Conheça as melhores opções de teste vocacional online

Conheça algumas ferramentas que vão ajudar você a entender sua vocação e trilhar o caminho certo para o sucesso!

Escolher uma carreira é uma decisão que exige muita paciência, muita pesquisa e, principalmente, muito autoconhecimento. É um dos momentos mais importantes das nossas vidas ? afinal, não é todo mundo que já nasce sabendo qual profissão quer seguir.

Os testes vocacionais estão aí para nos ajudar nesse processo tão complicado. Por meio de uma série de perguntas e respostas, é possível detectar os caminhos para a profissão que mais combina com a gente.

E o melhor de tudo é que eles estão disponíveis aos montes, gratuitamente, pela internet.

Quer saber mais? Dê uma olhada na seleção que criamos com alguns dos testes mais legais para você fazer agora mesmo!

Teste vocacional do Guia da Carreira

Fazendo as honras da casa, temos nosso teste vocacional online e gratuito. Trata-se de um conjunto de questões elaborado pela orientadora profissional Thais Helena Lima com base em sua experiência na área e também nos conceitos da Teoria das Escolhas Vocacionais, do pesquisador John Holland.

O teste é composto de 15 perguntas que exigem reflexão e sinceridade. Os resultados aparecem imediatamente, ao término das questões.

Faça o teste vocacional do Guia da Carreira

Teste vocacional do Mundo Vestibular

O teste do Mundo Vestibular é rápido de fazer, tem 17 questões que dá para responder de uma só vez em poucos minutos.

Traz perguntas bem divertidas sobre férias, dinheiro, amigos e personalidades que, no fundo, têm a função de traçar o perfil psicológico dos participantes.

Na sequência, vem a lista dos cursos mais indicados. Vale a pena.

Faça o teste vocacional do Mundo Vestibular

Teste vocacional do G1

Esse é um teste extenso, que requer atenção redobrada.

É composto de 30 questões nas quais os participantes respondem por aproximação, numa escala de 0 a 10 ? sendo que o 0 significa ?discordo totalmente? e o 10, ?concordo totalmente?.

Os resultados são bem completos e analisam sua inclinação para seguir profissões ligadas a dados, pessoas/animais e coisas.

Faça o teste vocacional do G1

Teste vocacional do Quero Bolsa

Por meio de uma série de perguntas por aproximação, similares às do G1, o teste do Quero Bolsa tem um diferencial interessante: ele analisa seus diferentes tipos de inteligência (espacial, corporal, lógico-matemática, musical, interpessoal, linguística, naturalista, etc.) e, por meio disso, dispõe de uma lista de cursos compatíveis com os resultados.

O teste foi criado com base na Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner.

Faça o teste vocacional do Quero Bolsa

Teste vocacional de Carlos Martins

O consultor de Marketing Carlos Martins disponibilizou em seu site um teste vocacional inspirado nas teorias de John Holland, o mesmo autor em que está baseado o teste do Guia da Carreira.

Só que aqui a coisa é bem mais extensa. Os participantes têm de responder a mais de 140 questões! Ou seja: reserve um bom tempo para fazer esse teste.

Faça o teste vocacional de Carlos Martins

Teste do testevocacional.org

O site testevocacional.org também traz um teste vocacional bem interessante, composto de 21 perguntas ligadas à parte comportamental.

Para fazer basta informar o nome e a idade. Os resultados apresentam um breve perfil psicológico e as profissões nas quais o participante vai se dar bem.

Faça o teste vocacional do testevocacional.org

Teste vocacional para Medicina

O site Widoctor tem um teste vocacional destinado a quem quer cursar Medicina, mas não consegue identificar quais são as especialidades mais adequadas.

As especialidades são, por exemplo, Pediatria, Ginecologia, Medicina Nuclear, Infectologia, Cardiologia, etc.

É um teste extenso, que vai exigir um tempinho extra para responder.

A primeira parte conta com 17 perguntas, nas quais é preciso atribuir uma nota de 0 a 10 (o participante tem de digitar a nota). Depois vem uma análise de coerência e, na sequência, a ferramenta mostra as habilidades mais indicadas para cada um.

Faça o teste vocacional do Widoctor

Dicas para extrair o melhor dos testes vocacionais

Os testes vocacionais são uma ferramenta de referência que devem, sim, ser levados a sério.

Por isso a gente preparou umas dicas para que você possa extrair o melhor deles e conduzir sua carreira da melhor forma.

  • As perguntas devem ser respondidas com extrema sinceridade, mesmo que você não ache a sua resposta a melhor coisa do mundo. Quando manipulamos o teste para obter o resultado que desejamos (e não o real), o resultado fica impreciso.
  • Concentre-se na pergunta, interprete o texto, não tenha pressa. Busque um local sossegado e longe de interferências. Lembre-se: é algo que pode mudar sua vida.
  • Faça vários testes diferentes, que utilizam metodologias distintas, para reforçar os resultados.
  • Se você não se convencer dos resultados, vale apelar para ajuda profissional. Nesse caso, é preciso recorrer a um psicólogo, que vai fazer um estudo mais aprofundado e personalizado de suas habilidades e determinar quais são as áreas mais interessantes para você. O serviço é pago.
  • Os testes vocacionais não servem apenas para quem está buscando começar uma carreira. Podem ser usados também por profissionais experientes que estão com planos de mudar de área.

Independentemente da carreira escolhida, vale lembrar que o mercado é concorrido e está sempre de olho nos melhores talentos.

Por isso, depois do teste vocacional, faça uma pesquisa por faculdades de qualidade onde você pode fazer seu curso de graduação ou sua pós.

A gente tem aqui umas boas sugestões de faculdades presenciais e a distância com cursos bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC).

Conheça:

Veja também:

Tenho Perfil para ser empreendedor?

E aí, vai fazer qual teste vocacional? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!