5 motivos para você ter Ensino Médio completo

Precisando de um incentivo para terminar os estudos? Conheça todas as vantagens de completar o Ensino Médio e dê mais um passo rumo à graduação.

O Ensino Médio é a terceira etapa da formação básica que separa um estudante de ingressar no Ensino Superior. Por diversos motivos, muitos brasileiros não concluem os estudos na adolescência, e, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada pelo IBGE em 2019, o número de pessoas que não completaram o Ensino Médio chega a 69,5 milhões.

Em um país com 14 milhões de desempregados, torna-se cada vez mais importante passar por este ciclo da educação para aumentar a empregabilidade e desfrutar de melhores condições de vida. Mas estas são apenas algumas das vantagens que completar o Ensino Médio pode oferecer. Quer saber mais? Continue lendo este artigo!

O que é o Ensino Médio?

Também conhecido como Segundo Grau, o Ensino Médio é a última etapa da educação básica brasileira. Diferente do Ensino Fundamental que dura nove anos, o Ensino Médio dura apenas três e suas séries são o 1º, 2º e 3º ano.

Este ciclo tem como principal objetivo reforçar e aprofundar os conhecimentos adquiridos ao longo do Ensino Fundamental, além de aperfeiçoar os estudantes para enfrentarem processos seletivos de universidades – como o Enem -, concursos públicos e provas militares.

E o Novo Ensino Médio, o que é?

Desde de 2017, as escolas públicas e privadas vêm passando por transformações a fim de se adequarem à Lei nº 13.415/2017 que configura o Novo Ensino Médio. Esta reforma leva em consideração as novas demandas do mercado de trabalho e reformula o plano de ensino.

A nova lei alterou o tempo de estudos de 800 horas para 1.000 horas por ano e flexibilizou o currículo, permitindo que os alunos escolham em qual área do conhecimento desejam se aprofundar a partir dos seguintes itinerários:

  • Linguagens e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e sociais aplicadas;
  • Formação técnica e profissional – que alia as matérias do Ensino Médio às disciplinas técnicas da profissão escolhida e prepara o aluno para ingressar no mercado de trabalho assim que concluir o Ensino Médio Técnico.

O Ensino Médio é obrigatório no Brasil?

Desde abril de 2013 foi estabelecido que o Ensino Médio é, sim, uma etapa obrigatória na formação de jovens e adolescentes. A lei que reforça a educação compulsória garante o acesso à educação gratuita a todo cidadão dos 4 aos 17 anos e, portanto, estimula a obrigatoriedade de completar todas as etapas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Existe uma outra forma de conseguir o diploma do Ensino Médio?

Até 2016 o Ministério da Educação permitia que os alunos utilizassem a nota do Enem para solicitar o Diploma do Ensino Médio. Atualmente, o exame responsável para emitir a certificação é o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens Adultos).

A prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é destinada a jovens e adultos que foram privados de liberdade ou não tiveram oportunidade de concluir seus estudos do ensino fundamental e médio, mas desejam obter o diploma de conclusão no ensino básico.

A importância de ter o Ensino Médio completo em tempos de crise

Terminar o Ensino Médio tem uma grande importância para aqueles que buscam melhores oportunidades e condições de vida. Sem o diploma de conclusão deste ciclo, as opções de carreira tornam-se muito restritas.

É óbvio que existem meios alternativos de possuir uma renda, mas a verdade é que em tempos de crise, ter o Ensino Médio completo pode abrir muitas portas. Veja a seguir 5 motivos para ter o ensino médio completo:

Aumentar a empregabilidade

Hoje em dia o mercado de trabalho está muito mais exigente que há uns anos atrás. Em períodos de crise, como o atual, as condições tendem a ficar mais complicadas até mesmo para quem já terminou a graduação, imagine para aqueles que sequer terminaram o Ensino Médio.

O diploma de conclusão, além de aumentar a empregabilidade, possibilita o acesso a empregos que paguem além de um salário mínimo.

Ser promovido no trabalho e ganhar salários maiores

No mercado de trabalho, é comum que empregadores invistam em pessoas que priorizam os estudos e o desenvolvimento da própria carreira. Pessoas que buscam se especializar são mais cotadas para ocupar cargos de gerência e chefia, pois mostram que são responsáveis e capazes de desenvolver outras pessoas.

Ter o Ensino Médio Completo e buscar cursos complementares, uma graduação ou especialização conta muitos pontos na hora de pedir uma promoção e alçar cargos mais elevados.

Realizar concursos públicos

Alguns cargos públicos oferecem concursos para formação de Nível Fundamental, mas se sua intenção é ganhar um salário alto, é importante saber que geralmente os concursos de Nível Fundamental oferecem um salário base.

Para alcançar os altos salários tão comentados nas reuniões de família, é preciso concluir o Ensino Médio e continuar estudando para aproveitar as oportunidades e subir de cargo quando possível.

Ingressar na carreira militar

Assim como para as carreiras públicas, poucas são as escolas que oferecem ingresso em carreiras militares para formação de Nível Fundamental. Para tentar uma vaga na grande maioria das escolas militares, é obrigatório ter, no mínimo, o Ensino Médio completo. Para algumas, inclusive, é necessário ter o Nível Superior ou Técnico concluído. 

Cursar o Ensino Superior

Por mais que o 3º ano tenha aquele ar de ?fim dos estudos?, a verdade é que para desfrutarmos de boas oportunidades, precisamos nos manter atualizados, aprendendo coisas novas sempre que possível. 

Portanto, por último, mas não menos importante, um dos principais motivos para ter o Ensino Médio completo é entrar no Ensino Superior.

Sem o diploma não é possível tentar vagas em uma universidade, portanto para realizar o sonho de fazer uma boa faculdade no curso desejado é necessário concluir o Ensino Médio.

Enquanto esse dia não chega, que tal olhar algumas faculdades certificadas pelo Ministério da Educação?

Veja também: Saiba tudo sobre a prova do Encceja

E então, animado para terminar o Ensino Médio e começar a trilhar sua carreira dos sonhos? Conte para nós nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!