Descubra quando sai a nota do Enem 2021

Confira quando sai a nota do Enem 2021 e se prepare para ingressar na faculdade

Você irá usar sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se candidatar a vagas na faculdade? Então fique ligado em quando sai a nota do Enem 2021 e não perca os prazos dos programas e universidades nos quais irá se inscrever!

+ Inep divulga as datas de aplicação do Enem 2022

+ MEC divulga os editais do Sisu, Prouni e Fies 2022

Para conquistar uma vaga no curso superior por meio do Enem, não basta fazer suas provas. É preciso tirar uma boa nota e, além disso, se inscrever nos programas e editais que utilizam a nota do exame. E, por isso, é importante saber quando sai a nota do Enem 2021.

Confira aqui informações importantes sobre o Enem 2021, como as datas oficiais, onde acessar os resultados e quais os programas que oferecem vagas no Ensino Superior através do Enem.

Como é a prova do Enem?

o que fazer com a nota do enem 2021O Enem é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), que acontece todos os anos. Em cada edição, milhares de estudantes de todo o país participam do exame, com o objetivo de conquistarem uma vaga no Ensino Superior.

Muitas universidades públicas e privadas utilizam do Enem para selecionar candidatos para ingressarem em seus cursos, e por esses motivos é reconhecido como o maior vestibular do Brasil.

Posso usar a nota do Enem para fazer um curso EaD?

O Enem é formado por duas avaliações: uma redação no estilo dissertativo-argumentativo e uma avaliação objetiva, dividida em quatro provas com 45 questões de múltipla escolha cada.

As provas objetivas são divididas nas seguintes áreas do conhecimento:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e Artes;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Quando foi o Enem 2021?

O Enem costuma ser aplicado em dois dias diferentes, geralmente em dois domingos consecutivos. Devido à pandemia do novo coronavírus, a última edição do Enem, que ocorreria em 2020, foi adiada para o início deste ano.

Confira as datas de aplicação das provas do Enem 2021:

Enem impresso

  • 17 de janeiro: Redação, Linguagens e Ciências Humanas;
  • 24 de janeiro: Matemática e Ciências da Natureza

Enem digital

  • 31 de janeiro: Redação, Linguagens e Ciências Humanas;
  • 07 de fevereiro: Matemática e Ciências da Natureza

Saiba mais: Conheça o cronograma do Enem e não perca as datas

Quando sai a nota do Enem 2021?

Segundo o edital publicado pelo Inep, órgão que organiza o exame, a nota do Enem 2021 será divulgada no dia 11 de fevereiro de 2022, quando os candidatos poderão consultar o próprio desempenho no exame no portal do instituto.

O gabarito oficial foi divulgado três dias úteis após a realização da segunda prova. Desse modo, os candidatos já podem ter uma ideia da sua nota no Enem.

Veja que nota é preciso tirar no Enem

+ Volta às aulas 2022: veja as datas do retorno presencial das universidades

Como consultar o resultado do Enem?

o que fazer com a nota do enem 2021Quando o resultado estiver disponível, o candidato poderá consultá-lo no site oficial do Enem, na sessão  da Página do Participante. Para acessá-la, o usuário deverá informar seu CPF e senha cadastrados na inscrição do Enem.

Além de saber quantos pontos tirou nas quatro provas objetivas e na redação, além da pontuação final, o participante também poderá acessar o espelho da redação, isto é, uma cópia de sua redação com as notas e comentários dos avaliadores, para fins pedagógicos.

Saiba mais: Confira o gabarito oficial do Enem

Onde usar a nota do Enem?

Com o resultado do Enem, você poderá se inscrever nos programas governamentais que oferecem vagas em diversas universidades públicas do país e bolsas de estudo ou financiamento para as faculdades particulares.

Mas atenção! É preciso se inscrever nos programas aos quais pretende concorrer. Fique de olho nos prazos e regras de cada um deles.

o que fazer com a nota do enem 2021Conheça quais são os três principais programas do Governo Federal que utilizam a nota do Enem:

  •  Programa Universidade Para Todos (Prouni): oferece bolsas de estudo do tipo integral ou parcial para candidatos com baixa renda familiar em faculdades particulares de todo o país.
    Saiba mais: O que é o Prouni?
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): ajuda estudantes a pagar a matrícula e mensalidades com financiamento estudantil com juros baixos. O aluno poderá pagar o empréstimo apenas após um ano e meio de formado.
    Saiba mais: O que é o Fies?
  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): usa o resultado do Enem como substituto do vestibular tradicional em diversas universidades públicas do país. Ou seja, o candidato não precisará participar dos processos de seleção tradicionais dessas instituições.
    Saiba mais: O que é o Sisu? 

Além desses programas, muitas instituições aceitam a nota do Enem no processo seletivo de novos alunos. Contudo, cada uma organiza suas próprias regras para isso, devendo o candidato consultar as informações na própria instituição de ensino.

Veja o que fazer com a nota do Enem

Quanto eu preciso tirar no Enem para cada curso?

Com base em anos anteriores é possível estabelecer uma média para cada faculdade. Entretanto, vale a pena lembrar que as notas podem variar de acordo com a região e instituição de ensino. No simulador de

+ Veja a bota do Enem necessária para cada curso

Como a média do Enem é calculada?

A média do Enem é calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nessa metodologia, a  nota final é atribuída não de acordo com o número de acertos e erros, mas, sim, com a coerência das respostas, entre outras

o que fazer com a nota do enem 2021O que é TRI do Enem?

O TRI é uma metodologia que pretende detectar se o candidato “chutou” ou não as questões durante a prova. Para isso, ele separa as questões entre os níveis fácil, médio e difícil, para avaliar se houve ou não coerência nas respostas.

Desse modo, é comum que estudantes com o mesmo número de acerto tenham notas com grandes diferenças.

+ Nota do Enem: como funciona a TRI

Fui mal no Enem, e agora?

Se o seu desempenho no Enem não foi tão bom como você gostaria, não se desespere! Isso porque algumas instituições de ensino superior oferecem bolsas de estudo sem utilizar a nota do Enem.

Algumas bolsas de estudo são de até 80% e você não precisa usar sua nota do Enem nem comprovar sua renda. Demais, né?! Confira:

Saiba mais: Conheça todas as regras do Enem e se prepare para a prova!

E você, já está decidido sobre qual curso fazer e em qual instituição quer se matricular? Conte aqui pra gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin