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Descubra o que faz um promotor de vendas

Você já ouviu falar nessa profissão mas ainda não sabe o que faz um promotor de vendas? Muito já esbarraram com esse profissional, mas não sabem disso! Se está interessado em entender como é a rotina nessa carreira, vamos explicar o que ele faz, como esse profissional trabalha e como é a sua remuneração.

Além disso, se estiver buscando se tornar um promotor de vendas, vamos deixar aqui alguns dos primeiros passos para se tornar um profissional e dicas para se preparar para uma melhor colocação no mercado de trabalho. Confira!

Qual é a função de um promotor de vendas?

O promotor de vendas é o profissional responsável por promover um produto de uma empresa para atrair e buscar clientes e novos consumidores interessados nesse produto.

Para isso, esse profissional deve encontrar maneiras de chamar a atenção para esse produto, com estratégias que aumentem o alcance e interesse das pessoas pelo serviço oferecido. Seus objetivos são sempre traçados para alavancar as vendas e potencializar os lucros da marca.

Veja algumas das principais funções do promotor de vendas:

  • Atendimento e solução de dúvidas sobre o produto;
  • Divulgação de uma marca ou produto;
  • Estocagem e reposição de produtos;
  • Vendas e negociações dos produtos.

Qual é o salário de um promotor de vendas?

O salário de um promotor de vendas é, em média, R$ 1.438,80 ao mês, de acordo com levantamento do Salario.com.br. O site usou em consideração as 173.358 remunerações mensais registradas no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para a carreira em 2020.

Ainda segundo esse levantamento, o promotor de vendas pode receber até R$ 2.882,50 por mês, teto salarial para esses profissionais com carteira assinada no regime CLT no Brasil.

O que fazer para se tornar um promotor de vendas?

Para se tornar um promotor de vendas, a pessoa deve ter algumas características que podem ser fundamentais para o desempenho durante a carreira. Organização é um fator necessário para esse cargo.

Saber aproveitar as tecnologias para entender e atender as necessidades do mercado também é fundamental. Conhecer os principais conceitos do marketing é uma das formas que esse profissional possui para realizar sua atividade com qualidade.

Por isso, uma graduação em Marketing pode ser um dos maiores diferenciais para transformar uma pessoa em um promotor de vendas de sucesso. Apesar da carreira não exigir um diploma, o curso de nível superior pode ser uma forma de destacar uma pessoa das demais em um mercado tão amplo como é o dessa profissão.

O curso de Marketing

Para se tornar um promotor de vendas preparado para os desafios da carreira e com conhecimentos técnicos e práticos, uma das melhores maneiras é realizar um curso superior de Marketing.

Quem procura essa graduação em universidades brasileiras se depara com duas modalidades de curso: o bacharelado e o tecnológico. Os dois possuem foco na formação de profissionais de nível superior da área para ingressar no mercado de trabalho, mas contam com algumas características que diferenciam um para o outro. Basicamente, as duas formam estudantes capacitados, mas com grades curriculares que variam.

O curso de bacharelado em Marketing é um curso mais amplo, que divide sua carga horária em disciplinas do conhecimento teórico e do conhecimento prático, além de ter também disciplinas que não possuem um foco específico na área do Marketing mas podem ter embasamento teórico, como Economia, Sociologia e Psicologia.

O aluno do bacharelado leva em média quatro anos para se formar. A depender da universidade que oferece o curso, ele pode ter diferentes denominações, como Comunicação e Marketing, Propaganda e Marketing ou até Publicidade e Propaganda.

Já o curso tecnológico em Marketing é mais específico e focado para preparar o profissional tecnólogo para ingresso imediato no mercado de trabalho. Essa modalidade tem a predominância de disciplinas de caráter prático na grade curricular. Por ter uma formação mais direta, o curso tecnológico é mais rápido, com duração média de dois anos.

Os cursos de Marketing podem ser oferecidos em modalidade presencial, semipresencial e a distância (EaD). Universidades brasileiras também oferecem cursos de pós-graduação em Marketing.

Onde estudar Marketing?

No Brasil, existem muitas universidades que oferecem o curso de Marketing. Das mais de 400 instituições de ensino superior que contam com esse curso, a maioria forma profissionais tecnólogos em Marketing.

Na hora de escolher uma faculdade, é preciso ter atenção na pesquisa, uma vez que apenas universidades credenciadas junto ao Ministério da Educação (MEC) podem emitir diplomas válidos para o mercado de trabalho. Abaixo, está a lista de algumas das instituições autorizadas:

Todas as faculdades acima oferecem bolsas de estudo para o curso de Marketing e podem ser acessadas por programas do governo, como Fies e Prouni.

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