Entrar em uma universidade pública de qualidade é o sonho de milhões e milhões de brasileiros. Se não precisar encarar o vestibular, então, a realização é completa!
Desde 2010, isso é possível graças ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece semestralmente milhares de vagas em centenas de universidades públicas de todo o País.
Quer saber se você também pode embarcar nessa? Vamos contar tudo o que é necessário fazer para participar do Sisu e conquistar um lugar ao sol no ensino superior gratuito!
Quem pode participar do Sisu?
Os requisitos para se inscrever no Sisu são simples:
- Ter feito a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
- Não ter zerado na redação
O Sisu tem limite de renda?
Não. Qualquer pessoa que cumpra o requisito do Enem pode se inscrever no Sisu, independentemente de sua condição financeira.
O Sisu tem limite de idade?
Não. Basta ter feito o Enem do ano anterior e não ter zerado na redação.
Como funciona o Sisu?
O processo do Sisu é totalmente informatizado e todo feito pela internet. As inscrições costumam abrir em uma terça, encerram na sexta da mesma semana e o resultado já sai na segunda-feira.
O candidato não precisa digitar suas notas no Enem, basta inserir seu número de inscrição e senha.
Entenda como funciona:
- O Ministério da Educação (MEC) divulga o edital do Sisu, com as regras (que não costumam mudar entre as edições) e o cronograma do processo seletivo.
- Os candidatos se inscrevem no site oficial do Sisu, usando seu número de inscrição e senha do Enem mais recente.
- O sistema mostra as vagas disponíveis e os candidatos devem escolher duas opções de curso, universidade, campus, turno e modalidade de concorrência (cotas o não).
- Enquanto durarem as inscrições, os participantes podem consultar as notas de corte parciais e modificar suas opções.
- As inscrições são encerradas.
- O Sisu seleciona os candidatos mais bem colocados no Enem que disputam vaga no mesmo curso, universidade, campus, turno e modalidade de concorrência.
- Os selecionados devem fazer a matrícula na universidade dentro do prazo previsto pelo cronograma do Sisu para garantirem a vaga.
- O Sisu abre o processo de lista de espera para ocupar as vagas remanescentes.
Como funcionam as notas de corte do Sisu
Existem dois tipos de nota de corte do Sisu:
- Nota de corte parcial: é calculada diariamente, em função do desempenho no Enem dos candidatos inscritos em um mesmo curso, turno, modalidade de concorrência, universidade e campus. Serve para dar aos participantes uma ideia da pontuação aproximada para passar. Ela muda ao longo do processo e não garante a vaga ? tem caráter apenas informativo.
- Nota de corte final: é calculada após o encerramento das inscrições e não muda mais. Corresponde à pontuação no Enem do último candidato que conseguiu passar para determinado curso, turno, modalidade de concorrência, faculdade e unidade.
É super importante consultar as notas de corte parciais. Com elas, dá para saber se vale a pena tentar vaga em outro curso ou se existe chance de passar no escolhido. Você pode mudar suas opções quantas vezes quiser enquanto as inscrições estiverem abertas. A seleção final vai considerar sempre a última opção salva no sistema.
Que nota preciso tirar no Enem para passar no Sisu?
Devido ao funcionamento das notas de corte, que mudam a cada edição e dependem de fatores como a procura por aquela universidade ou curso e o desempenho dos participantes que disputam a mesma vaga, não existe um desempenho fixo no Enem que garanta passar no Sisu.
Porém, sabemos que o processo é bastante disputado. Em universidades de renome e cursos muito procurados, como Medicina, Engenharia e Direito, as notas de corte chegam a superar os 800 pontos.
A maioria das vagas ofertadas exige nota superior a 600 pontos para passar.
Alternativas ao Sisu
Muita gente quer entrar na universidade pública pelo Sisu, mas nem todos conseguem. A oferta de cursos, apesar de extensa, pode não contemplar a graduação que você busca, ou ficar muito longe da sua casa.
Por isso, é legal conhecer outros processos seletivos que também usam a nota do Enem. Dois deles são destinados à população de baixa renda e acontecem após sair o resultado do Sisu. Confira:
Programa Universidade para Todos (ProUni)
Usa a nota do Enem mais recente para classificar candidatos a bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades privadas bem avaliadas pelo MEC. Acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. Para participar é obrigatório ter feito o Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. O ProUni tem um teto para a renda familiar mensal, que não pode ultrapassar três salários mínimos por pessoa. É preciso ainda se encaixar nos critérios de formação: não ter diploma de nível superior e ter feito todo o ensino médio em escola pública (ou em escola particular como bolsista integral). Pelo ProUni são distribuídas bolsas em cursos presenciais e a distância em todo o Brasil.
Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)
Usa a nota do Enem para classificar candidatos a um financiamento estudantil bancado pelo Governo Federal. Os juros são mais baixos do que os praticados no mercado e o prazo para pagamento da dívida é longo. O FIES exige renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa. O candidato precisa ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.
Ingresso direto
Se você não se encaixa nos requisitos do ProUni e do FIES, pode entrar com sua nota do Enem em inúmeras faculdades privadas sem precisar fazer vestibular. É o chamado ingresso direto. As regras de utilização do desempenho no Exame variam entre as instituições, assim como os cursos disponíveis. Verifique o edital do processo seletivo via Enem da faculdade de seu interesse.
Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores que aceitam a nota do Enem para ingresso direto, participam do ProUni e oferecem vagas no FIES:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)
- Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) ? em Minas Gerais
- Faculdade Unime (UNIME) ? na Bahia
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Centro Universitário UNIBTA
Veja também:
Saiba que nota você precisa tirar no Enem para passar no Sisu
Você cumpre os requisitos para participar do Sisu? Vai tentar uma vaga em qual curso? Conte para a gente aqui nos comentários!