dcsimg

Descubra como ver a lista de espera do Sisu

Veja como acessar a lista de espera e se inscrever em mais uma chance de entrar na universidade pública pelo Sisu!

O programa mais concorrido do Brasil também tem sua lista de espera.

Isso significa que os participantes que ficarem de fora da seleção terão mais uma chance de garantir vaga numa universidade pública.

Mas para aproveitar essa oportunidade é importante acompanhar de perto as datas de inscrição e a divulgação dos resultados.

A seguir, descubra como ver a lista de espera do Sisu!

A lista de espera do Sisu

O Sisu é o programa que, todos os anos, distribui milhares de vagas em universidades públicas.

É um processo seletivo bastante concorrido, que a cada edição atrai milhões de participantes. Acontece no início e no meio do ano – sendo que a primeira edição distribui a maior quantidade de vagas.

Para entrar na disputa só é preciso ter nota acima de zero na redação do Enem mais recente.

As vagas são distribuídas a quem apresentar as maiores notas no Enem. A seleção se estende por quatro dias.

Os resultados são divulgados poucos dias depois, no site oficial do Sisu. Os aprovados são conhecidos logo na primeira chamada.

A partir da divulgação dos resultados, quem for selecionado tem um prazo para levar os documentos necessários e fazer a matrícula.

Nesse vaivém, várias vagas ficam disponíveis novamente, por motivos diversos.

Para distribuí-las, o Sisu cria a lista de espera.

Saiba como ver e participar dela a seguir.

Como ver a lista de espera do Sisu

Para participar da lista de espera do Sisu, o candidato deve ficar atento às datas.

A lista abre poucos dias após a divulgação geral dos resultados do processo seletivo.

A inscrição não é automática. O interessado deve acessar o site oficial do Sisu, entrar com seu número de CPF e senha e dizer que quer participar – na verdade, marcar essa opção e confirmar.

Os requisitos para fazer parte da lista são: ter participado da seleção regular e não ter conseguido vaga em nenhuma das duas opções de curso escolhidas.

Quem chama os inscritos em lista são as próprias universidades participantes. Para saber se passou, você vai precisar entrar em contato direto com a instituição escolhida.

Por isso, não espere ver o resultado da lista no site do Enem, como acontece na chamada principal. Às vezes a relação de convocados é publicada no site e nos murais da universidade. Fique atento.

A seleção pela lista pode se estender ao longo de várias semanas após a divulgação dos resultados do Sisu. É preciso ter uma boa dose de paciência.

Quem for chamado precisa levar a documentação e efetivar a matrícula, da mesma forma que os candidatos da chamada principal.

O que fazer se não for chamado na lista de espera do Sisu

Estar na lista de espera não é garantia de conseguir vaga na universidade pública. Se você não for chamado, ainda pode aproveitar outras chances de entrar no ensino superior. Confira:

ProUni – Se não rolar vaga em universidade pública, que tal estudar numa faculdade privada com bolsa de estudos? Para entrar na corrida por uma delas é preciso ter boa nota no Enem mais recente e atender aos critérios de renda e formação escolar. A seleção é bastante concorrida. O ProUni é composto por duas chamadas e uma lista de espera em duas edições anuais. As inscrições abrem poucos dias depois da divulgação dos resultados oficiais do Sisu.

FIES – Dá para usar a nota do Enem para financiar os estudos de forma facilitada. O FIES, que abre inscrições após o encerramento do ProUni, tem duas edições anuais e utiliza a pontuação de qualquer edição do exame a partir de 2010. O programa trabalha com cursos presenciais em faculdades bem avaliadas pelo MEC em todo o Brasil.

Ingresso direto – É uma forma de entrar automaticamente em faculdades privadas usando a nota do Enem. O candidato só precisa informar a pontuação obtida em qualquer edição a partir de 2010 para conseguir a vaga desejada. O único requisito: não ter zero na redação! Pode ser usado para ingresso em cursos presenciais e a distância em diferentes áreas.

Quem não se importar de esperar um semestre inteiro pode aproveitar a segunda edição do Sisu, que acontece em junho. São menos vagas em relação às primeira, mas vale a pena aproveitar essa nova chance. O processo é o mesmo e também conta com lista de espera.

Faculdades onde entrar com a nota do Enem

Há pouco mais de uma centena de universidades públicas participando do Sisu. Diante do número de interessados, o número é pequeno.

Já entre as que podem ser encontradas no ProUni, no FIES e no ingresso direto, as opções são muito, muito mais amplas – ainda bem!

Num universo tão grande, qualidade faz toda diferença.

Por isso, opte sempre por faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. Elas têm bom ensino e são bem aceitas no mercado de trabalho.

Abaixo, conheça algumas que separamos para você.

Veja também:

Entenda como fazer o pedido de isenção do Enem

Deu pra sacar como funciona a lista de espera do Sisu? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin