dcsimg

Saiba quais são as datas de inscrições do ProUni 2020

Conheça mais sobre o Programa Universidade para Todos e fique por dentro dos prazos de inscrição!

2020 está chegando e, com o novo ano, também vem a possibilidade de realizar o sonho de cursar o ensino superior. 

Se você já está na corrida para ser o mais novo universitário da turma e aguarda, na expectativa, sua nota do Enem, confira também como se candidatar para uma bolsa do ProUni. 

Conheça o ProUni

O ProUni, ou Programa Universidade para Todos, foi criado pelo governo federal há mais de 10 anos para conceder bolsas de estudo parciais ou integrais a alunos do ensino médio, de baixa renda, que desejam cursar o ensino superior em uma instituição particular. Até hoje mais de 3 milhões de estudantes foram beneficiados com esse incentivo. 

No primeiro semestre de 2019 o ProUni distribuiu cerca de 117 mil bolsas integrais, de 100%, e 127 mil bolsas parciais, de 50%, totalizando mais de 240 mil bolsas por todo o país. O estado com mais alunos beneficiados foi São Paulo, seguido por Minas Gerais e Paraná. 

Quais as datas de inscrição do ProUni 2020? 

Anualmente, o ProUni tem duas aberturas de edital, uma no início do ano, normalmente entre os dias 22 e 31 de janeiro, outra no segundo semestre, normalmente na última semana de agosto, também entre os dias 22 e 31. 

Para 2020, as datas ainda não estão disponíveis, por isso, é sempre muito importante que o candidato fique atento ao site do ProUni para acompanhar quando ocorrem as seleções.

Como posso me inscrever na lista de espera no ProUni?

Se você não foi contemplado na primeira lista, não se preocupe: após a primeira seleção, ainda é possível concorrer a uma bolsa na segunda chamada ou lista de espera. 

Isso acontece porque nem sempre os candidatos entregam a documentação necessária para a concessão de bolsa. Dessa forma, aqueles que não foram contemplados na primeira chamada ainda têm a oportunidade de concorrer nas próximas chamadas. 

Fique atento ao site, pois as chamadas seguintes têm um prazo muito curto de inscrição e leva a bolsa quem chegar primeiro. Essas datas para a lista de espera e segunda chamada costumam ser entre um a dois meses após a primeira convocação.  

Como conseguir uma bolsa do ProUni?

Agora que você já sabe quais os critérios para concorrer a uma bolsa do ProUni, veja como se inscrever na seleção 2020 do programa.

Para se candidatar a uma bolsa do ProUni o estudante precisa cumprir alguns critérios. Por isso, separamos para você as condições obrigatórias que precisam ser cumpridas para pleitear uma bolsa.

Bolsa de 100%

As bolsas oferecendo 100% de auxílio são concedidas aos estudantes que atendam aos seguintes critérios:

  • Comprovação de renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
  • Estudos do ensino médio realizados integralmente em escola pública ou em escola particular com bolsa integral.
  • Ter tirado, pelo menos, 450 pontos na somatória das provas do Enem e nota maior que zero na redação.

Bolsa de 50%

As bolsas de 50% são ofertadas aos estudantes que sigam os seguintes critérios:

  • Comprovem renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.
  • Tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou particular com bolsa integral.
  • Tenham tirado, pelo menos, 450 pontos na somatória das provas do Enem e nota maior que zero na redação.

O ProUni também oferece bolsas a professores da rede pública de ensino que queiram incrementar sua carreira com uma nova formação universitária. 

Além disso, bolsas são concedidas a pessoas portadoras de deficiência, desde que comprovada sua condição com atestado médico contendo o grau e classificação internacional de doença – CID. 

Quais documentos preciso apresentar para concorrer à bolsa? 

Para concorrer à bolsa o estudante precisa apresentar os seguintes documentos:

  • Número de inscrição e senha do último Enem.
  • Comprovante de renda (pode ser os três últimos contracheques ou extratos bancários).
  • Comprovante alegando que o candidato cursou todo o ensino médio em escola pública ou escola particular com bolsa integral.
  • Comprovante de conclusão do ensino médio.
  • Comprovante de identidade (apresentar algum desses: RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira funcional, identidade militar, passaporte, registro nacional de estrangeiro).
  • Comprovante de residência (apresentar algum desses: contas de luz, água, telefone, energia elétrica, boleto bancário ou fatura do cartão de crédito).

Documentos em mãos, é hora de escolher a sua instituição. Preparamos então uma lista para ajudar-lhe com a opção que mais se encaixa no seu curso e perfil. 

Faculdades que aceitam o ProUni

Fique tranquilo. O MEC só autoriza as faculdades que têm boas notas e avaliações a participarem do cadastro de concessão de bolsas do ProUni. 

Além de serem instituições bem avaliadas, algumas oferecem descontos progressivos nas mensalidades, que podem chegar a 100%, de acordo com sua nota no Enem. 

E agora? Já sabe onde vai começar a construir o seu futuro em 2020? Deixe nos comentários qual curso você pretende fazer!

Veja mais: 

Descubra como é calculada a nota do Enem

Entenda como e quando fazer a inscrição do Sisu

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin