dcsimg

Saiba tudo sobre o financiamento PraValer

Tire todas as suas dúvidas sobre como usar o PraValer para pagar seu curso superior com mais facilidade!

É fato: praticamente toda carreira de sucesso começa com um curso superior. No Brasil, então, nem se fala. Por aqui, profissionais diplomados são muito mais procurados!

Hoje, a imensa maioria das vagas está nas faculdades particulares. Embora seja possível encontrar cursos em todas as faixas de preço, muita gente ainda adia o sonho de obter um diploma por causa do custo das mensalidades.

É por isso que os programas de financiamento estudantil estão se tornando tão populares. Se facilitarem a vida do estudante, então, melhor ainda! O PraValer é um desses. Com ele, a meta de fazer uma faculdade torna-se mais palpável para milhares de brasileiros.

Se você está pensando em contratar o PraValer, fique aqui com a gente. Vamos explicar tudo sobre o programa: como funciona, como contratar, os cursos que podem ser financiados e muito mais.

Veja a seguir!

O financiamento do PraValer

O PraValer está entre os maiores programas de crédito universitário privado do Brasil.

Com ele é possível parcelar o valor das mensalidades do curso superior – que pode ser de graduação, pós-graduação ou técnico.

O parcelamento funciona da seguinte forma: o aluno paga um determinado percentual do valor da mensalidade enquanto está estudando e o que sobra só começa a ser cobrado após a formatura. O prazo para pagar a dívida é igual à duração do curso financiado.

Por exemplo: um aluno quer usar o PraValer para financiar o curso de Administração, que dura quatro anos. Durante os quatro anos em que estiver estudando, ele paga o valor combinado em contrato (pode ser até metade da mensalidade). Depois da formatura, já provavelmente empregado, ele ganhará mais quatro anos para pagar a dívida que resta.

No PraValer, a taxa de juros varia de zero a 3% ao mês. Os valores cobrados dependem da sua faculdade, mas é fato que as taxas aqui são bem menores do que aquelas embutidas no cheque especial, cartão de crédito ou empréstimo pessoal.

Cursos que podem ser financiados pelo PraValer

O PraValer está disponível para todos os tipos de curso, inclusive aqueles com mensalidades super caras, como Medicina. Só que a oferta depende do acordo com a faculdade.

Algumas utilizam o programa apenas para os cursos mais populares e deixam Medicina de fora.

Mas são grandes as chances de você poder contar com o programa para parcelar cursos Engenharia, Ciências Contábeis, Direito, Administração, Arquitetura, Jornalismo, Pedagogia, Veterinária, Nutrição, Psicologia, Odontologia e tantos outros.

Por enquanto, o PraValer só pode ser utilizado em cursos presenciais.

Confira as condições exatas junto à secretaria do seu local de estudo.

Como contratar o PraValer

É super fácil contratar o PraValer. Dá, inclusive, para fazer quase tudo pela internet. Veja como garantir seu crédito estudantil:

  1. Cadastre-se no site do PraValer. Você só tem que informar o número do seu CPF e, na hora, já vai ficar sabendo se tem ou não crédito pré-aprovado de acordo com as políticas do programa. Cada cadastro vale por até 90 dias. Não precisa estar matriculado na faculdade para conhecer as condições.
  2. Caso queira fazer a pré-contratação do financiamento, terá que seguir as instruções no site e enviar, pela internet mesmo, uma cópia digitalizada dos documentos solicitados pelo programa.
  3. Embora dê para fazer a pesquisa sem estar formalmente inscrito na faculdade, a contratação efetiva só será possível depois de estar devidamente matriculado. A instituição e o PraValer trocam informações e, caso esteja tudo certo, basta seguir o próximo passo.
  4. Quando estiver tudo em ordem para a contratação do seu PraValer, será necessário baixar o contrato (que fica disponível no site), conferir seus dados e do seu garantidor, imprimir as duas vias, assinar todas elas e levar a documentação necessária para a faculdade dentro do prazo determinado.
  5. Anote quais são os documentos necessários para garantir a contratação do seu PraValer:
  • Documento de identificação oficial (RG, CNH, documentos de entidades de classe profissional, Registro Nacional de Estrangeiro – RNE e Carteira de Trabalho e Previdência Social)
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física)
  • Comprovação de matrícula no curso que será financiado
  • Comprovante de renda do aluno e do garantidor
  • Comprovante de endereço (contas de luz, água, gás, telefone fixo, cópia de contrato de locação, conta de TV a cabo ou de internet banda larga, IPTU)

Vantagens do PraValer

Existem algumas vantagens que tornam o PraValer um dos programas de crédito estudantil mais interessantes do mercado:

  • Os juros cobrados são baixos.
  • É possível solicitar o PraValer em qualquer época do ano.
  • O aluno não tem que comprovar renda familiar.
  • Não é obrigatório ter feito o Enem para participar.
  • Não é preciso ter estudado em escola pública.
  • O crédito é aprovado na hora, em um clique.

Além de tudo, o PraValer pode ser utilizado junto com outros programas de bolsas ou financiamentos estudantis. Quem já tem uma bolsa parcial do ProUni por exemplo, pode usar o PraValer para parcelar a outra parte das mensalidades.

Alternativas ao financiamento do PraValer

Hoje em dia são tantas as facilidades de entrar no ensino superior pagando menos que às vezes fica até difícil encontrar o benefício ideal. Conheça algumas alternativas ao PraValer:

  • Bolsas de estudos – Existem inúmeras maneiras de conseguir uma bolsa de estudos. Alguns sites especializados oferecem bolsas parciais em centenas de faculdades pelo Brasil, em cursos de diferentes áreas do conhecimento. Os descontos podem chegar a 70% do valor original da mensalidade.
  • ProUni – Embora seja bem mais complicado de conseguir do que o PraValer, o ProUni tem suas vantagens. Com ele, é possível estudar em faculdades particulares com bolsas parciais ou integrais, todas bancadas pelo governo federal. Para ganhar o benefício, é preciso encarar um processo seletivo bastante concorrido. O candidato deve apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem mais recente, sem ter zerado a redação. Além disso, precisa se encaixar em critérios de renda e formação escolar definidos pelo Ministério da Educação. A seleção ocorre duas vezes ao ano.
  • FIES – O FIES é bastante semelhante ao PraValer. O programa do governo federal permite financiar um curso superior com juros bem abaixo dos praticados no mercado, e ainda ganhar um prazo longo para pagamento da dívida. Por outro lado, conseguir o benefício não é tão simples. É preciso passar em um concorrido processo seletivo. A inscrição exige pontuação igual ou superior a 450 na média das provas de qualquer edição do Enem a partir de 2010 (não pode ter tirado zero na redação). É necessário também se encaixar em certo perfil de renda familiar. A seleção abre inscrições duas vezes ao ano.

Onde encontrar o PraValer

O PraValer pode ser encontrado em mais de 300 instituições de ensino pelo Brasil. Portanto, é muito provável que esteja disponível na faculdade onde você estuda ou quer estudar.

Veja a seguir algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que, além dos tantos benefícios que oferecem, também contam com o PraValer:

Veja também:

Saiba tudo sobre o novo FIES 2018

O que achou do PraValer? Vai tentar o seu? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin