilizar a internet em processos de vendas empresariais, com o intuito de aumentar a competitividade da organização no mercado de trabalho. O curso estimula ainda o desenvolvimento de competências para que o profissional possa estar apto a realizar discussões em grupos e utilizar as diversas ferramentas que a internet disponibiliza.

Se ajustando aos formatos tecnológicos que esta área exige, o curso tecnólogo de Marketing Digital proporciona aos alunos uma experiência inovadora e mais voltada às vivências e desafios exigidos no mercado de trabalho atual. Assim, a aprendizagem é muito mais prática e utiliza de ferramentas essenciais exigidas dentro da área.

Essa é a área de estudo mais indicada a profissionais que desejam atualizar seus conhecimentos sobre as mídias online para a criação de campanhas de sucesso com o intuito de auxiliar as empresas onde atuam. Durante o curso, os alunos aprendem a executar e planejar campanhas de marketing na internet, em sites, em blogs e em redes sociais.

Geralmente, os professores desta área tem atuação direta no mercado de trabalho, reconhecimento na área e detém conhecimentos diversos sobre social media, marketing de conteúdo, estratégias publicitárias, comunicação digital, analytics e estratégias de dados, e-mail marketing e muito mais.

Além disso, é possível cursar Marketing Digital em diversas modalidades de ensino hoje no Brasil, desde cursos presenciais e semipresenciais até EAD, portanto é fácil encontrar um formato e instituição de ensino que atenda às suas necessidades.

Qual é a grade curricular do curso de Marketing Digital?

As disciplinas exigidas dentro de um curso de Marketing Digital variam de acordo com cada faculdade. Para saber com precisão quais são as matérias lecionadas em cada instituição de ensino, consulte mais de perto essas informações diretamente na faculdade que você desejar cursar. 

No entanto, com base na grade curricular dos cursos de Marketing Digital do Centro Educacional Anhanguera e da Cruzeiro do Sul Virtual (a distância), listamos abaixo algumas das principais disciplinas encontradas em cursos deste tipo:

  • Ações De Engajamento Do Consumidor
  • Ambientação Digital
  • Análise E Tendência De Mercado
  • Branded Content
  • CRM – Gestão Do Relacionamento Com O Cliente
  • Digital Branding
  • Design Thinking
  • Empreendedorismo Digital
  • Gestão Mercadológica Na Era Digital
  • Gestão de Marketing
  • Marketing de Serviços
  • Merchandising
  • Mídia Online
  • Mídia Paga
  • Monitoramento e Métricas Digitais
  • Planejamento Estratégico Digital
  • Projetos Para Marketing Digital
  • SEO E Redação Para Web

Qual a diferença entre Marketing e Marketing Digital?

O marketing está relacionado aos conhecimentos que auxiliam o profissional na venda de serviços e produtos, fazendo o aproveitamento das oportunidades que o mercado oferece. Já o Marketing Digital é uma área dentro do marketing, que tem como principal função utilizar as técnicas de marketing para divulgar produtos e serviços através da internet e das mídias digitais.

De um modo geral, o profissional do marketing digital e o do marketing possuem funções parecidas e, muitas vezes, eles exercem as mesmas funções apesar de ambos os profissionais possuírem formações diferenciadas,especialmente no mercado de trabalho atual onde a presença do digital é muito ampla.

Como está o mercado de trabalho para profissionais da área do Marketing Digital?

O profissional de Marketing Digital hoje em dia possui um amplo campo de atuação e muitas possibilidades de emprego diferentes. Ele pode trabalhar em qualquer tipo de organização, desde grandes empresas até órgãos públicos e institutos de pesquisa. Pode prestar assessoria a diversas organizações, consegue promover marcas em mídias sociais e propor estratégias de posicionamento digital para pequenas e grandes empresas. 

Além disso, também consegue atuar como pesquisador de mercado ou analista de dados, sendo o responsável por interpretar métricas de campanha ou comunicações digitais de amplo alcance. 

Aliás, a grande diferença entre o profissional do Marketing e o profissional do Marketing Digital está justamente no campo de atuação: o aluno formado no curso de Marketing Digital acaba tendo um leque muito maior de opções dentro do das mídias digitais, afinal a internet é um universo vasto e que muitas empresas precisam se fazer presentes.

Dessa forma, o mercado de trabalho para quem faz o curso de Marketing Digital vem se ampliando significativamente, e muitas empresas têm buscado por profissionais da área. 

Em quais áreas atua um profissional de Marketing Digital? 

O profissional de Marketing Digital pode atuar dentro de agências de comunicação ou publicidade, e dentro de empresas de pequeno, médio ou grande porte dentro do departamento de marketing. Como mencionamos acima, é uma área que abrange áreas de alta empregabilidade, e se destrincha em diversas especialidades como: 

  • Análise de Dados
  • Tráfego Pago
  • Growth Hacking
  • Mídias Sociais
  • Marketing de Conteúdo 
  • Inbound Marketing
  • CRM e E-mail Marketing 
  • SEO e SEM
  • E-commerce
  • Brand Design

Confira também: Descubra o que faz um profissional do Marketing Digital

Onde estudar?

Se você está decidido a cursar Marketing Digital, saiba que existem diversas opções de instituições de ensino que oferecem este curso – desde cursos mais rápidos até graduações completas, tanto no formato presencial como EAD.

No entanto, certifique-se de escolher uma faculdade que atenda às suas necessidades e ofereça possibilidades no turno que você prefere estudar e em local próximo a você. Além disso, prefira instituições de ensino de renome e que contam com o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Para facilitar sua vida, separamos algumas abaixo:

E você, está pensando em fazer o curso de Marketing Digital? Conta para a gente nos comentários em qual faculdade você gostaria de estudar!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin