Conheça os melhores cursos de graduação do mercado

Decidir qual graduação fazer pode ser uma decisão difícil, mas vamos facilitar a sua escolha: conheça alguns dos melhores cursos de graduação!

Um dos momentos cruciais na vida de um estudante é a decisão sobre qual curso de graduação fazer. Por mais decidido que esteja, a dúvida sempre aparece, e junto com ela o questionamento sobre a escolha: será acertada ou não?

Mas é claro que não precisa ser assim, principalmente porque você pode contar com a nossa ajuda para explicar os principais aspectos sobre os melhores cursos, as possibilidades de atuação, mercado de trabalho e as universidades.

Quer ficar por dentro? Saiba tudo sobre alguns dos melhores cursos superiores e as informações mais relevantes sobre o tema.

Melhores cursos de graduação do mercado e suas áreas

Atualmente, há uma diversidade de opções em curso superior no mercado, fazendo com que o estudante considere uma graduação para além de suas aptidões pessoais. Afinal, com tantas opções assim, pode ficar ainda mais difícil tomar uma decisão.

É preciso levar em conta vários fatores na hora da escolha, como possibilidades de atuação profissional, grade curricular, nota do MEC para o curso e instituição que o oferece, se o curso é presencial ou EaD, identificação pessoal, entre outros.

Outro fator a considerar é o tipo de curso, ou seja, o título a ser recebido depois de tanto esforço:

  • Bacharelado: permite que o profissional atue de forma mais ampla no mercado de trabalho
  • Licenciatura: formação para quem deseja ser professor do ensino fundamental ou médio
  • Tecnólogo: formação mais curta que o bacharelado, prepara o profissional para uma área específica.

Veja aqui a diferença entre bacharelado, tecnólogo e licenciatura

E para ajudar você nessa decisão tão importante, apresentamos a seguir os cursos mais reconhecidos no mercado.

Entre os cursos superiores que você verá a seguir, há alguns que oferecem dois tipos de titulação. Fique atento!

Conheça alguns dos melhores cursos de graduação atualmente:

Direito

A graduação em Direito dá aos estudantes conhecimentos que os tornam aptos a atuar na área jurídica, a fim de aplicar as normas e leis vigentes em diferentes espaços sociais. A principal finalidade é garantir a ordem das relações dos indivíduos e a coletividade. Após formado, o estudante poderá seguir profissões como advogado, promotor e juiz.

O curso tem duração de 5 anos e confere o título de bacharel. É um dos mais procurados nos vestibulares, sendo bastante concorrido. Um dos motivos é a possibilidade de se alcançar bons salários e contar com um mercado amplo.

Saiba mais sobre o curso de Direito

Administração

Seja qual for o segmento da sociedade, a administração está presente. O curso tem como meta desenvolver as habilidades gerenciais dos estudantes, assim como prepará-los para resolver problemas nas organizações, implementar melhorias e inovações e identificar ameaças ou novas oportunidades de negócios.

Trata-se de uma área de ampla empregabilidade, pois também direciona a carreira para vários outros segmentos, como gestão estratégica, financeira, de pessoas, de negócios e outras. O profissional de Administração poderá trabalhar em qualquer área de uma empresa, podendo se especializar.

O curso tem duração de 4 anos e dá o título de bacharel.

Há, também, opções de cursos tecnológicos na área administrativa, que formam o estudante em carreiras específicas. Exemplos: Gestão Comercial, Gestão Pública e Gestão de Recursos Humanos.

Saiba mais sobre o curso de Administração

Engenharia Civil

Se você gosta de trabalhar com números, a Engenharia Civil pode ser uma opção, pois poderá atuar no desenvolvimento de projetos estruturais e na criação de edificações, tornando-se capaz de projetar, gerenciar e executar obras e construções.

Com duração de 5 anos e titulação de bacharel, a Engenharia Civil prepara os futuros profissionais para atividades em obras e serviços referentes a sistemas de transportes, edificações, drenagem, abastecimento de água e outros aspectos.

Esse curso está sempre em alta, pois o mercado está em constante desenvolvimento e é bastante amplo.

Saiba mais sobre o curso de Engenharia Civil

Pedagogia

O curso de Pedagogia forma educadores para atuar na educação infantil e no ensino básico (fundamental e médio). Além disso, o pedagogo pode atuar em gestão de escolas e coordenação de treinamentos em empresas, entre outras áreas.

O desenvolvimento de metodologias e práticas pedagógicas, bem como sua implementação, são funções atribuídas a um pedagogo.

A duração do curso é de 4 anos e geralmente é oferecido na modalidade de licenciatura. Entretanto, é possível encontrar opções em bacharelado no mercado.

Saiba mais sobre o curso de Pedagogia

Medicina

Um dos cursos mais buscados no vestibular é a Medicina, o que torna o curso mais concorrido do mercado.

Manutenção da saúde, prevenção e cura de doenças, de forma geral, é a missão de quem opta pelo curso de Medicina. A área de atuação é bastante dinâmica, bem remunerada, com novas descobertas e desafios.

É a faculdade que exige mais tempo de estudo – o curso tem duração de 6 anos, mais residência de 2 anos e especialização de 2 anos. Enquanto o curso básico forma o Clínico Geral, é na residência médica que o profissional escolhe em qual área irá se especializar.

Saiba mais sobre o curso de Medicina

Enfermagem

Com duração entre 4 e 5 anos, dependendo da instituição de ensino, o curso de Enfermagem geralmente é oferecido sob o título de bacharelado, mas também pode ser encontrado como licenciatura.

A faculdade de Enfermagem ensina os futuros profissionais a realizar os procedimentos necessários ao atendimento de primeiros socorros, coleta para exames, administração de medicação e auxílio aos médicos em procedimentos diversos.

O curso prepara o estudante para atuar de forma ética e humanizada no cuidado dos pacientes e promoção da saúde individual e coletiva.

Saiba mais sobre o curso de Enfermagem

Ciências Contábeis

A função de contador tem sido, ao longo dos anos, uma das mais importantes no cenário econômico. Mudanças significativas no segmento tornaram mais expressiva essa profissão: a convergência às normas internacionais de contabilidade, a implementação do eSocial, a reforma trabalhista e as eventuais mudanças tributárias.

O curso tem duração média de 4 anos e confere o título de bacharel ao profissional. É uma ótima opção para quem gosta de números e cálculos, pois o mercado para quem faz Contabilidade é amplo, a taxa de empregabilidade é alta e faltam profissionais qualificados para atender a demanda.

Saiba mais sobre o curso de Ciências Contábeis

Psicologia

Estudar a mente e o comportamento humano é essencial para ajudar as pessoas a enfrentarem problemas ou transtornos de ordem psíquica, assim como fobias, pânico, ansiedade e depressão.

O psicólogo estuda o comportamento humano por meio da análise de suas ideias, valores e emoções. Ele procura identificar padrões de comportamento através da observação e interação direta com os pacientes.

Essas são algumas das funções do psicólogo, que ao se graduar ganha o título de bacharel. O curso de Psicologia tem duração de 5 anos.

Saiba mais sobre o curso de Psicologia

Odontologia

Com duração de 4 anos, o curso de Odontologia prepara os futuros profissionais para desenvolver o trabalho de cuidados com a saúde bucal das pessoas.

O dentista também realiza tratamentos estéticos e promove intervenções relacionadas à saúde bucal. Ele está apto a identificar doenças através de exames clínicos, radiográficos e laboratoriais e, a partir do diagnóstico, propor o tratamento mais adequado e receitar medicamentos.

Finalizado o curso, o estudante pode especializar-se em uma das áreas da Odontologia, como Periodontia, Endodontia e outras. O profissional poderá trabalhar em hospitais, clínicas odontológicas, postos de saúde, cooperativas, sindicatos e escolas, além da opção em abrir seu próprio consultório.

Saiba mais sobre o curso de Odontologia

Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem duração de 5 anos. Forma bacharéis e ensina os estudantes a projetar, executar e gerir obras de forma criativa e otimizando as condições do ambiente, considerando funcionalidade e estética.

O arquiteto projeta e desenha espaços urbanos visando melhorar a qualidade de vida das pessoas que nele residem. Por considerar aspectos históricos, culturais e sociais, é um profissional importante para o crescimento, racionalização e humanização das cidades.

O mercado de trabalho encontra-se em expansão no país, em especial no setor de construção civil e no setor público, que tem aumentado a procura por arquitetos.

Saiba mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo

Tecnologia da Informação

A Tecnologia da Informação é uma das áreas mais em alta no Brasil, pois está em constante crescimento. A empregabilidade é alta e os profissionais são bem remunerados.

O curso de Tecnologia da Informação é comumente oferecido na modalidade de cursos de graduação tecnológica, com 2 anos e meio de formação. Nele, os futuros profissionais aprendem a encontrar soluções em hardware, software, redes e bancos de dados, para facilitar todas as atividades relacionadas ao gerenciamento de informações.

Saiba mais sobre o curso de Tecnologia da Informação

Educação Física

Educação Física está disponível em bacharelado ou licenciatura. Enquanto a licenciatura prepara os futuros professores, o bacharelado prepara profissionais para atuar em um campo mais amplo, como pesquisas, equipes médicas e marketing esportivo, por exemplo.

O educador físico tem por objetivo promover a saúde das pessoas através da prática de atividades físicas, acompanhando e orientando as pessoas durante a prática de esportes ou exercícios físicos.

A área de atuação é bastante ampla. O profissional pode trabalhar em clínicas, hospitais, escolas, academias, clubes esportivos e até mesmo em qualquer tipo de empresa, promovendo a ginástica laboral.

Seu público também é bastante variado: crianças em idade escolar, atletas profissionais, pacientes que buscam a recuperação de movimentos, portadores de deficiência física e idosos que necessitam de cuidados específicos.

Saiba mais sobre o curso de Educação Física

Onde encontrar os melhores cursos de graduação do mercado

Agora que você sabe quais são alguns dos melhores cursos de graduação, saiba onde pode encontrá-los:

Os cursos nessas instituições de ensino estão disponíveis nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. É preciso frisar que todas as instituições listadas são autorizadas e reconhecidas pelo MEC.

Você já sabe qual curso de graduação vai fazer? É um dos que estão na nossa lista? Conte-nos qual é e quais são suas expectativas com relação à sua carreira!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin