dcsimg

Descubra como conseguir uma bolsa de estudos para Psicologia

Decidiu cursar Psicologia, mas não consegue encontrar uma opção que possa caber no seu orçamento? Então continue lendo e descubra opções de bolsas e descontos!

Existem várias opções de bolsas disponíveis, indo desde programas federais do governo até vagas pela internet. Vamos apresentar algumas das mais comuns e certamente uma delas vai se encaixar no seu perfil.

A oferta de bolsa de estudos para Psicologia é bem alta, já que este é um dos cursos mais procurados todos os anos. Estamos falando de quase 200 mil matrículas anuais!

Então nada mais justo do que encontrar as mais diversas opções de bolsa, não é mesmo?

Bolsa de estudos em Psicologia pelo ProUni

Um dos programas mais conhecidos pelos estudantes, o Programa Universidade para Todos (ProUni) é um ótimo caminho para conseguir uma bolsa e ingressar em uma faculdade.

Criado em 2004, o programa oferece a oportunidade para estudantes de baixa renda iniciarem seus estudos em uma instituição privada de ensino.

Um dos requisitos para ser aprovado no programa é possuir uma renda familiar bruta de até três salários mínimos. Dependendo dessa renda, o candidato pode conseguir uma bolsa parcial (50%) ou integral (100%).

Outro ponto super importante é ter realizado o Enem recentemente, tendo atingido pontuação média de 450 em todas as matérias e nota maior que zero na redação.

Notas de corte para o ProUni

Apenas como parâmetro de consulta, de acordo com os dados dos últimos resultados das provas do Enem, a média da nota de corte para o curso de Psicologia tende a seguir os seguintes números:

  • Menor nota: 574 pontos
  • Maior nota: 735 pontos

Bolsas pela própria faculdade

Essa modalidade também é bastante conhecida e é realmente bem simples de entender.

O candidato realiza uma prova específica na faculdade que deseja se matricular, e as melhores classificações são premiadas com bolsas integrais e parciais. Ou seja, mais um motivo para se esforçar bastante na hora de estudar para o vestibular.

As políticas específicas mudam de acordo com cada instituição, mas em linhas gerais o importante é tirar um boa nota.

Outras opções para conseguir sua bolsa

Também existem algumas opções menos conhecidas pelo público em geral, mas que podem ser a oportunidade perfeita para você.

Iniciação científica

Após entrar na faculdade, você pode conseguir uma bolsa por meio de pesquisas acadêmicas. Várias são as faculdades que oferecem vagas aos participantes de seus núcleos de pesquisas.

E na graduação em Psicologia isso também é possível!

Empresas

Algumas organizações de médio e grande porte possuem políticas que visam incentivar que seus funcionários se qualifiquem por meio dos estudos.

Normalmente, essas bolsas estão ligadas à área de atuação ou fazem parte do plano de carreira da empresa. É possível conversar com o departamento de Recursos Humanos para saber mais sobre esse benefício.

ONGs

Se você dedicar algum tempo para fazer algumas pesquisas, pode encontrar ONGs que possuem convênio com instituições de ensino e disponibilizam bolsas de estudos para candidatos que atenderem a alguns requisitos determinados pela organização.

Onde estudar Psicologia

Agora que você já viu as melhores opções de bolsas de estudo para Psicologia, que tal aproveitar e conhecer também algumas ótimas faculdades para cursar essa graduação tão incrível?

Todas as opções sugeridas oferecem a oportunidade de seus alunos conseguirem bolsas de estudos diretamente com a instituição ou por meio da nota do Enem.

Além disso, elas contam com o reconhecimento e a autorização do MEC, ou seja, seu diploma será reconhecido em todo o território nacional!

Veja também:

Conheça a lista de faculdades reconhecidas pelo MEC

Como é o mercado de trabalho para Psicologia?

Já escolheu a faculdade onde você vai tentar sua bolsa de estudos em Psicologia? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin