dcsimg

Saiba como concluir o ensino médio por meio do Encceja

Veja como conseguir o certificado de conclusão com apenas uma prova!

Se você deseja terminar o ensino médio ou fundamental mas não tempo para frequentar todos os dias uma escola regular, o Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos (Encceja) é uma excelente alternativa!

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Encceja tem como principal objetivo fornecer o diploma do ensino fundamental ou médio para jovens e adultos.

Em 2009, o Encceja deixou de fornecer o certificado para o ensino médio. Essa responsabilidade passou a ser do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mas, em 2017, o MEC realizou mais uma mudança nesse processo, cancelando o Enem para certificar os estudantes no ensino médio e devolvendo essa atribuição ao Encceja.

A prova também tem como objetivo avaliar as competências, habilidades e saberes adquiridos pelos jovens na escola, na vida familiar, na convivência em sociedade, no trabalho, nos movimentos sociais e nas manifestações culturais.

O exame é aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os estudantes são avaliados de acordo com o diploma que desejam receber.

Quem pode se inscrever no Encceja?

Podem se inscrever no exame jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior.

A idade mínima para tentar o certificado de nível fundamental é de 15 anos; para o ensino médio, 18 anos.

Pessoas que estão privadas da liberdade e não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada também podem se inscrever no Encceja.

Segundo dados do MEC, foram registradas 1,5 milhão de pessoas inscritas no exame em 2017, mas apenas 600 mil compareceram para realizar a prova.

Vale ressaltar que a participação no Encceja é voluntária e gratuita.

Para participar, os candidatos precisam estar atentos ao período de inscrição da prova, que deve ser realizada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No ato da inscrição, o participante pode optar pelas matérias que deseja realizar a prova.

No entanto, para receber o seu certificado é necessário ter aprovação em todas as disciplinas.

Todos os candidatos que participaram do Encceja em anos anteriores e não obtiveram média para a aprovação em uma determinada área de conhecimento podem se inscrever novamente selecionando apenas a disciplina em que ficou pendente.

As provas do Encceja são realizadas em diversas cidades do País em datas determinadas pelo Ministério. Fique atento!

Qual o formato do Encceja?

As provas do Encceja contam com 120 questões divididas em 4 áreas, sendo 30 perguntas para cada uma delas.

Como já mencionamos, são aplicadas avaliações diferentes para os candidatos que precisam do certificado do ensino fundamental e os que desejam o diploma para o ensino médio. No entanto, essa opção deve ser feita no ato da inscrição.

As avaliações são estruturadas da seguinte forma:

Para o ensino fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o ensino médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Essas áreas de conhecimento foram estabelecidas seguindo a Base Nacional Comum Currricular (BNCC).

Além da prova objetiva, os participantes também são avaliados por uma redação com tema determinado e divulgado no dia do exame.

Como estudar para o Encceja?

Para auxiliar os candidatos que estão se preparando para o exame, o Inep disponibiliza em seu portal um material de apoio aos participantes e professores.

Esse conteúdo é composto por um volume de introdução, quatro de orientações aos professores e oito de orientações para o estudante (quatro para o ensino fundamental e quatro para o médio).

Qual a pontuação mínima para aprovação?

Para conseguir a certificação, o candidato precisa alcançar a pontuação mínima nas provas objetivas e de redação.

Esta pontuação mínima representa 100 pontos de 200 em cada disciplina, ou seja, um aproveitamento de 50% na prova objetiva.

Na redação também é exigida do estudante um rendimento de pelo menos 50%.

Quem que não atingir essa pontuação mínima poderá solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas do conhecimento em que obteve conceitos positivos em edições anteriores do exame.

Nesse caso, será necessário apresentar na unidade certificadora (Secretaria da Educação) a declaração de proficiência comprovando a aprovação em uma determinada disciplina.

Resultados do Encceja

Não fique ansioso para conferir o seu resultado do exame do Encceja, pois o Inep leva em média três meses para divulgá-lo.

Após a verificação de dados, o Instituto disponibiliza a avaliação de cada candidato na página online do exame. Para ter acesso, basta apresentar seu login e senha.

O mesmo procedimento acontece com quem realizou a prova no exterior.

Como ter acesso ao certificado?

O participante aprovado no Encceja deverá procurar a Secretaria da Educação ou o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia indicado no ato da sua inscrição para conseguir a Declaração Parcial de Proficiência ou o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.

Universidades com excelentes avaliações do MEC

Com o certificado de conclusão do ensino médio em mãos, chegou a hora de investir em uma graduação de ensino superior.

Para ajudar você a escolher a universidade ideal, separamos algumas instituições que oferecem cursos na modalidade presencial e a distância com excelentes avaliações do MEC. Confira:

Veja também:

Enem ou vestibular? Descubra qual a melhor opção para você

Principais bolsas de estudos oferecidas pelo governo e por instituições

Agora que você já sabe tudo sobre o Encceja, conte para a gente se vai realizar a prova para concluir o ensino médio. É só deixar um comentário abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin