Teste de personalidade MBTI: o que é e como fazer

Se você estava navegando pelas redes sociais ou conversando com amigos e de repente viu que as pessoas começaram a falar “eu sou INFP”, ou “Ah! Eu sou ISFJ!”, e ficou sem entender nada, saiba que você não está sozinho.

Essas siglas que, aparentemente, não fazem nenhum sentido assim isoladas estão em alta na internet por ajudarem muita gente a compreender melhor sua personalidade. E acredite: estão sendo usadas em processos seletivos. Será que isso é o certo?

Mas essas siglas e o teste MBTI não são novidade e já existem há muitos anos.

Você pode se perguntar: por que eu nunca ouvi falar disso antes então? Pois a internet facilitou a forma de fazer esse teste, com sistemas não-oficiais que “calculam” qual é a sua personalidade com base em uma série de perguntas.

Quer saber como fazer o teste das 16 personalidades, descobrir qual é o seu MBTI e conhecer outras curiosidades sobre o assunto? Acompanhe os tópicos a seguir conosco.

O que é o teste de MBTI?

“MBTI” é a sigla em inglês para Myers-Briggs Type Indicator, uma marca registrada da The Myers-Briggs Company. A tradução para o português pode ser “tipologia de Myers-Briggs”, “indicador tipológico” ou “classificação tipológica de Myers-Briggs”.

O teste se apresenta como uma longa avaliação capaz de construir uma compreensão dos pontos fortes e também dos pontos cegos de cada personalidade humana, mostrando que as pessoas são diferentes umas das outras. É indicado para indivíduos e grupos enfrentando desafios de comunicação, conflitos, mudanças, tomada de decisões, liderança ou mudança de carreira.

O questionário foi atualizado ao longo das décadas e quando aplicado irá verificar quais atitudes você tomaria diante de uma situação ou como se sente em certas ocasiões.

História do MBTI

O MBTI é um teste questionário criado pela norte-americana Katharine Briggs (1875-1968) e sua filha Isabel Briggs Myers (1897-1980) com base nas teorias de um dos principais teóricos da Psicologia, Carl Gustav Jung (1875-1961). O livro “Tipos Psicológicos” foi publicado originalmente em alemão em 1921.

este de personalidade MBTI: o que é e como fazer - Guia da Carreira

Segundo a instituição, o MBTI foi criado em 1943 e atualizado em 1962. Atualmente ele já está disponível em 28 línguas e já foi usado oficialmente em 115 países. A companhia afirma que 88% das companhias da lista “Fortune 500” (empresas mais valiosas dos EUA) utilizam o MBTI.

O teste de MBTI pode ser usado para processos seletivos?

A companhia dona do MBTI não recomenda a utilização do teste para seleção de candidatos a empregos. Segundo a Myers-Briggs este uso do MBTI é antiético e jamais deve ser exigido que as pessoas façam a avaliação para conseguir uma vaga de emprego. 

Nem mesmo o uso para processos de recolocação interna é indicado. O teste de personalidade deve ser usado apenas para desenvolvimento pessoal e coletivo.

Leia também: Entrevista de emprego: como falar de si mesmo? 

A empresa elencou algumas razões pela qual o teste não deve ser usado em processos seletivos:

  • Não há “indicador de mentiras” no teste para checar honestidade das respostas.
  • Os candidatos podem responder os questionários de acordo com os requisitos de  “perfil ideal” uma vaga.
  • A avaliação não indica pontos “bons” ou “ruins” das pessoas e sim as preferências das personalidades.
  • Não há estudos que comprovem ou avaliem a eficiência do MBTI para fins de contratação ou que prevejam o desempenho das pessoas no trabalho conforme a sua personalidade.

O importante a se entender é que os tipos de personalidades definidos no teste não indicam que uma pessoa é melhor que a outra. Essa delimitação é apenas uma forma de buscar autoconhecimento e trabalhar melhor com seu jeito de ser.

Quais são as 16 personalidades do teste MBTI?

Para dividir os tipos de personalidades, o teste utiliza a ideia de quatro pares opostos de maneiras de pensar e agir. Eles são chamados de dicotomias e são as “letras” que vemos nestas siglas. As dicotomias são apresentadas da seguinte forma:

  • Extroversão (E) x Introversão (I)
  • Sensorial (S) x Intuição (N)
  • Razão (T) x Sentimento (F)
  • Julgamento (J) x Percepção (P)

Os 16 tipos de personalidades derivadas dessas dicotomias classificados no teste de MBTI são:

  • INTP – Lógico
  • INTJ – Arquiteto
  • ENTJ – Comandante
  • ENTP – Inovador
  • INFJ – Advogado
  • INFP – Mediador
  • ENFJ – Protagonista
  • ENFP – Ativista
  • ISTJ – Logístico
  • ISFJ – Defensor
  • ESTJ – Executivo
  • ESFJ – Cônsul
  • ISTP – Virtuoso
  • ISFP – Aventureiro
  • ESTP – Empresário
  • ESFP – Animado

Saiba mais em detalhes: Entenda melhor cada tipo de personalidade

Qual o tipo de personalidade mais raro?

Não existe um dado global ou brasileiro sobre qual personalidade é mais comum. Uma pesquisa feita nos EUA indica que o tipo mais incomum por lá seria o INFJ (1,5%), enquanto o mais comum seria o ISFJ (13,8%).

Qual o melhor teste de MBTI?

A companhia dona do MBTI não autoriza seu uso, aplicação e análise por qualquer pessoa ou site. Os profissionais interessados em oferecer orientação vocacional devem ser certificados pela instituição.

Segundo uma reportagem da Superinteressante, o teste oficial custa US$ 50 (cinquenta dólares). No Brasil, apenas a consultoria Fellipelli é autorizada desde 1996 a traduzir e certificar pessoas para aplicarem o MBTI. A psicóloga Adriana Fellipelli explicou para a revista que foi feita toda uma validação para verificar se o teste se aplicava para as características brasileiras e que não é preciso ser psicólogo para obter essa certificação.

Como fazer o teste MBTI de graça

Uma das opções para fazer o teste de MBTI “de graça” é conseguir convencer a sua empresa a contratar uma consultoria autorizada para aplicá-lo com toda a equipe como ferramenta de desenvolvimento coletivo.

Há também um site muito famoso chamado “16Personalities”. Ele não cita o MBTI em qualquer momento, somente as personalidades, para evitar processos por direitos autorais. 

O teste também não é exatamente o mesmo certificado pela empresa dona da marca, mas pode servir para quem deseja testar rapidamente qual é a sua personalidade e conferir curiosidades como famosos que teriam a mesma personalidade que você e pontos fracos e fortes de cada classificação.

O melhor caminho para conseguir um bom emprego

Conhecer seus pontos fortes e fracos é algo muito importante na hora de tomar decisões e saber o que é melhor para si mesmo. Uma pessoa confiante e que sabe por onde ir já ganha pontos em qualquer entrevista de emprego por sua determinação e vontade.

Aliado a isso, outro fator fundamental é ter uma formação sólida na sua área de trabalho. Um diploma de ensino superior abre portas para salários mais altos e oportunidades além das comuns. Que tal dar esse passo para um futuro melhor?

Para te ajudar nessa jornada, separamos na lista abaixo algumas faculdades com qualidade atestada pelo MEC (Ministério da Educação) e com cursos em todas as áreas do conhecimento. Todas elas possuem programas de bolsas, descontos e convênios exclusivos e possibilidade de usar a nota do Enem para bolsas no Prouni e no Fies.

Confira também: Teste Rápido de Personalidade com 15 perguntas

E, aí? Você já fez o teste MBTI e sabe qual é o seu tipo de personalidade? O que achou? Conte aqui pra gente nos comentários!

*MBTI, Myers-Briggs Type Indicator, Myers-Briggs, e o logo MBTI são marcas registradas do MBTI Trust, Inc. nos EUA e em outros países.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin