Descubra como entrar para polícia militar

A Polícia Militar costuma ser uma instituição bastante procurada pelos brasileiros na hora de construir uma carreira. No entanto, muita preparação é necessária para conseguir pertencer à instituição. A seguir você vai descobrir como é possível se preparar para ser um policial militar. Acompanhe!

O que é a Polícia Militar?

A Polícia Militar é uma corporação que visa garantir o bem-estar e a segurança da sociedade. Sendo responsabilidade da esfera de governo estadual, a manutenção da Polícia Militar é de responsabilidade de cada unidade federativa por meio da Secretaria de Segurança Pública. Exceto no caso do Distrito Federal, em que a Polícia Militar é subordinada à União.

Polícia Militar ou Civil: qual é a diferença?

Atuando por meio da aplicação das leis, a Polícia Militar combate diretamente com os atos ilícitos em curso ou recém-registrados. Essa é a maior diferença entre essa instituição e a Polícia Civil. Enquanto a Polícia Militar coíbe atividades suspeitas de forma imediata, a Polícia Civil lida com as infrações que já ocorreram e necessitam de investigação.

O que faz um policial militar?

Você sabia que as atividades de um policial militar estão descritas na Constituição Federal? Pois é! No artigo 144, esse documento atribuiu a polícias militares o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. Dessa forma, o policial militar trabalha prevenindo crimes, cobrando o cumprimento da legislação e aumentando a segurança nos espaços públicos. Embora possa realizar tarefas administrativas, essa profissão pode colocar o policial militar em perigo. Ou seja: essa carreira deve ser escolhida por pessoas que realmente tenham o desejo de defender as outras pessoas em primeiro lugar. 

Como ser um policial militar? Curso de formação para a Polícia Militar

O curso para ingressar na Polícia Militar tem duração média de um ano e acontece em tempo integral, com horários específicos e rígidos. Algumas disciplinas são lecionadas por policiais e outras por professores convidados. Além disso, metade do curso que forma policiais militares aborda disciplinas teóricas e outra metade disciplinas práticas.

Para conseguir a formação necessária e iniciar a carreira na Polícia Militar, alguns pré-requisitos são exigidos pela instituição. Essas exigências são bem explícitas no edital. A seguir você confere quais são elas.

Quem quiser participar do curso de formação para a Polícia Militar deve:

  • ter nacionalidade brasileira;
  • estar em dia com as obrigações militares (caso o cidadão seja do sexo masculino);
  • possuir altura mínima de 1,65m (tanto para homens quanto para mulheres);
  • possuir peso proporcional à altura;
  • ter idade mínima de 18 anos e não ter completado a idade máxima de 30 anos;
  • não ter sido condenado por crime doloso;
  • ser aprovado no exame de prova escrita na classificação;
  • ser aprovado na avaliação de capacidade técnica;
  • ser considerado apto no exame médico e odontológico de saúde;
  • passar ileso no questionário de investigação social;
  • ser considerado apto no exame psicológico;
  • não utilizar drogas ilícitas;
  • possuir carteira nacional de habilitação;
  • comprovar a escolaridade exigida no edital;
  • estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • não possuir tatuagem em extensas áreas do corpo ou em partes expostas ao público quando estiver utilizando o uniforme da corporação.

Grade do curso da Polícia Militar

Os policiais militares são profissionais que devem garantir a segurança dos cidadãos comuns. Para isso, além de ter coragem, precisam desenvolver algumas habilidades específicas para a área. Cada uma delas é fundamental para assegurar que o policial militar está ciente de seus direitos e deveres: agindo conforme a lei, fiscalizando atos ilícitos e tratando qualquer pessoa com humanidade e respeito. 

Para isso, as disciplinas trabalhadas no curso de formação da Polícia Militar são as mais diversas. Conheça algumas delas a seguir: 

  • Práticas de uso legal de arma de fogo;
  • Ação policial;
  • Saúde física;
  • Acompanhamento velado;
  • Criminologia;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Civil;
  • Direito Processual Civil;
  • Direitos Humanos;
  • Direito Constitucional.

Onde estudar para ingressar na Polícia Militar?

Se você se interessa por essa carreira, deve procurar alguma instituição que te auxilie na formação profissional. Listamos abaixo algumas das que oferecem o curso de formação para a Polícia Militar. Confira:

Qual deve ser o perfil de um policial militar?

Além dos pré-requisitos já listados anteriormente, um policial militar também deve se portar à altura da posição que ocupada perante a sociedade.  O profissional formado no curso da Polícia Militar deve ter uma conduta respeitável, ser justo e imparcial, amar a verdade e a responsabilidade como fundamentos da dignidade pessoal. 

Isso significa que todo policial militar deve respeitar a dignidade de qualquer cidadão, praticar permanentemente o espírito de cooperação, proceder de maneira ilibada, acatar as autoridades civis, observar as normas de boa educação e não utilizar seu cargo para obter facilidades pessoais. 

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para os profissionais formados na academia da Polícia Militar pode ser bem amplo. Um policial militar não precisa, necessariamente, trabalhar fardado na rua ou se envolver em grandes conflitos urbanos. Há muitas outras atividades que também precisam ser desenvolvidas dentro da corporação – começando pelas de caráter administrativo, por exemplo. 

Descubra quanto ganha um policial federal

Essas atividades internas contemplam muitas áreas. Um policial militar pode atuar nas relações públicas da instituição, auxiliar nos serviços gerais, ser responsável pelo almoxarifado, trabalhar como digitador e por aí vai. Afinal, a Polícia Militar é uma organização completa. Dessa forma, a corporação oferece diversas possibilidades de atuação e desenvolvimento profissional. 

Embora o mercado de trabalho para o policial militar esteja em constante expansão devido à necessidade de reforçar a segurança nas cidades, essa carreira pode ser mais ou menos valorizada dependendo do estado.  Essa diferença de valorização está presente, por exemplo, no salário ofertado. Muitas vezes, essa profissão não recebe o devido reconhecimento apesar de todos os riscos que os policiais militares correm – riscos esses que estão diretamente relacionados à violência e à vida. 

Conheça algumas instituições reconhecidas pelo MEC

Independente da carreira que você escolher trilhar, é muito importante conquistar a sua formação em uma instituição renomada e reconhecida pelo MEC! Isso garante que seus estudos terão qualidade e serão certificados. Conheça algumas dessas instituições:

E aí? O que achou da carreira que você pode construir na Polícia Militar? Já pensou em fazer um curso de formação? Compartilhe conosco nos comentários o que pensa sobre essa profissão. 

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!