Entenda como você pode participar da lista de espera do Sisu

Quer uma vaga no Sisu e não passou de primeira? Veja aqui tudo o que você precisa saber para entrar na lista de espera!

A gente sabe que passar no Sisu é difícil.

A concorrência é feroz, com notas de corte que chegam a superar os 800 pontos na média do Enem. Para deixar tudo mais concorrido, o processo tem apenas uma chamada para convocar os aprovados.

Felizmente existe a lista de espera, uma segunda chance para aqueles que participaram da disputa e não foram selecionados.

Quer descobrir como faz para entrar na lista de espera do Sisu? Confira agora mesmo!

Como funciona a lista de espera do Sisu?

A lista de espera do Sisu tem o objetivo de preencher as vagas que não foram ocupadas na primeira chamada.

Vamos explicar melhor: quem foi convocado na primeira chamada do Sisu tem um prazo para levar uma série de documentos até a universidade para a qual foi selecionado e fazer a matrícula.

Até aí, tudo tranquilo.

Acontece que muita gente deixa essa chance escapar. Alguns bobeiam com o prazo, outros perdem o interesse, e ainda tem quem não consiga apresentar toda a documentação exigida. Todo esse povo perde a vaga, que fica disponível para os interessados em participar da lista de espera.

A lista de espera do Sisu não é automática, ou seja, aquelas vagas que forem sobrando não são distribuídas diretamente ao próximo colocado.

Quem quiser ter mais essa chance precisa se cadastrar na fila de espera.

Quem pode participar da lista de espera do Sisu?

Antes de entender como faz para participar da lista de espera do Sisu, vale a pena parar um momento e verificar se você cumpre os requisitos.

O Sisu só permite entrar na lista de espera quem se inscreveu naquela mesma edição e não foi selecionado em nenhuma das duas opções de curso durante a seleção regular.

Ou seja, não pode ter sido convocado na primeira chamada, nem para a primeira nem para a segunda opção que você marcou ao se inscrever.

Como se inscrever na lista de espera do Sisu?

Caso cumpra os requisitos para entrar na lista, basta entrar no site oficial do Sisu com seu número de inscrição do Enem e senha. Em seguida, localizar a opção de entrar na lista e selecioná-la.

Como saber se fui selecionado na lista de espera do Sisu?

Ao contrário da chamada regular, o resultado da lista de espera não aparece no site do Sisu.

Isso porque essa parte da seleção é responsabilidade de cada universidade envolvida.

O processo, que pode durar várias, semanas, deve ser acompanhado pelo candidato junto à instituição de ensino onde está tentando entrar pela lista de espera.

É comum que o resultado só saia depois de as aulas começarem. Por isso, não desanime!

O que fazer se não passar no Sisu?

Se o seu objetivo é usar a nota do Enem para entrar no ensino superior, vai encontrar muitas possibilidades além do Sisu. E o melhor: com a possibilidade até de estudar de graça ou com benefícios bem interessantes.

Uma das mais simples é via ingresso direto. Aqui, basta apresentar a nota do Enem na faculdade do seu interesse. Caso tenha pontuação suficiente é só fazer a matrícula. Muitas oferecem descontos e bolsas para quem chega com um bom desempenho no exame.

Outra alternativa bastante popular é o ProUni, programa de bolsas de estudos do governo federal. Aqui, além de ter feito o Enem, é preciso cumprir outros requisitos de renda familiar e formação escolar. O ProUni abre inscrições logo após a divulgação da primeira chamada do Sisu.

Assim que sai o resultado do ProUni, abrem as inscrições para outro programa do governo federal, o FIES. O benefício vem em forma de um financiamento a juros baixos e prazo longo para quitar a dívida, voltado a pessoas que se enquadrem em determinado perfil de renda familiar e desempenho no Enem.

E tem mais: diversas faculdades têm incentivos como descontos, convênios e financiamentos sem burocracia.

Onde estudar

A dica para qualquer pessoa que pretenda entrar no ensino superior é: escolha a melhor faculdade que puder.

São milhares e milhares de opções pelo Brasil afora, por isso a gente vai dar uma forcinha.

Selecionamos para você algumas faculdades reconhecidas e muito bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) onde você pode começar a desenhar seu futuro de sucesso. Elas têm cursos presenciais e a distância, em diferentes áreas e graus de formação (bacharelados, tecnólogos e licenciatura). Todas oferecem bolsas, financiamentos e descontos variados.

Clique e conheça:

Veja também:

Fui aprovado no ProUni, e agora? Descubra o que fazer!

Está pensando em tentar vaga em qual curso do Sisu? Conte para a gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin