Descubra como entrar para polícia militar

Seguir uma carreira militar é o sonho de muitos jovens. Veja agora como entrar para a polícia militar!

A polícia militar é um órgão vinculado aos governos estaduais em nosso país, cuja responsabilidade se baseia  pela força de segurança pública em cada uma dessas unidades federativas.

Os policiais militares são subordinados aos governadores e chefiados por um oficial superior, com o posto de coronel, que é o comandante-geral.

Sua principal função é o patrulhamento ostensivo, por isso, estão sempre fardados e mostrando sua presença para preservar a ordem nos locais em que se encontram. 

Enquanto a polícia civil se ocupa de investigar crimes já ocorridos, a polícia militar tem a função de não deixá-los acontecer. Eles protegem as pessoas e o patrimônio das cidades. 

Uma profissão que exige muita dedicação e autocontrole para lidar com situações difíceis e até grandes perigos, mas que é recompensada pelo bem feito ao coletivo.

Quer descobrir como ser um policial militar? Não deixe de ler este artigo.

Quais são os cargos dentro da polícia militar?

Os cargos dentro da polícia militar são divididos por hierarquia. Para ingressar em qualquer um deles é preciso entrar, por meio de um concurso público.

Essas hierarquias são divididas em duas classes, a dos oficiais e a dos praças, de acordo com as responsabilidades e a qualificação profissional. Veja como são divididas:

Oficiais Superiores

  • Coronel
  • Tenente Coronel
  •  Major

Oficiais Subalternos

  • Primeiro Tenente e Segundo Tenente

Praça Especial

  • Aspirante-a-oficial 
  • Aluno-oficial ou Cadete (de 4º a 1º ano) 

Praça Graduado 

  • Subtenente 
  • Primeiro Tenente
  • Segundo Tenente
  • Terceiro Tenente 

Praças

  • Cabo 
  • Soldado 1ª Classe 
  • Soldado 2ª Classe  
  • Soldado PM Temporário

Esses concursos acontecem periodicamente, conforme a abertura de vagas e podem ser disputados por pessoas com diferentes níveis de escolaridade. 

Ao terminar o segundo grau, o estudante já pode concorrer a uma vaga como Aluno-Oficial, que é um curso de bacharelado oferecido em alguns institutos militares do país, como a Academia de Polícia Militar do Barro Branco, que fica na cidade de São Paulo. 

Outros cargos exigem o ensino médio e provas de aptidão física, testes psicológicos, entre outros. Além disso, pessoas já graduadas também podem entrar para a PM, para exercerem cargos administrativos ou na área de saúde.

O que fazer para entrar para polícia militar?

Os principais requisitos são o estudo, a dedicação e a disciplina, algo que você já deve ter com você quando pensar em uma carreira militar.

Como são diversos cargos e diferentes concursos, cada um deles têm uma exigência. Quem já sabe o que quer prestar, começa a seguir os editais e as provas anteriores para ter uma noção das matérias e do que é mais cobrado.

O teste de aptidão física também é muito importante, então, praticar esportes e treinar de maneira frequente é preciso. Os futuros policiais precisam estar preparados para situações de risco e têm que ter boas condições físicas. 

Dentre alguns dos requisitos básicos, podemos citar: 

  • Ser brasileiro.
  • Possuir idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos.
  • Possuir altura mínima de 1,65m, para ambos os sexos.
  • Estar quites com as obrigações militares (homens)
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais.
  • Possuir carteira nacional de habilitação.
  • Não ter sido condenado por crime doloso.
  • Possuir peso proporcional à altura.
  • Ser considerado apto na avaliação de capacidade técnica, exame psicológico, exames médicos e odontológicos.
  • Ser aprovado no questionário de investigação social.
  • Não utilizar drogas ilícitas.
  • Não possuir tatuagens extensas ou em partes que sejam expostas ao público. 

Quais cursos fazer para entrar para polícia militar?

Existem alguns cursos preparatórios para os concursos, mas sem a aprovação e convocação oficiais, ninguém pode ser um militar.

Cursos de segurança particular são ministrados por policiais militares, mas isso também não os confere o título de policiais.

Ter um conhecimento das técnicas de defesa e das condutas militares é um ponto forte, por isso é indicada a preparação, mesmo para os estudantes que pretendem iniciar como Aluno-Oficial. 

Quem pretende ingressar nessa carreira deve pesquisar e se instruir para que as portas durante o caminho sejam abertas, até chegar, caso deseje, em uma alta patente. 

Cursos preparatórios para ser um policial militar, portanto, apenas os oficiais, que concedem o título de bacharel aos alunos e que têm processos seletivos para os novos ingressantes.

Os demais concursos, que exigem nível médio, têm as suas normas publicadas nos editais de abertura.

Quais cursos superiores são aceitos para entrar para polícia militar?

Os últimos editais divulgados procuravam por profissionais de nível superior em:

Para saber exatamente, é preciso esperar a divulgação dos editais de cada estado, no entanto, essas profissões sempre têm espaço dentro dos quartéis, que precisam de pessoas para auxiliarem nos cuidados de seus funcionários, animais e rotinas administrativas.

O que fazer se não conseguir entrar para polícia militar?

Para quem pretende a carreira como policial, não há outra forma senão os concursos, mas quem quer viver o ambiente militar, colaborando de outras maneiras, pode fazer algumas das opções de cursos superiores que citamos.

Além dessas opções, outros cursos são procurados, é só ficar atento aos editais, nas unidades da polícia militar de todos os estados.

O que você precisa ter é determinação e disciplina, mesmo que o resultado demore um pouco mais. Com um curso superior você terá mais oportunidades, não somente na polícia militar, terá uma carreira para seguir até que seu sonho se realize e conhecimentos a oferecer no futuro com a sua experiência profissional.

Onde fazer um curso superior para entrar para polícia militar?

Todos os cursos que mencionamos, você pode encontrar nas seguintes faculdades:

Todas elas são reconhecidas pelo MEC e oferecem licenciaturas, bacharelados e cursos tecnológicos nas modalidades presencial e a distância.

Não tem desculpa para não fazer uma faculdade, com todas essas facilidades!

E se o problema é o bolso, as mensalidades são acessíveis e, com a sua nota do Enem, pode concorrer a bolsas de estudo de até 100%, ou seja, pode estudar de graça!

Confira os cursos e os regulamentos de cada instituição e boa sorte em sua carreira. Que no futuro você faça parte dessas equipes de militares, que se dedicam a proteger a nossa população.

Veja também:

Saiba mais sobre a carreira militar no Brasil

Entenda o que precisa fazer para se tornar Polícia Civil

Como estão os seus preparativos para entrar para a polícia militar? Comente aqui se está pensando nessa carreira e o que está fazendo para realizar seu sonho.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin