5 profissões para quem adora editar vídeos

Se você tem interesse ou habilidade na edição de vídeos, saiba que existem oportunidades profissionais para a área. Conheça 5 profissões para quem adora editar vídeos!

editor de vídeo

Não faz muito tempo que a edição de vídeo deixou de ser algo restrito ao cinema e passou a ser acessível ao público geral. Foi graças à popularidade de plataformas como o YouTube que muita gente descobriu a paixão por editar. Mas saiba que esse gosto pode ser uma oportunidade de trabalho: conheça 5 profissões para quem adora editar vídeos.

Por vezes, a habilidade de edição começa por acaso. Com programas cada vez mais simples e intuitivos de utilizar, como acontece com editores de vídeo como o Filmora X, os usuários conseguem evoluir gradualmente a capacidade criativa e de edição, mesmo quando não possuem conhecimento prévio.

Assim, o que era apenas uma atividade para passar o tempo ou para projetos escolares, ganha a possibilidade de se transformar em profissão. Veja as oportunidades para quem gosta de editar vídeos!

YouTuber

Ser um YouTuber reconhecido é o sonho de muita gente ao redor do mundo. O mercado de influência digital, hoje, é um dos mais lucrativos, tendo nos YouTubers figuras capazes de mobilizar milhares de pessoas.

Essa é uma das profissões para quem adora editar vídeos porque, no começo, costuma ser o YouTuber que faz as edições. Posteriormente, com o sucesso, é comum terceirizar a tarefa, mas ainda revisar os vídeos antes de liberá-los na internet.

Quem tem interesse em se dedicar à função pode contar com guias online completos. No próprio YouTube é possível encontrar desde dicas de como definir o tema do canal até o passo a passo de edições mais sofisticadas.

Editor de filmes

Outra possibilidade profissional que quem adora editar vídeos é a edição de filmes. Nesse caso, além de produções cinematográficas, existem outras categorias que um editor pode trabalhar.

Um editor de filmes ou vídeos consegue buscar vagas na área televisiva, realizando a edição de reportagens ou de novelas. Há também o trabalho no setor de eventos, com a edição de vídeos de casamentos, festas ou vídeos institucionais.

Além disso, com o crescimento de redes sociais como Instagram e Tik Tok, o editor de filmes pode focar seus esforços para a finalização de conteúdo de influenciadores.

Editor de vinhetas animadas

Você já deve ter reparado que muitos vídeos, sejam eles para o YouTube, televisão ou filmes, contam com vinhetas animadas. São elas que preparam o espectador para o início de um quadro específico.

Essas vinhetas precisam ser criadas por alguém e, um dos profissionais que pode se especializar nessa arte é o editor de vídeos. Essa profissão é ideal para aqueles que, além da edição tradicional, tem interesse pela animação gráfica.

Ainda que alguns programas, como o Filmora X, tenham um banco de vinhetas prontas, um editor de vídeo tem a capacidade técnica para deixar o projeto final da vinheta ainda mais sofisticado.

Efeitos especiais

Se você assistiu filmes de heróis, como os longas do universo Marvel, certamente percebeu o quanto os efeitos especiais estão presentes na edição. Fotos de antes e depois dos efeitos no filme Vingadores Ultimato, por exemplo, comprovam o quanto o longa ganhou ao contar com essa etapa da pós-produção.

O profissional de efeitos especiais faz a união da edição de vídeo com a animação, combinando diferentes habilidades. 

Quem entende de efeitos especiais pode trabalhar tanto na pós-produção de filmes quanto na edição de clipes musicais, vídeos empresariais, comerciais para diferentes plataformas, entre outros.

Colorista

Por fim, outra opção entre as profissões para quem adora editar vídeos é Colorista. Esse profissional é responsável por ajustar as tonalidades das cores de um filme, uma vez que mais de uma câmera pode ser usada para a captação e, cada uma delas, ter configurações de cores específicas.

Ao ajustar as cores, o Colorista também pode criar determinada sensação no espectador. Por exemplo, filmes em tons de laranja e amarelo costumam passar a impressão de aconchego, enquanto filtros azuis são associados ao distanciamento e frieza.

O Colorista pode trabalhar na edição de filmes, de comerciais, de projetos audiovisuais menores (como curtas-metragens), entre outros projetos.

Mercado do futuro

Quando falamos em edição de vídeo, existe uma grande gama de oportunidades profissionais envolvida. Com as mudanças no mercado e a alta demanda por esse tipo de produto, é fácil entender por que a edição de vídeo está entre as profissões do futuro.

De acordo com a pesquisa 18ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2017-2021, realizada pela a consultoria PWC, somente no Brasil o faturamento do setor de mídia e entretenimento deve chegar a US$ 43,7 bilhões em 2021.

Isso mostra o quando esse mercado é lucrativo e tem uma tendência considerável de crescimento. Por isso, se você adora editar vídeos, deve considerar as profissões listadas anteriormente. Afinal, tem coisa melhor do que trabalhar com o que se ama e ainda lucrar com isso?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!