Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Trabalho voluntário: Conheça os benefícios para a carreira

1 de fevereiro de 2024
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Você já pensou no que significa um trabalho voluntário para a carreira? Mais do que simplesmente doar tempo para uma causa, essa é uma forma de prestar solidariedade para o coletivo, enquanto se desenvolve profissionalmente.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora! 

Ao se dedicar a causas sociais, ambientais e humanitárias, os voluntários causam um impacto transformador que vai além de suas próprias vidas. Mas, além disso, o trabalho voluntário se mostra importante no ambiente profissional.

Diversas empresas valorizam candidatos que demonstram não apenas habilidades técnicas, mas também um compromisso com a responsabilidade social. 

Isso significa que o trabalho voluntário não apenas enriquece o currículo, mas também forma líderes resilientes, com habilidades interpessoais que têm sido destaque dentro dos processos seletivos. Entenda mais ao longo do texto!

Quais os benefícios do trabalho voluntário para a carreira?

O trabalho voluntário oferece uma série de benefícios para o desenvolvimento da carreira, indo além de toda a sua contribuição para a comunidade, habilidades, experiência prática e networking, estão entre o que o voluntariado proporciona. 

Para entender mais, abordamos melhor estes benefícios do trabalho voluntário abaixo, confira:

Desenvolvimento de Habilidades Técnicas: O trabalho voluntário muitas vezes permite que você desenvolva habilidades específicas relacionadas ao tipo de trabalho que está realizando. Isso pode incluir habilidades técnicas, como programação, design gráfico, gestão de projetos, entre outras.

Desenvolvimento de Habilidades Interpessoais: Interagir com diferentes pessoas em um ambiente voluntário pode melhorar suas habilidades de comunicação, trabalho em equipe, liderança e empatia.

+ Saiba o que são as soft skills e como desenvolvê-las
10 livros para melhorar a comunicação no trabalho e na vida

Expansão da Rede de Contatos: O voluntariado proporciona a oportunidade de conhecer pessoas de diversas áreas, incluindo profissionais estabelecidos e outros voluntários. Esse networking pode ser valioso para futuras oportunidades de carreira.

Networking: entenda a importância e como desenvolver o seu

Experiência Relevante: O trabalho voluntário muitas vezes oferece experiência prática relevante, especialmente para aqueles que estão buscando entrar em uma nova área profissional ou que estão em início de carreira.

Melhoria do Currículo: Também pode preencher lacunas no currículo e demonstrar um compromisso com a comunidade e o desenvolvimento pessoal.

+ Veja como colocar trabalho voluntário no currículo

Descoberta de Interesses e Paixões: O voluntariado pode ajudar na descoberta de interesses e paixões, proporcionando uma sensação de propósito e satisfação, o que pode orientar as escolhas de carreira.

Destaque para Empregadores: Também se destaca para os empregadores, mostrando não apenas habilidades técnicas, mas também qualidades como comprometimento, dedicação e responsabilidade social.

Crescimento Pessoal: Além dos benefícios profissionais, o trabalho voluntário pode contribuir para o crescimento pessoal, promovendo a resiliência, a compreensão de diferentes perspectivas e a capacidade de enfrentar desafios.

Participação em Projetos Especiais: O voluntariado pode proporcionar a oportunidade de participar de projetos especiais ou iniciativas que podem não estar disponíveis em um ambiente de trabalho tradicional.

+ O que colocar no currículo de quem nunca trabalhou? Veja dicas

Quais são os tipos de trabalhos voluntários?

Agora que você já sabe quais são os benefícios, conheça alguns tipos de trabalho voluntário que existem. Eles abrangem uma ampla gama de atividades, cada uma contribuindo de maneira única em uma comunidade. 

Essa diversidade de oportunidades permite que os voluntários escolham projetos alinhados aos seus interesses e habilidades, proporcionando um impacto significativo pessoalmente e profissionalmente. 

+ Mercado de trabalho: veja 10 dicas para se manter atualizado

Abaixo estão alguns dos tipos comuns de trabalhos voluntários:

Assistência Social

Esse trabalho voluntário atua em organizações que prestam assistência social a grupos vulneráveis, como crianças órfãs, idosos, pessoas em situação de rua ou com necessidades especiais. 

Geralmente, nas funções tem atendimento direto, suporte emocional, organização de eventos e arrecadação de recursos.

Educação e Tutoria

Voluntários podem se envolver em projetos educacionais, seja oferecendo aulas, tutoria acadêmica ou participando de programas extracurriculares. Eles podem ensinar habilidades específicas, auxiliar na realização de tarefas escolares e orientar profissionalmente.

+ É possível pagar a faculdade com trabalho voluntário?

Meio Ambiente

Neste tipo de voluntariado, há participação em projetos de conservação ambiental, limpeza de áreas naturais, reflorestamento e sensibilização sobre questões ambientais, fazendo plantio de árvores, coleta de resíduos e educação ambiental.

Saúde e Bem-Estar

Neste trabalho voluntário, a colaboração com organizações de saúde, hospitais ou clínicas para apoiar pacientes é uma das principais atividades. Mas é necessário também oferecer informações sobre saúde e promover estilos de vida saudáveis.

Desenvolvimento Comunitário

Aqui há participação em projetos que visam melhorar a infraestrutura, qualidade de vida e coesão social em comunidades locais. Alguns exemplos são construção de moradias, renovação de espaços públicos, promoção de eventos comunitários.

Voluntariado Internacional

Esta é uma outra modalidade que tem ganhado muito destaque. Existem oportunidades para participar de projetos voluntários em países estrangeiros, abordando questões globais, como educação, saúde e desenvolvimento econômico.

Artes e Cultura

Muitas pessoas procuram colaborar com organizações culturais, museus, teatros e projetos artísticos para promover a expressão criativa e preservação cultural. Algumas atividades são: organização de eventos culturais, apoio a atividades artísticas, promoção da diversidade cultural.

Tecnologia e Inovação Social

Por último, o voluntariado em projetos que utilizam tecnologia para resolver problemas sociais, como acesso à educação, saúde e inclusão digital. Este é ótimo para quem está começando na área de TI, para desenvolver aplicativos, treinar habilidades digitais e suporte técnico.

Entretanto, vale lembrar que esses são apenas alguns exemplos, porque a diversidade de trabalhos voluntários reflete os diferentes desafios enfrentados pelas comunidades e demais coletivos. 

+ Além do LinkedIn: 10 sites para encontrar vagas
10 cursos online e gratuitos para turbinar o currículo

Qual é o principal objetivo do trabalho voluntário?

De forma muito direta, o trabalho voluntário é impulsionado por um objetivo central: promover o bem-estar coletivo e criar uma sociedade mais solidária e justa. 

Ao doar tempo e habilidades sem esperar benefícios materiais diretos, os voluntários buscam criar um impacto positivo nas vidas dos outros e nas comunidades em que estão inseridos.

Essa forma de contribuição é alimentada por um desejo de fazer a diferença, de estender uma mão amiga a quem precisa e de construir laços significativos entre pessoas de diversas origens e circunstâncias. 

Além disso, o trabalho voluntário não apenas atende às necessidades da sociedade, como educação, saúde e desenvolvimento comunitário, mas também desempenha um papel importante quando falamos de empatia, compreensão e respeito mútuo.

O que diz a Lei do trabalho voluntário?

A Lei do Trabalho Voluntário no Brasil, Lei nº 9.608/1998, regulamenta o serviço voluntário em todo o território nacional. Ela define o que é trabalho voluntário, estabelece os direitos e deveres dos voluntários e das instituições que os acolhem, e incentiva a prática do voluntariado no país. Destacamos alguns pontos:

A respeito da definição de Trabalho Voluntário:

A Lei delimita o trabalho voluntário como uma atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública ou instituição privada sem fins lucrativos. Essas entidades devem ter objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, incluindo mutualidade.

Entre as características essenciais do trabalho voluntário estão: não ser remunerado, ser prestado a uma instituição sem fins lucrativos e ter objetivos específicos conforme previstos na Lei.

Tem problema mentir no currículo? Veja as 5 mais comuns

Sabendo disso, é importante entender que a lei assegura aos voluntários diversos direitos importantes. Entre eles estão o seguro contra acidentes pessoais, termo de adesão especificando condições de trabalho e acesso à informação e à formação.

Mas é importante cumprir com seus deveres, como zelar pelo bom nome da instituição, isso também diz respeito a cumprir as normas da instituição e manter sigilo sobre informações obtidas no exercício das atividades.

A lei ainda prevê incentivos ao trabalho voluntário, como concessão de abonos por empresas aos funcionários voluntários e descontos em impostos para instituições que recebem serviço voluntário.

+ Leia também!
10 dicas para um currículo perfeito
Essas são 4 informações que você não deve colocar no currículo

Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.