Auto Conhecimento

Escolha da Profissão Certa: 7 Dicas Rápidas !!

Você está tendo dificuldades para escolher uma profissão ? Escolher a carreira certa não é uma tarefa fácil. Siga os nossas sete dicas e se decida melhor !!

A Escolha da Profissão Certa

Escolha da Profissão Certa: A Maioria dos Jovens se diz indecisos...

Se você está prestes a fazer o vestibular e está se sentindo mau por não conseguir se decidir entre as profissões não fique chateado: isso é mais comum do que você imagina !!

Pesquisas apontam que a maioria dos jovens tem dificuldade para escolher uma profissão.

Conflitos, indecisão, falta de orientação adequada, falta de auto-conhecimento… muitos podem ser os motivos.

Para ajudar os indecisos a fazer a melhor escolha, preparamos um guia rápido com algumas dicas que podem ajudar na escolha da melhor profissão, siga os nossos passos, pense bem e boa sorte:

1. Se Informe Sobre as Profissões e Carreiras

Antes de mais nada, antes de começar a pensar em escolher uma profissão, procure conhece-la muito bem.

É interessante eliminar os mitos e conhecer a verdadeira realidade das profissões. É importante conhecer o que o profissional faz no seu dia a dia, qual a sua área de atuação, como está o mercado para a profissão, como é o curso, etc…

Se você está em dúvida entre duas ou mais profissões, conhecendo a todas elas fica mais facil realizar a escolha da profissão que tem mais o seu perfil.

2. Converse com Profissionais Formados

Agora que você já se informou sobre a parte teórica da profissão, procure também conversar com profissionais formados para conhecer a parte prática. Se você quer fazer o curso de medicina, por exemplo, visite os hospitais, visite as clínicas, observe a rotina dos médicos e se possível faça perguntas para os profissionais.

Quando estiver escolhendo a sua profissão lembre-se, todas as profissiões tem o seu lado positivo e o seu lado negativo: medicina pode ser uma carreira linda, que salva vidas e cura doenças, mas vai exigir um grande esforço e sacrifício do médico que tem que estudar durante vários anos e que muitas vezes tem que deixar a sua casa e família para atender emergências. A escolha da profissão certa depende muito do estilo de vida que você quer levar.

3. Escolha com Calma a sua Profissão

A escolha da profissão certa deve ser muito bem pensada, deve ser uma decisão tomada com calma. Não é interessante deixar para a ultima hora, não é inteligente escolher na hora de preencher a ficha do vestibular. Pense muito bem sobre o assunto.

Claro, nada é pra sempre, uma escolha profissional também não precisa ser, há muitos casos de pessoas que trabalham anos em uma profissão e posteriormente abandonam tudo para começar uma carreira nova.

De qualquer modo, mesmo que você possa mudar de carreira posteriormente, não vale a pena perder tempo fazendo um curso que você não gosta. Por isso quando for escolher sua profissão pense muito bem.

4. Conheça bem suas Áreas de Interesse ( Profissional e Pessoal )

Auto-conhecimento é uma das chaves para o sucesso na vida em geral, com a escolha da profissão certa, não é diferente. Procure conhecer bem a sí mesmo, procure listar os seus principais interesses, talentos e defeitos.

Liste quais são as suas atividades preferidas no tempo livre, liste os tipos de filmes que você mas gosta, os assuntos que mais gosta de conversar e as suas principais qualidades. Liste também o que você não gosta de fazer, quais situações te deixam constrangido e também quais são os seus principais defeitos ( não adianta, todo mundo tem seus defeitos ! ).

Ter um bom conhecimento sobre sí mesmo, com certeza irá ajudar na escolha da profissão certa.

5. Teste a sua Afinidade com a Profissão

Para poder ter certeza que está fazendo a escolhar da profissão certa, procure toda a orientação que puder. Faça um teste vocacional, procure orientação de psicólogos e profissionais vocacionais e leia, leia muito sobre a área que quer estudar.

Procure conhecer o que está acontecendo no universo da sua profissão, se você quer fazer ciência da computação por exemplo, faça uma pesquisa sobre as novas técnicas de programação, sobre os novos computadores que estão surgindo, sobre as novas empresas que estão despontando, etc…

Quanto melhor você conhecer do universo da sua futura profissão, mais você saberá se tem afinidade com a área.

6. Vestibular não é o Fim do Mundo

Momentos importantes da vida como o vestibular, sempre causam medo e ansiedade mesmo, é preciso ter controle.

O vestibular como muitos momentos, é um fato inevitável, se você quer começar uma carreira de sucesso deve encara-lo. Por isso aceite o fato e faça o que tem que ser feito: estude.

Claro, estudar é importante, mas tudo também tem o seu peso: não deixe também de fazer atividades extras tais como se divertir fazendo o que você mais gosta e cultivar os seus hobbies. Deixe também sempre um tempo para o descanso.

7. Não se Deixe Levar: Escolher uma Profissão só Depende de Você

Nem sempre as melhores intensões levam as melhores escolhas. Não são raros os casos em que pais, amigos ou parentes acabam influenciando na escolha de uma profissão. Essas pessoas, em geral tem excelentes intensões, mas não cabe a elas escolher: a última palavra deve ser sempre sua !!

É muito comum encontrar alunos que abandonam a faculdade porque não se identificam com a profissão escolhida, a maioria desses casos ocorre justamente porque a escolha do curso foi feita com base na influência de outras pessoas.

Na hora de escolher uma profissão, nunca se deixe levar por comentários ou qualquer tipo de influência, a não ser a influência de você mesmo.

A carreira é sua, o sonho é seu, a escolha da profissão certa, só cabe a você.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Auto Conhecimento

Os Signos Chineses e os Tipos de Personalidade

Os Signos Chineses e os Tipos de Personalidade

Os Chineses sempre acreditaram que os Astros tinham uma forte influência em suas vidas. Conheça os Signos Chineses e os tipos de personalidade relacionados a cada um.

O Limite do Autodidata

O Limite do Autodidata

Embora aprenda mais rápido, o autodidata encontra barreiras pela falta de títulos. Certo ? Errado ? Vamos abrir a discussão !

Os 7 Tipos de Inteligência: de que Tipo é o seu Cérebro ?

Os 7 Tipos de Inteligência: de que Tipo é o seu Cérebro ?

Você se considera inteligente ? Conheça os 7 tipos de inteligência e descubra qual deles é predominante em você.

 
 
 

Comentários:

  1. Joel Ramanan da Cruz

    Creio eu que quero seguir a carreira de dentista, medicina ou astronomia’…
    Medicina e dentista porque gosto muito sobre a anatomia Humana…Astronomia porque gosto de estudar sobre esse nosso infinito universo…
    …Este site está demais…
    …Estou na oitava série do ensino fundamental e já estou “preocupado” com o meu futuro…Este site me ajudou, estou muito grato.
    Muito obrigado!!!

    Joel R. da Cruz, Novo Paraíso/RR.

  2. Matthias

    Concordo plenamente: o auto-conhecimento, principalmente sobre seus talentos, é fundamental para o sucesso na carreira. Porem, a maioria das pessoas tem grande dificuldade em encontrar palavras que definam seus pontos fortes, muitas vezes usando frases simples como: “eu lido bem com pessoas”. Além disso, ainda temos aqueles que confundem conhecimentos com pontos fortes, tal como, achar que, saber falar inglês, por exemplo, seja um talento.

    A boa notícia é que existem boas ferramentas e testes on-lines para descobrir os talentos. Visite o meu site para saber mais.

    • Julio Cezar

      Matias,
      Procurando boas informações para orientar minha filha a começar a pensar para melhor definir a profissão a ser escolhida, vi sua sugestão para visitar o seu site.
      Qual é o site?
      Grato pela atenção.
      Julio Cezar

  3. Pedro Addler

    Olá Joel

    Que bom que você gostou do nosso portal :P !! Nossa equipe fica muito satizfeita.

    Você pelo visto tem interesses bem variados, quanto a isso não se preocupe !! Com o passar do tempo você vai ficar mais maduro, vai se conhecer melhor e vai tomar uma melhor decisão para a escolha da profissão certa.

  4. Pedro Addler

    Olá Matthias

    Realmente, pouca gente se dá conta do poder que o auto-conhecimento pode trazer. Quem se conhece melhor, controla efetivamente a própria vida. O auto-conhecimento trás grandes benefícios para realizar a escolha da profissão certa, para subir na carreira e também na vida pessoal.

    Fico muito satisfeito, como psicologo, que você concorde com a nossa pesquisa é um elogio muito positivo, vindo de um profissional sério como você.

    E visitem realmente o site do Matthias (www.descubrateustalentos.com.br/site/) tem um conteúdo muito bom !

    • Anderson

      Só gostaria de fazer uma pequena correção no texto que lista os setes passos da escolha certa de uma profissão, logo no começo está escrito:”Se você está prestes a fazer o vestibular e está se sentindo MAU por não conseguir(…)” o “MAU” seria escrito com “L” e não com “U”, ficando: “Se você

  5. Michel

    Olá!
    Tenho 21 anos e em 2008 iniciei o curso de ciência da computação, quando cheguei na metade do segundo semestre desisti porque não me identifiquei com o curso e também com a turma. No segundo semestre de 2009 tentei mais uma vez o mesmo curso, porém acabei desistindo novamente.

    E agora mais um ano se inicia e tenho que fazer essa escolha, isso tem me incomodado muito, e até mexido muito com meu lado emocional, pq eu já anilisei vários cursos, me animei com alguns, mas ainda fico em dúvida. o último que eu analisei pra ver se me identifico é o curso de psicologia, mas não sei se é um bom curso pra uma pessoa que é um tanto reservada e fala pouco, mesmo tendo paciência e saber ouvir as pessoas.

    Fiz o teste vocacional do site e o resultado é que tenho um perfil de uma pessoa em busca do prazer – realização e satisfação pessoal. Alguns dos meus medos são escolher uma profissão que não me dê uma boa remuneração e também não conseguir desenvolver um bom trabalho naquela área. Se alguém puder me dar uma orientação, sobre como fazer escolha da profissão certa ficarei grato.

  6. Pamela Rodrigues

    eu descobri o site sem querer, procurando a diferença entre biomedicina e biotecnologia.
    estou lendo vários artigos e gostando muito! parabéns! acabei de ir para o 3º ano do médio, estou em dúvida entre biomedicina e biotecnologia, porque gosto bastante de biologia. mas ainda não me imagino em um laboratório! tenho pouco tempo agora, mas o site tem dicas ótimas!
    Sucesso!

    • Maria Carolina

      Pamela, eu estou terminando o curso de biomedicina e estou indo para medicina. Se quiser conversar sobre o curso…

      • raiza

        maria adoraria conversa com voçe sobre biomedicina estou querendo cursar mais tenho muitas duvidas,se voçe puder me ajudar?!

  7. carine

    Olá Pedro Addler gostei muito do site que me ajudou tirar as minhas duvidas eu tenho 17 anos eu decidir fazer medicina sempre gostei de comhecer pessoas novas e também é de familia 3 são emfermeiros minha Mãe,tio,e tia muito obrigada por ter tirado minhas dúvidas na escolha da profissão certa.

  8. Janaína

    Estou amando o site. Comparo ele como um tesouro, pois tem ótimas informações… Estou começando a le-lo agora, mais quando mais “fusso” mais me intrigo.

    É muito bom saber que exitem pessoas que realmente não sí importam com sigo mesmo e compartilham as informações que tem e, principalmente a respeito de carreira, que é uma questão um pouco complicada mesmo pra nós jóvens mesmo.

  9. Pedro Addler

    Oi Pamela

    Muito Obrigado :P !! Fico feliz que você tenha encontrado as respostas pra algumas das suas dúvidas aqui no Guia da Carreira !!

    A escolha da profissão certa deve ser muito bem pensada e feita com calma, você acabou de entrar no 3° ano ainda vai ter bastante tempo para pesquisar o assunto.

    Nunca se esqueça: informação nunca é demais continue se informando sobre as carreiras, qualquer dúvida é só comentar !!

  10. Thaís

    Olá, tenho 16 anos e estou extremamente preocupada com a escolha da profissão certa. Quero algo que eu goste, e que é claro, seja um curso que esteja em alta. Estou em dúvida em algo relacionado a tecnologia ( mesmo não sendo muito habilidosa na área de exatas) ou então Direito – promotoria judiciária – pois acho que tenho uma habilidade imensa com comunicação. Mas não conheço muito as especialidades de ambas as áreas. E gostaria de ajuda para conhecê-las melhor e também dicas de empregos que são bem remunerados atualmente e que prometem se destacar amanhã.

    Agradeço desde já!
    Abraços,

    Thaís.

  11. Sara

    Boa Noite..
    Eu tenho 17 anos e irei prestar vestibular esse ano mas está muito perto de chegar o dia e ainda não consegui me decidir sobre a escolha da profissão certa.

    O site está me ajudando bastante,mas ainda tenho dúvidas pois estou muito ligada à Medicina e Veterinária pois é o que gosto de verdade,mas penso muito em Direito afinal nessa área tem muitos concursos e eu tenho uma meta além de fazer o que gosto,que é estabilidade financeira.

    Bom queria sua ajuda para me informar se existi tambem bastante concursos na área que realmente gosto,medicina e medicina veterinária e se poderia apontar alguns exemplos…

    Muito obrigada ficarei grata se puder me ajudar,apesar do site já ter me ajudado bastante..Amei tudo

  12. escolhes um trabalho que goste e nao teras que trabalha ne um dia da tua vida.

  13. Pedro Addler

    Olá Thais

    Você parece ter interesses bem variados, realmente esse fator dificulta a decisão na hora da escolha da profissão certa.

    Para poder se decidir melhor recomendo que você faça um Teste vocacional ( aqui no Guia mesmo temos um !! ).

    Outra dica que dou é procurar se informar sobre a carreira de Administração de Empresas, em geral, pessoas de interesses variados se identificam muito com essa carreira.

  14. Faby

    O site está ótimo, mas estou muito indecisa, estou no primeiro semestre de Engenharia da Computação, optei pelo curso por pensar na parte financeira, mas não estou gostando do curso (pra ser sincera não estou gostando das exatas) e estou muito preocupada pois não tenho um grande sonho ou aptidão que torne mais fácil a escolha da profissão certa.

  15. silene

    Olha Pedro Addler,tenho 26 anos estou muito preocupada pois não consigo me decidir em qual área deve prestar vestibular estou em duvida entre administração e biomedicina as duas me facinam se vcs puderem me ajudar eu ficarei muito agradecida,sou uma pessoa que gosta mutio de liderança e também de pesquisas……abrigada

  16. Camila R.

    Parabens pelo site!!!!!
    As informações sao muito bem esclarecidas, estou para entrar na faculdade, e esta me ajudando muito a confirmar minha decisão sobre a profissão mais adequada!

  17. Leandro Lima

    Boa noite!!
    Parabens pelo site!!
    mateiral muito bom!!

    Bom eu estou cursando Administração de Empresas, gosto vejo que é legal e interessante mas as vezes me da vontade de desenhar de tentar criar objetos,etc

    Fiz os testes vocacionais e em 1 lugar deu arquitetura e 2 ADm porém tenho duvida em qual me aprofundar em qual me apegar.
    Não tenho muita facilidade com calculos.
    muito obrigado e parabens pelo seu trabalho.

  18. Barbara

    Gostei muito do site! Parabens…mas gostaria que vcs falassem da Engenharia de Controle e Automação.
    Pois tenho duvidas entre ela e a Engenharia Elétrica.
    Agradeço desde já.

  19. Brenda Lee

    Olá, este é meu ano de vestibular e estou muito indecisa em que carreira seguir. Gosto muito das áreas biológica e humanas. Penso em biologia, serviço social e artes plásticas, mesmo q eu não encontre relações! Mas, o que mais me preocupa é o fato de eu ter sempre a certeza de que iria ser pediatra e agora mudei de idéia, nao quero mais cursar medicina e não sei ao certo o motivo, acho que é o medo de dedicar-me muito e esquecer de “viver”. Essa indecisão está tirando-me a paz!

  20. Thais

    Ola,
    Meu nome é Thais, tenho 17 anos e ainda não tenho a mínima idéia da profissão a seguir, a um tempo atrás eu nem ao menos queria fazer faculdade.Uma coisa curiosa disso tudo é que sempre dizia que “Administração” eu não faria jamais, já hoje “EU SEI QUE VOU ACABAR FAZENDO… e não porque eu goste da área, mais porque eu sei que vou me dar bem nela, é algo que vem de dentro, Estranho?? Também acho…
    Descobri que estava mais perdida que cego no tirotero, quando eu me vi dando uma palestra sobre universidades públicas e a escolha da profissão, se nem ao menos eu sabia oque iria fazer como dar dicas as pessoas? Tenho certeza que minha área é Humanas, com relação a isso eu nem discuto.

    A escolha da profissão para a maioria dos jovens é umas das decisões mais difíceis de se tomar,o site dá excelentes dicas aos indecisos e melhor que isso traz informação, e o melhor desse tipo de informação citado, é a pesquisa, a busca de conhecimento, posso citar também qua antes da escolha deve-se observar a grade curricular do curso pretendido, e aí segue mais uma dica, mesmo não se identificando com o curso é sempre bom terminar oque se começou, pois ainda existe a Pós e com ela vem um mundo inteiro de possibilidades e caminhos diferentes.

    Parabéns pelo Artigo, tenho certeza que ja ajudou muitos jovens nessa difícil decisão.

    Att,
    Thais

  21. Natacha

    Parabéns pelo site,gostei muito da diversidade de informações que posso encontrar;

    Olá, meu nome é Natacha tenho 17 anos estou no terceiro ano do ensino médio,

    Sempre me interessei por psicologia com a intenção de ajudar as pessoas com os seus problemas e conhecer melhor o ser humano fascinei-me quando conheci a historia de Sigmund Freud, comecei a pesquisar,ver vídeos, e procurar guias de profissões para saber mais a respeito da profissão,sou muito insegura quando o assunto é meu futuro,
    Acredito que daqui alguns anos quando eu já estiver formada o mercado de trabalho estará diferente, li que sempre em clinicas os psicólogos são os primeiros a ser mandados embora quando tem aqueles cortes não sei se isso é verdade, meu sonho é trabalhar em clinicas como psicóloga, sei que tem diversas áreas para atuar, mas essa é a que mais me atraiu,

    De uns tempos pra cá comecei a desanimar, pq o mercado de trabalho para psicologia não esta em alta, tenho medo de depois de me formar ficar sem emprego, ou ter uma frustração pessoal, tbm fiquei sabendo que os psicólogos não são bem remunerados no salário, por favor não me entenda mal, mas acredito que uma pessoa que estuda e se dedica em algo com paixão e não tem o devido valor ou acaba indo trabalhar em uma área completamente diferente da qual estudou acaba ficando flustrado e desmotivado com sua profissão pq ninguém vive só de paixão pelo trabalho isso não deixa de ser importante mas temos que sobreviver ,criar uma familia e ter dinheiro para isso, gostaria muito que o senhor me aconselhasse sobre essa profissão, e como o senhor acha que estará o mercado de trabalho daqui alguns anos?e que conselho o senhor me da para ter certeza que essa é a profissão que quero levar pro resto da vida?

    Aguardarei sua resposta,

    Muito obrigada pela atenção.

  22. Eduardo

    Olá, estou na 7ª série, e desde cedo penso em que fazer, mas a cada pouco tempo eu mudo de idéia, mas são sempre as memos cursos: arquitetura, jornalismo, ciências contábeis, engenharia elétria, engenharia mecânica, cinema e medicina, não sei o que fazer, pois são de áreas muito diferentes, mas são sempre as mesmos, mas será que até lá eu já não mudo de idéia?

  23. Pedro Addler

    Olá Silene

    Você está dividida e tenho uma má notícia pra você :P !! Como você gosta tanto de liderar quanto de pesquisar você tem vocação para as duas carreiras !! Vai ser difícil pra você fazer a escolha da profissão certa.

    No entanto, a sua inclinação para pesquisa faz com que você tenha mais talento mesmo é para a área científica ao invés da área de gestão, por isso, por pouquíssima diferença, recomendo que você escolha Biomedicina.

  24. tacilia

    desde a 7º classe me impressionei com a disciplina de quimica. termineio eansino medio e a até agora gosto dela qro seguir quimica industrial na faculdade só na minha região não tem essa faculdade por favor me ajjudem .pensei em fazer um outro curso q é geologia como uma opção e é o q tem na miha localidade.mas gosto mesmo é de quimica.

    • Pedro Addler

      Olá Tacilia

      Realmente não vale a pena fazer uma faculdade só porque ela fica perto de casa ou fica mais fácil, o que devemos mesmo é buscar os nossos verdadeiros objetivos, se você gosta mesmo de química é esse curso que você tem que fazer, esse princípio é uma das bases para podermos escolher a profissão certa.

  25. Pedro Addler

    Olá Brenda Lee

    Realmente, quando vamos fazer a escolha da profissão certa para nós temos que levar em conta todos os aspectos e realmente a medicina vai exigir uma boa dose de dedicação da sua parte.

    Entre as 3 carreiras que você citou acredito que a Biologia seja a de maior afinidade com você.

  26. Pedro Addler

    Olá Natacha

    Realmente a escolha da profissão certa não é uma tarefa fácil e em geral as pessoas erram algumas vezes até acertar, algumas infelizmente nunca acertam…

    Pelo que pude ver você é uma pessoa bem responsável pois se preocupa com seu futuro e já leu bastante sobre o assunto de psicologia que é a carreira que você mais gosta.

    Eu sinceramente acredito que a área de psicologia é uma das mais importantes que existem, por isso mesmo eu a estudei, se você tem afinindade com esse assunto recomendo fortemente que você faça a faculdade sim.

  27. Pedro Addler

    Olá Eduardo

    Primeiramente parabéns viu !! Se preocupar com a escolha da profissão certa com a sua idade só indica que você é um menino muito inteligente.

    Em relação a escolha em sí, não se preocupe muito por enquanto não, você ainda não tem experiência e nem vivencia para tanto, por enquanto vá apenas se informando e formando sua opinião.

    Para poder te ajudar, não esqueça de fazer o nosso teste vocacional, com certeza ele te dará boas dicas.

  28. Adriana

    terminei a faculdade de direito em 2004,já fiz duas pós graduações e tentei alguns concursos na área, mas sem sucesso, tentei a OAB e desisti, estou muito insatisfeita com o curso que fiz, pois não sou absolutamente nada. Gostaria de migrar para outra profissão,mas fico com pena de larar tudo que já fiz, mas parece que não gosto do que faço. Estou desesperada, pois a idade vai chegando e ainda não ingressei no mercado de trabalho e não sei o que mais me identifica comigo. Gosto da área biomédica, mas fazer o vestibular para medicina é complicado, concorrido e a faculdade é muito cara, tb gosto de nutrição , mas minha cidade não tem o curso, não posso sair daqui pois sou casada e tenho uma filha. O que faço? Perco anos de estudo e gasto ou migro para outra área para me sentir mais feliz?

    • Pedro Addler

      Olá Adriana

      Em primeiro lugar, tudo o que a gente faz, até mesmo o que fazemos errado, nada é perdido… no fundo tudo vira experiência de vida.

      O tempo que você gastou no curso de direito não foi perdido !! Você aprendeu coisas, conheceu pessoas e expandiu seus horizontes.

      Mas como você disse, na escolha da profissão certa, o importante é mesmo ser feliz, jogue tudo pro alto !! Tente sim fazer Medicina e Nutrição que você gosta, só assim você será completamente feliz.

      • Nathália Freitas.

        Olá, meu nome é Nathália e este ano irei cursar o primeiro ano do ensino médio, e desde já queria me preparar, uma vez que quero fazer faculdade numa universidade federal, mas eu não tenho certeza se realmente tenho o perfil para a profissão a qual eu estou interessada atualmente, que é a Medicina. E o engraçado é que antigamente eu dizia que eu nunca, jamais cursaria Direito ou Medicina e hoje são justamente os cursos que mais me agradam. Sei que as duas são de áreas bem diferentes, pois de um lado eu gosto muito de debates, de fazer com que as pessoas acreditem no que eu falo, mas por outro lado eu tenho a profissão mais nobre, a de salvar vidas, aquela que ajuda as pessoas. No momento estou mais interessada em Medicina, passo horas fazendo pesquisas e lendo sobre o assunto, sei que é uma profissão que exerce muito da pessoa, e que se eu for mesma segui-la sei que vou estudar pelo resto da vida, pesquisando, pois acredito que a cada dia a medicina se renova e eu acho isso tão fascinante. Se eu me formar realmente em medicina pretendo me especializar em Anestesiologia e também em Medicina Intensiva, acho ambas as áreas importantes dentro da profissão, e no estado onde eu moro (Rondônia) há uma escassez na área de Anestesiologia, o que já me abre portas. Muitas pessoas acham que eu não vou conseguir seguir a profissão de médica, mas é isso que me dá mais força pra encarar a medicina, já outras me dão total apoio falando que eu realmente tenho muito haver com o perfil de médica, uma vez que sou vista como uma adolescente séria, responsável e determinada, e as vezes até como uma pessoa fria. O teste de personalidade me ajudou bastante eu o fiz duas vezes a primeira deu Racionais, da segunda Guardião. Acho que sou um pouco dos dois. Eu não sei se Medicina é mesmo a profissão certa pra mim, e sou muito insegura na hora de tomar algumas decisões porque um dos meus maiores medos é de me decepcionar, de errar, de não saber a escolha da profissão certa. Espero que você me ajude de alguma forma. Agradeço desde já pela atenção.

        • Pedro Addler

          Olá Nathália Freitas

          É assim mesmo !! Todas as pessoas, pelo menos a maioria, tem 2 tipos de personalidades dentro de sí, por isso você caiu em Racionais e Guardiões.

          Esse fato, por sinal, nos dá boas dicas sobre a sua escolha da profissão certa, porque os Guardiões são um tipo de personalidade que tem tudo a ver com Medicina.

          Aliás, arrisco dizer que seu tipo de personalidade principal é Guardião, afinal você é
          séria, responsável e determinada, mais uma vez características positiva na escolha da profissão certa como Medicina para você.

          Mas é assim mesmo viu, receber apoio das pessoas é importante ainda mais para a escolha da profissão, mas nem sempre você vai ter, de qualquer forma lute !! Lute pelo seu sonho de ser médica, o Brasil precisa de gente boa como você :D

  29. Mariana

    Pedro Addler, parabéns pelo site – pelas informações nele contidas.
    Bom, eu tenho 17 e finalmente, concluí o Ensino Médio. Olha, desde sempre me interessei pelas área de Biológicas, sendo que já pensei em ser pesquisadora – “cientista”, veterinária, bióloga e agora, no meio do ano.. acho que depois de muito assistir a Dr. House e ouvir reclamações com relação a biologia acabei por optar por medicina, entao em todas as universidades que prestei vestibular esse ano tiveram como primeira opção medicina e segunda biologia. No entanto, eu não passei em 3 delas, ainda falta 1, mas já imagino que meu ano de 2011 será num cursinho, estudando tudo de novo e com mais afinco, porém, não tenho mais absoluta certeza se é mesmo medicina que quero.. pois, desde que li meu primeiro livro de Sidney Sheldom me veio a vontade ousada de exercer o Direito, ser uma promotora. Tive medo e abafei a ideia por não me achar aptar para defender ou acusar – falar, ter uma boa retórica – mas meu primo que cursa direito disse que isso se constrói com o tempo, e o que importa mesmo não é persuasão, mas conhecer as leis e convencer o juiz.. isso me renovou a esperança, e fez criar força para optar do nada por direito, mas ainda tenho medo de estar fazendo tudo errado, pois eu sou ótima em biologia e química. Algum conselho para a escolha da profissão certa ? Espero sua resposta.

    • Pedro Addler

      Olá Mariana

      Realmente várias influências vem batendo na sua cabeça e influenciando a sua escolha pela profissão certa: Doctor House, Sidney Sheldom e até mesmo seu primo :P !!

      Como você acabou de terminar o Ensino Médio e está começando um cursinho agora, recomendo que dê um tempo.. isso mesmo !! Pare de pensar por um tempo na escolha da profissão certa.

      Dê esse tempo e deixe rolar, a medida que você for amadurecendo a idéia será mais fácil fazer a escolha da profissão certa, não esquente tanto a cabeça com essa questão.

      De qualquer modo, fique atenta a área de Ciências Biológicas, afinal você é boa em Biologia e Química, provavelmente é nesta área que você encontrará a sua profissão certa.

  30. douglas

    eu queria uma dica pois eu não sei pra onde ir..eu não queria seguir a carreira escritório, sempre gostei de aventura e ar livre..mas carreiras com essas caracteristicas não conheço e não sei “se da futuro”..eu sinceramente não sei oque fazer,eu tenho 17 anos e preciso escolher logo a profissão certa para começar aestudar… se puder me responder via email,para que eu possa estar tirando umas dúvidas..me ajudaria muito..gostei muito do portal,parabéns

    • Pedro Addler

      Olá Douglas

      Entendo seu perfil, pelo visto você é aventureiro.

      Para você fazer a escolha da profissão certa para você, acredito que você deve escolher alguma profissão relacionada a pesquisa, que vai permitir que você “saia a campo” atrás de materiais.

      Como boas opções você tem Ciências Biológicas, Zootecnia, Agronomia e também Jornalismo.

      Faça o nosso Teste Vocacional, Teste de Personalidade e dê uma boa olhada se estas profissões saírem no seu resultado.

  31. Bruna F.

    Parabens pelo site! ele me esclareceu muitas duvidas.
    mais eu quero mesmo é se engenheira, mais a matematica é que complica, ja conversei com profissionais da area e todos disse que é muito dificil(ja que eu sou pessima em calculos”^^) ja eu desenho projetos muito bem.
    sera que em engenharia o mercado é melhor que arquitetura(digo mais facil de conseguir projetos)? so esse é meu medo(ja a matematica depois dou um jeito ¬¬)

    • Pedro Addler

      Olá Bruna F.

      Pelo que pude entender você está em dúvidas na escolha da profissão certa entre Engenharia Civil e Arquitetura hã !!

      Como você é ruim em Matemática e boa em desenho, você não tem o perfil de Engenheira, você tem o perfil de Artista, com este perfil, recomendo que você como a sua profissão certa escolha Arquitetura :)

      • Ivan

        Pedro atualmente faço o curso de Eng. de Produção, mais axo que não tou gostando muitdo, não sei se é porque ainda tou no primeiro semestre, mais já penso em desistir e o pior é que não tenho a minima ideia de qual profissão seguir.

  32. beatriz

    Olá, eu tenho 18 anos e prestei o vestibular e passei para farmácia e para designe de moda, s´que desde pequena sonho em ser uma executiva de muito sucesso e bem sucedida , mais me mudei de cidade e aquí onde estou me apaixonei por medicina mais fiquei doente e de tanto ir ao hospital(estou com um ano de tratamento)enjoei de tudo que lá se encontra, ja tinha até decidido por medicina mai com tudo isso estou assim doida!!! então pensei em Direito já que sou muito boa tabém em ciencias humanas !! já fiz mais de 7 testes vocacionais e nunca dão certo pra escolha da profissão certa. o que sei é que quero ganhar bem pra ajudar minha familia. grata me respondam por favor!!

    • Pedro Addler

      Olá Beatriz

      Embora seus desejos de “ganhar bem e ajudar a família” sejam nobres esse não deve ser o seu foco, lembre-se satisfação pessoal deve vir sempre na frente do dinheiro :D isso deve sempre ser levado em conta na hora da escolha da profissão certa.

      Você parece bem confusa, talvez por causa da sua pouca idade, mas não se preocupe é assim mesmo, a medida em que crescemos nossas idéias vão se clareando.

      Por enquanto, a melhor dica que posso dar a você para fazer a escolha da profissão certa é continuar lendo e pesquisando, procure saber cada vez mais sobre as profissões, só assim você terá conhecimento e conteúdo suficiente para decidir.

  33. João Marcos

    Bom dia.
    Conclui o ensino médio ja faz um ano e ainda estou pensando no que fazer. Este site me ajudou muito.
    Penso em fazer engenharia porém penso que o curso deve ser um pouco complicado.
    Sou grato as informaçoes anexadas a este site.

  34. giselle

    oi!gostaria de fazer bionedicina ou ciencias biologicas,mas to com muito medo,pos não gosto de quimica o que devo fazer?

  35. Alexandre

    Oi Pedro ;)
    Tenho 16 anos e estou no segundo ano.
    Descobri seu site hoje no Google, tentando descobrir carreiras em humanas, e já li bastantes artigos aqui, e gostaria agora de pedir ajuda pra voce.
    Eu sou uma pessoa que sempre gostei bastante de Humanas, gosto bastante de História e Geografia, nisso vem o Jornalismo também, que é algo que gosto bastante, de escrever, raciocinar, pesquisar, entre outras coisas e lendo o artigo das “7 Inteligencias”, vi que minha inteligencia é a Linguistica e tambem um pouco da intrapessoal, História e Geografia, eu gosto muito, só que não tenho vontade de ser professor, e acho que não tem muito retorno, sei lá.
    Me ajude a escolher a profissão certa, por favor, muito obrigado, desde já

    • Pedro Addler

      Olá Alexandre

      O fato de você gostar bastante de Ciências Humanas, de Jornalismo e também de História e Geografia indica que você tem interesses variados o que te joga no patamar de Ciências Humanas Universalistas tais como Letras e Filosofia.

      Embora o principal caminho para ambas seja mesmo o de professor, para você fazer a escolha da profissão certa recomendo Filosofia ou então Letras.

    • Carol

      Jornalismo não é uma profissão hoje em dia que necessariamente precise do curso de jornalismo, qualquer um pode escrever sobre a sua área e se tornar jornalista, como é o caso de médicos, economistas.. enfim, recomendo você pensar no retorno financeiro, uma coisa recomendada para quem gosta de humanas é direito, é uma área bem abranjente, e você nao é obrigado a seguir a carreira jurídica. No fato de ser professor apesar do pouco retoro financeiro, há especializações como pós-graduação e mestrado, que te dão aptidão a ser professor universitário, o que hoje em dia está sendo bastante valorizado.

  36. Thaís Braúna

    Bom, acabei de concluir o ensino médio estou muito confusa a respeito da escolha da profissão certa, o meu sonho é cursar Direito e me tornar uma Juíza ou Promotora só que tenho medo de entrar nessa area e não conseguir alcançar o meu sonho.Preciso de ajuda! :(

    • Pedro Addler

      Olá Thaís Braúna

      Realmente, essa é uma dúvida muito comum, posso dizer até que atinge a maioria das pessoas quando atingem uma certa idade :P

      Será que vou ter sucesso na carreira que escolhi ?? Será que fiz a escolha da profissão certa ?? E se eu me arrepender depois ?? Estas sem dúvida estão entre as perguntas mais comuns.

      A resposta para estas 3 perguntas, no caso, é bem simples, sabe do que depende o sucesso quando você finalmente escolhe uma profissão ??

      O sucesso só depende de um fator: de você mesma !!

      É isso mesmo que você ouviu ( leu ) !! Para termos sucesso em uma profissão, em qualquer profissão, o único fator que pode nos impedir somos nós mesmos.

      Com persistência, estudo e muito trabalho duro com certeza você vai ser uma grande Juíza e fazer muita Justiça pelo Brasil !!

      Sonhe, mas principalmente trabalhe em cima, deste modo ninguém pode te parar.

  37. Everson

    Ótimas dicas ajudou muito, sonho em fazer medicina, mais estou em dúvida em qual Universidade cursarei, a particular ou a pública, disseram que para a partícula gasta muito com material, já a pública não, mais é muito difícil de entrar,tem muita concorrência.Queria uma dica sua, qual escolher ?

    • Pedro Addler

      Olá Everson

      Exatamente… como tudo na vida, tudo tem suas vantagens e desvantagens e isso vale para a escolha da profissão certa e também para a escolha da Universidade certa.

      A Universidade particular tem a vantagem de ser mais fácil de entrar, mas por outro lado tem a grande desvantagem de ser paga e muitas vezes cara.

      A Universidade Pública é concorrida, no entanto é gratuita e o ensino, de um modo geral, tem muito mais qualidade que na Universidade Particular.

      Eu pessoalmente recomendo que você estude e tente a Universidade Pública, no meu ponto de vista ela é sempre melhor.

  38. JHONATHAN

    Boa tarde Pedro Adller,

    Por favor, Tire-me algumas dúvidas: Depois de quanto o universitário pode e/ou deve estagiar, especificamento em Psicologia? Quanto ganha em média um estagiário em psicologia? Qual ou quais livro(s) você me indica para eu ler sobre psicologia? (já li alguns livros, mas não relacionado a este segmento). Quais o autores você me recomenda?
    Desde já agradeço.Luz e Paz.
    Sem mais para o momento,
    Jhonathan

    • Pedro Addler

      Olá Jhonathan

      Para um aluno do curso de Psicologia, acredito que ele só possa fazer estágio a partir do último ano, época em que vai ter conhecimento suficiente.

      Em relação a autores pra você ler, além do próprio Freud, recomendo que você procure pelas obras de Carl Gustav Jung na área de Psicologia do Comportamento Humano e também Richard Bandler e John Grinder na área de PNL.

  39. Pedro Addler

    Olá Giselle

    Se você não gosta de Química, vou ser bem sincero, desista destas 2 áreas :P tanto a Biomedicina quanto as Ciências Biológicas ambas tem um forte conteúdo de Química.

    Melhor você pensar e refletir melhor sobre seus interesses, só assim você vai poder escolher a profissão certa.

    Mas não se preocupe, ter indecisão nessa hora é muito comum e também não fique encanada pois a escolha de uma profissão certa, ao contrário do que muitos dizem não é pra vida toda !!

    Você sempre vai poder mudar de carreira quando quiser, só depende do seu projeto de vida e da sua coragem.

  40. ROSELIS ALVES

    Gostaria de receber dicas para trabalhar autoconhecimento e testes de interesses profissionais.
    Gostei muito das orientações.
    Roselis alves

  41. Shaiene

    Pedro,
    Eu tenho a MAIOR dúvida de qual carreira devo escolher. Sempre que faço alguns teste, dão resultados diferentes. Sou uma pessoa que gosta de fazer muitas coisas e ao mesmo tempo não tenho nenhuma preferida!!
    Já estou no 3°,e isso faz com eu tenha mais pressa ainda na minha escolha da profissão certa!!
    Gostaria da sua opinião!!
    Desde já obrigada..

    • Pedro Addler

      Olá Shaiene

      Imagina !! Na hora da escolha da profissão certa pra você, não tenha pressa !! Não é só porque você chegou no terceiro ano que você tem que escolher uma profissão do dia pra noite.

      O fato de você ter múltiplos interesses inclusive isso não é ruim não, indica que você é uma pessoa ampla e inteligente.

      Mas por enquanto, enquanto você não se decide, continue visitando aqui o Guia da Carreira, fazendo nossos testes e principalmente lendo muito sobre as carreiras.

      O conhecimento das carreiras com certeza vai te ajudar a decidir melhor :D

  42. Sabino Costa

    Esse site é uma “dádiva” pra mim. Com certeza já está mais do que na hora de pensar o que quero fazer e como irei viver, estou no 1° ano e ainda me pergunto muito sobre minhas escolhas.
    Vou continuar pesquisando e lendo para ter certeza de minha escolha. Vlw pela dica: Não se Deixe Levar, me ajudou muito, pois meu sempre diz para eu fazer direito como meu irmão, mas sinceramente direito é … não sou bom com palavras. Mas gosto muito de matemática e penso em fazer física, engenharia mecanica ou elétrica.

  43. jessica

    Sinto-me perdida e desatualizada 19 anos ja passou da hora de escolher a maioria das pessoas entram na faculdade aos 17 mas simplesmente nao consigo fazer a escolha da profissão certa. já procurei psicólogos meu teste vocacional apontou todas as áreas e me sinto perdida. Já perdi um tempo precioso da minha vida, meus pais ja estão sem paciência comigo e eu tb… mas fico apavorada só de pensar em ser infeliz p/resto da minha vida…
    porque eu não consigo escolher a profissão certa e já passou da hora…

    • Pedro Addler

      Olá Jessica

      Você está errada !! Em primeiro lugar não existe esse papo de “já passou da hora”, o que você me diz por exemplo de pessoas que entram na faculdade aos 40, 50 anos de idade hã ??

      Nunca é tarde para escolher a profissão certa e principalmente nunca é tarde para mudar de idéia.

      Afinal de conta somos humanos, imperfeitos e somos sujeitos a erros ( e muitos !! ), a grande questão é: aprender com os erros…

      Quem aprende com os erros, sempre tem sucesso na vida.

      Na hora de fazer a escolha da profissão certa é assim também, não tenha medo de errar, arrisque e principalmente só escolha quando estiver pronta.

  44. Aislan

    Olá meu nome é Aislan
    Achei o site por acaso
    e PUTZ MEU gostei demais, tem muitas informações.
    Meu futuro decidi por mim mesmo
    Publicidade e Propaganda ou Publicidade e Marketing (eu acho que é o mesmo)
    Mas mesmo assim, meu pai vive dizendo pra mim fazer Arquitetura só que não gostei muito, só no ínicio que eu fiquei fantaziado e tal.
    Mas o site e além disso procurei ver em outros lugares informações sobre meu curso. E gostei!

  45. camila c

    olá, por favor, ajuda! estou ficando louca com esta indecisão! já fiz testes vocacionais, procurei o mercado de trabalho, o dia a dia das profissões e fico cada vez mais em duvida quanto a jornalismo design relaçoes internacionais ou medicina. são areas diferentes e eu gosto de todas as profissões.

    Sou comunicativa, admito que tenho certa criatividade, mas amo ajudar, amo anatomia, e nao tenho problemas em me dedicar a algo que gosto, dizem que quem faz medicina não tem vida. as vezes quero criar propagandas, meu pai já trabalha nesta area enão fica mais facil, jornalismo e design são nas areas de criação mas o mercado de trabalho nao dá estabilidade, amo cultura, viajar, linguas e desafios. fico indignada com pessoas que fazem medicina por dinheiro, ou qualquer outra area, quero fazer algo que eu amo! por favor me dêem uma luz! :(

    • Pedro Addler

      Olá Camila C

      Examinando seu comentário, de uma certa forma sutil entre as 3 carreiras que você citou, a que você mais gosta é Medicina, você falou muito mais de Medicina do que das outras 2 opções.

      Aí vão algumas dicas: em primeiro lugar, dizer que médico não tem vida é uma lenda urbana, depende das escolhas do Médico, se você quiser ficar rico a qualquer custo e pegar 2 empregos não vai ter vida mesmo :P agora se trabalhar de um modo saudável e equilibrado dá pra se organizar muito bem.

      Gosta de Anatomia, ser criativa e gostar de desafios também são outros indicadores fortes que levam você para a carreira de Medicina.

      Levando em conta as observações acima, Medicina é com certeza sua opção na escolha da profissão certa !! :D

  46. suhellen cristiny

    ola! eu tenho um sonho que é cursar medicina, mais o que eu não entendo é o porque das pessoas ao meu redor serem tão contra mim e contra meu sonho dizendo que não vou aguentar, que não vou conseguir ir até o fim, que medicina é só pra rico e blá, blá ,blá eu só sei que vou ate o fim com esse meu sonho aconteça o que acontecer ja fiz tudo o que podia pra tentar escolher uma outra profissão mais não adianta medicina é o que eu quero e é o que eu vou fazer custe o que custar, vou atrás do meu sonho

    • Pedro Addler

      Olá Suhellen

      Realmente, dar palpite na vida dos outros é uma mania que muita gente tem… :P principalmente pessoas invejosas.

      Na hora da escolha da profissão principalmente, família, amigos, todo mundo gosta de opinar.

      Neste caso minha dica é a seguinte: escute somente a você mesma !! Se as pessoas vierem falando que você não aguenta fazer Medicina, ignore, só você mesma realmente sabe do que é capaz.

      E Medicina não é só pra rico não viu !!! É uma escolha de profissão que todo mundo pode fazer, só depende da vontade de cada um.

      • suhellen cristiny

        obrigado pedro você me ajudou bastante coloquei esse comentário meu, porque queria desabafar um pouco e eu vi que você da muito conselho e uma sensação de otimismo pra quem precisa. Valeu!!!

  47. Gabriela Lohe

    Bom,como todos os perdidos estou eu aqui tambem pra te pedir um socorro Pedro.Meu maior problema pra escolher minha profissao é que nao moro no Brasil,eu penso em escolher uma profissão que me chame a atencao e eu goste de fazer,eu pensei em fazer jornalismo ou letras porque em todos os lugares do mundo meu posso trabalhar,agora estou estudando ingles e no proximo ano quero ir pra Universidade aqui.Voce acha que eu consigo cursar um desses cursos no proximo ano?Serio eu nao sei o que faco,tenho muitas duvidas.Help me.

    • Pedro Addler

      Olá Gabriela Lohe

      Apesar de você se dizer perdida :P pelo seu depoimento posso ver que mais ou menos você tem sim idéia de qual é a sua profissão certa, no caso, ela tem a ver com Ciências Humanas, pois tanto Letras quanto Jornalismo são da área de Humanas.

      Como você pensa em poder trabalhar em qualquer lugar do mundo, recomendo que você faça Jornalismo que é uma profissão mais Universal, afinal jornalistas existem em todos países.

  48. Ana Caroline R.

    Olá, estou no 3º ano e estou em dúvida entre duas profissões. Eu sempre quis fazer direito desde pequena, até porque minha mãe é formada nisso. Adoro ler, sou boa em ciências humanas no colégio… tenho todos os requisitos necessários creio eu, para fazer o curso. Mas no ultimo ano eu “balancei as pernas” com relação a profissão, pois o mercado de direito está muito difícil minha mãe, e meu tio, ambos formados em direito estão sem emprego, ou seja é uma área instável. Surgiu então a opnião do meu avô em minha vida, uma pessoa que tem uma grande visão sobre diversos assuntos, e eu valorizo sua opnião. Ele está me incentivando a fazer medicina, porque é uma área com garantias de retorno financeiro e tem mercado. No colégio nao tenho nada contra biologia mas não é minha matéria preferida, e dizem que a biologia do colégio nao tem muito haver com a da faculdade. Preciso muito de ajuda, quero ser bem sucedida financeiramente e escolher a profissão certa.

    • Pedro Addler

      Olá Ana Caroline

      Fico feliz em ver sua preocupação com o futuro, no entanto, você está com o foco errado na escolha da sua profissão.

      O século 20 e a mentalidade de que o dinheiro é o mais importante dentro de uma carreira já acabaram, hoje em dia, depois de 100 anos correndo atrás do dinheiro as pessoas estão percebendo que esse não é o futuro, o futuro está na Sustentatabilidade e na Qualidade de Vida !!

      Ao fazer a escolha da profissão certa para você, pense nisso.

      Não faça medicina só pelo dinheiro, não faça Direito só pelo dinheiro, procure uma carreira que realize você e te deixe feliz, feliz de verdade.

      Quando você encontrar, você vai trabalhar, vai render e vai progredir, o dinheiro virá naturalmente.

      • Ana Caroline

        Realmente, vou procurar fazer o que eu gosto, assim vou trabalhar com mais afinco e o dinheiro será consequência, concordo com você. Obrigada!

  49. Zero

    Olá! eu gostaria muito, muito mesmo da sua ajuda.
    É o seguinte vou listar algumas das minhas aptidões:sou muito criativo(sério mesmo desde que eu tinha uns 7 anos eu organizava em minha mente as mais incríveis aventuras em estilo seriado, até hoje faço isso e estou escrevendo um livro, no primeiro ano ens médio fiz uma história em quadrinho); escrevo bem; raciocino muito bem também; não tenho nada contra física e matemática, quando eu estou acompanhando a matéria resolvo as contas com prazer; sou muito tímido e introvertido; gosto das coisas organizadas e funcionando bem; não gosto de muito blá blá blá, queria um curso que fosse o mais objetivo possível voltado para a atividade profissional e sem enrolação.
    Achei que fazendo economia ia me dar bem pois tinha humanas + exatas, porém não era nada do que eu esperava e estou arrependido. Tenho ainda 18 anos, dá tempo de descobrir e fazer o que eu realmente gosto. Acho que a falha na minha primeira escolha foi que buscava conciliar meu senso artístico com as exatas, mas como você deve saber não é bem assim, o que acabou ocorrendo em economia foi humanas+exatas, o que é um pouco diferente de criatividade+exatas. Também acho que deve ser legal ser professor(quando a turma ajuda). Também estava pensando em engenharia elétrica.
    Bom te apresentando tudo isso,Pedro Addler o que você me aconselha? O que faço para escolher a profissão certa?

    • Pedro Addler

      Olá Zero

      A primeira característica que notei ao ler seu depoimento é o seu amplo leque de interesses, pelo visto você gosta de bastante coisas diferentes, isso é bom :) pois leva a pessoa a ter uma vida mais rica em experiências.

      No entanto, isso pode dar um nó na sua cabeça na hora da escolha da profissão certa

      Já que você é criativo, não gosta de enrolação e também tem um bom lado de pensamento lógico, tenho sim uma sugestão pra você: Jornalismo !!

      Procure saber mais sobre a carreira de jornalismo, tenho certeza que faz o seu perfil.

  50. Letícia

    Olá, gostaria muito da ajuda de vocês. Eu 2 ano do ensino médio, e tenho três opções do eu quero fazer, como: medicina veterinária, engenharia de petróleo ou enfermagem…não tenho certeza do que eu quero fazer, como medicina veterinária, gosto muito dos animais e sou boa em certo momentos em biologia, mas as vezes fico com duvidas se é isso mesmo que eu quero, não tem muito tempo e eu conheci engenharia de petróleo, gostei muito dessa área, mas o problema que não sou boa em física, não consigo entender direito física, e eu sei que toda engenharia tem física, mesmo não cedo ótima em química, eu estou gostando cada vez mais dessa matéria, matemática tenho mais facilidade, e não consigo parar de pensar em engenharia de petróleo, até fico me imaginado no futuro eu seguindo essa carreira, e eu quero muito trabalhar fora do Brasil também, mas tenho medo que não der certo, entre outras coisas. Já enfermagem não gosto muito não, nem me interesso em saber mais dessa área, mas é que minha mãe quer que faça enfermagem. O que devo fazer com a escolha da profissão certa ?
    Mas duas perguntas, se o petróleo acabar o que vai acontecer com o engenheiro de petróleo? ainda vai fazer sucesso no mercado de trabalho? fico toda hora pensado nisto. E como deve ficar a engenharia de petróleo no futuro ?

    • Ana

      Olá, bom vou te dar uma dica que minha mãe me deu e serviu muito! não pense em matérias do colégio se vc tira notas boas não. Você tem que pensar na PRÁTICA, “o que eu quero fazer?” enfiar a mão em vaca, ou ter o proprio pet-shop, no caso de veterinária, ficar meses trabalhando numa plataforma de petróleo sem a família? ou simplesmente ser assistente de um médico em um hospital.. pense nisso! NA PRÁTICA, as materias da faculdade sao diferente das do colegio, e mesmo se você nao for boa de exatas ou qualquer outra coisa, o que vale é sua vontade de fazer aquilo, conseguimos o que queremos, basta ter força de vontade.

  51. felipe

    olá
    estou terminando o ensino medio,tenho ideia de alguns cursos filosofia,psicologia.meus amigos sempre dizem que sou otimo pra ddar consenhos sou o anjinho da turma como eles dizem.eu vi o artigo de psicologia do site achei otimo,prarabens,mas no teste vocacional nao deu psicologia,to meio indeciso

    • Pedro Addler

      Olá Felipe

      Isso acontece mesmo, muitas vezes nosso humor no dia ou então outros fatores influenciam nas nossas respostas nos testes e podem sair resultados diferentes dos que esperamos.

      Mas se você tem esse perfil que você descreve e gosta da área de Psicologia vá em frente, lembre-se: o mais importante sempre é a satisfação pessoal.

      Se você sentir que vai se realizar fazendo Psicologia, é Psicologia que você tem que fazer.

  52. Letícia

    Onde posso cursar Engenharia de petróleo em salvador ?
    (não consigo achar direito)

    • Pedro Addler

      Olá Letícia

      Infelizmente, não temos curso de Engenharia de Petróleo em Salvador não ( pelo menos não público, só trabalhamos com as Universidades Públicas ), os cursos de Engenharia de Petróleo mais próximos que você vai achar estão na UFS ( Universidade Federal de Sergipe ) e também na UFCG ( Universidade Federal de Campina Grande ).

      Caso abra algum novo curso de Engenharia de Petróleo em Salvador, informaremos nossa comunidade :)

  53. Nilciane

    Este site estar me ajudando bastante, muito obrigada..
    Bom.. a única dúvida e que eu possuo muitas características de outras profissões principalmente nas áreas Humanas e Biológicas, sempre que faço o teste estas áreas tendem a ser as mais relevantes , muita das vezes tento fugir por exemplo de Medicina,Jornalismo ou Psicologia pelas dificuldades, mas são as áreas pelas quais realmente me identifico.
    Sei qual seria o curso técnico mais indicado para Medicina. Mas qual faria para Psicologia, e Jornalismo? Bom gostaria de saber também, se existem outras profissões indicadas para pessoas que escrevem profundamente e de forma sentimental.Obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Nilciane

      Curso Técnico para medicina infelizmente não existe, a Medicina é um curso de alta complexidade e que não pode ser resumido a um nível técnico.

      Em relação a uma boa opção de curso técnico para quem gosta de escrever, as dicas são as seguintes:

      • Curso Técnico de Jornalismo
      • Curso Técnico de Publicidade e Propaganda

  54. Leonardo Matos

    Oi, estou no 3º ano do ensino médio prestes a fazer vestibular e ainda estou com duvidas sobre o curso. Me identifico bastante na área biológica, gosto de informatica, tecnologia, essas coisas, mesmo não tendo tanta habilidade com cálculos, e também penso em fazer administração.Porém não sei qual área me dará estabilidade financeira melhor, e que mais tarde não me fará desistir, preciso muito de ajuda para escolher meu curso!

  55. Guilherme

    Quando eu era adolescente, eu sempre postergava essa reflexão. Hoje, aos 30 anos, sou profundamente INFELIZ em minha vida profissional, ainda que tenha obtido algum êxito financeiro. Se pudesse voltar aos meus 16 uo 17 anos, priorizaria a escolha sobre tudo o mais… Pensem nisso, e sucesso a todos!

    • mateus

      eu gosto muito de fisica, tambem sou bom em matematica, mas quando chego pra fazer prova de matematica, nunca tiro a nota que eu gostaria de tirar… eu ainda nao tenho a certeza que curso terei que fazer… gosto de construcao civil e enginharia de petroleo… sera que alguem pode me dar uma ajuda?

  56. Glayce

    eu adorei as dicas.eu gosto mto de matemática e pensei em fazer ciencias contábeis,mas não acho que o mercado esteja tão bom assim.ai olhei nesse site sobre engenharia de produção que tem economia,administração.mas o problema é que eu não tenho uma boa base de física.será que mesmo assim devo cursar?

  57. Jeferson Bernardo

    Olá!!! Meu nome é Jeferson Bernardo, tenho 16 anos, estou cursando o primeiro ano do ensino médio. Tenho um irmão que está quase se formando em medicina uma área ótima para quem quer. Mais não é o meu caso. Na verdade não sei que profissão escolher estudo para o vestibular, próximo ano pretendo fazer ETEC, mais não sei qual curso escolher. Antes pensei em moda uma coisa que gosto muito, mais não oque eu pretendo, depois pensei em administração, contabilidade, e varias outras. Então gostaria da ajuda de vocês para me ajudar e me falar sobre alguns tipos de profissões, se alguém trabalha em uma dessas áreas ou outra qualquer. Por favor me mande um e-mail e me ajude, ficarei muito grato.

  58. eliza

    Ola, me chamo Eliza tenho 30 anos , rs e ainda hoje sei q nao estou satistfeita com o curso q eu fiz, radiologia,so fiz msm pq estava meio sem opção , nunca trabalhei na area, logo q terminei fui para uma empresa de engeharia. n gosto de calculo ,gosto de ajudar as pessoas mas tb n gosto mto de estudar, sou exigente, chat as vezes, tenho poucos amigos ,uma coisa eu sei , amo animais, mas gente tem q estudar biologia quimica, ai meu Deus, será? veternaria. sonho em ter meu proprio negocio, gosto de dar ordens, decidir as coisas, sem ofender ninguem claro. sou uam pessoa q tem um coração bom, mas ….não consigo ouvir ninguem me dando ordens .q duvida me ajudem. ahhh acho bacana tb arquitetura, mas n sei criar nada ,nem desenhar . gente olha com essa idade eu ainda tenho duvida.

  59. solange

    ola! eu qria mt fazer faculdade d arqitetura + tenho mts duvidas, qual e o salario q um arquiteto ganha? ele precisa ser melhor em matematica ou em desenho? eu gosto de desenho + nao sou mt boa em matematica, quantas horas por dia um arquiteto trabalha?

  60. Jhonatan Uilly G. Ferreira

    Bom, estou terminando o ensino médio e não sei ainda qual carreira seguir, já pensei em diversas áreas como psicologia (li alguns livros do Augusto Cury e também sobre linguagem corporal) só que as vezes falo demais e não ia deixar o paciente expor seu problema, então desconsiderei… me identifico muito com geografia e antropologia porque sempre cai temas da atualidade e gosto muito (gosto de debater sobre politica), só que tenho tenho muitas dúvidas em relação a área… Já em compensação desenho muito bem, principalmente se o desenho for livre, não curto desenho industrial, prefiro colocar minha imaginação no papel. Só que seguindo este caminho me deparo com arquitetura, artes plásticas,design gráfico, design de animação… estou entrando em uma crise, pq quando achava que tinha encontrado minha profissão (design de animação) ela esta ligada a ciências exatas, e meu sou humanas! Mas preciso de uma profissão que concilie criatividade e se encaixe no meu perfil…. Há e Pedro o site é muito informativo e ajuda bastante, li um post seu sobre design de games e me despertou muitas curiosidades. Parabéns…

  61. Nath.

    Engraçado como essa indecisão atinge tantas pessoas. Hoje tenho 20 anos,mas desde os meus 15 venho sofrendo bastante com o fato de ter que escolher uma profissão.Já sonhei com todo tipo de profissão, já que nunca tive a “matéria favorita” Sempre fui uma aluna aplicada e muito segura, concomitantemente sempre gostei de cantar e os amigos sempre me valorizavam muito por esse “DOM”. Mas nunca recebi apoio para desenvolvê-lo. Contudo, até os 15 anos fui “treinada” para entrar na carreira militar, mas a arte sempre falara mais alto. Acabei desistindo da carreira militar e estou fazendo a bendita Administração dos Indecisos,o fato de ser aplicada e responsável faz com eu me saia bem no ramo, mas do outro lado é como se me matasse um pouquinho também. Já estou no terceiro ano da Facul, e estou pensando seriamente em desistir e ir atrás de fazer Música e Artes Cênicas. De fato, tenho muito medo dessa decisão, tenho medo de ser ilusão, ou mais um sonho de adolescente, mas isso é sempre mais forte que eu desde que me entendo por gente. Nem imagino como seja esse ramo, mas é como se eu tivesse certeza que vai dá certo. Isso me assusta mais ainda. E eu fico, nesse chove mais não molha, um dia me motivo (vou fazer uma carreira executiva) e percebo que não tenho gás suficiente pra isso e não saio do canto, nem estágio me dá vontade de fazer, e no outro dia ( não dá, não dá, música , artes me arrepiam até o último fio de cabelo)…

  62. NATHALLY

    OLÁ PEDRO
    ME DESCUPE MAS EU AINDA ESTOU COM MUITA DUVIDAS EM RELAÇÃO AO FUTURO MEU COMO PROFICIONAL
    ME AJUNDA

  63. Sarah

    Olá. Estou com muita dúvida em relação a que profissão escolher. Sou muito esforçada, dedicada e organizada em tudo que faço. Tenho habilidade para liderar, editar textos, escrever( línguas em geral). Penso alto e queria achar uma profissão que goste e que tenha um bom retorno financeiro. Estudar pra eu não é a pior coisa do mundo, não tenho preguiça. Então… para o meu perfil : Medicina, Administração, Jornalismo ?

  64. Juliana

    Olá,
    Tenho 17 anos e estou cursando 2° do Ensino Medio,gostaria de saber qual seria a primeira coisa a fazer pra um tecnico de engenharia eletrica.
    Quero fazer a faculdade mais primeiro acho que seria melhor fazer um tecnico para poder manter minha faculdade.

    preciso de uma ajuda

    Att.

  65. VALDENICE

    Parabéns…a toda equipe que empenha este trabalho!!!
    Sem dúvida é um grande aliado aos estudantes!!!
    Valeu a pena visitar!!!

  66. Jaiane

    Oi,eu tenho 21 anos e estou ficando maluca por nao saber o que fazer até hoje!Eu trabalho com vendas com meu marido, mas confesso que vender definitivamente não é o meu forte. Sou tímida demais,não gosto de matématica, nem física, enfim, não sou boa com números. Gosto de desenhar, mas não sou muito criativa eu só olho uma figura e desenho igual.Sou curiosa, gosto de reparar nas pessoas, em cada gesto, quando estao mentindo, fingindo, falando a verdade,sou boa nisso, mas nao sei o que posso fazer com isso. Gosto de praticar atividades físicas, mas educação física não é um ramo que ganha bem. Ser professor, também está fora de cogitação, não consigo falar em público, eu travo completamente. Enfim, estou muito perdida, muito confusa e o tempo tá passando…não sei se vcs podem me ajudar, sei que sou um caso bem complicado. :( …Mas agradeço, se puderem me dar uma resposta.Obrigada

  67. CATIA DOS SANTOS

    oi estou no primeiro semestre de enfermagem mas nao me indentifiquei com o curso gostari de mudar pra nutrição e usar as grades k tive pra eliminar materias sera se posso minha duvida é por que minha bolsa é 100% gratis ganhei atravez de um projeto social que eu participo na intituição que eu estudo como posso fazer

  68. Pâmella de Castro Aguiar

    Olá, estou indo prestar vestibular, mas o que eu quero mesmo é fazer arquitetura e urbanismo, mas na faculdade federal da minha cidade não tem, então optei por tentar um curso que me proporcionasse um campo de visão amplo para que eu melhor atendesse o mercado de trabalho para que futuramente eu pudesse pagar com meu trabalho o curso de arquitetura. Mas tenho duvidas entre Administração e Ciências da Economia, li muito sobre os cursos e percebi que eles são semelhantes, mas ainda tenho dúvidas sobre qual seguir. Preciso de ajuda. Obrigada

  69. gabriela

    amei o site parabéns !!!!!!!!!!!!
    estou no segundo ano do ensino médio e estou indecisa com a escolha certa pensei em infinidades desde infectologista à MEDICINA VETERINÁRIA animais é são tantas opcões que estou muito confusa e agora o que eu faço???
    fiz o teste profissional e gosto mais da area de biologicas
    já pensei em psicologia tambem
    DESESPERADA é o que está me definindo agora
    Nao sou boa em matemática(nem um pouco)gosto de biologia e um pouco menos de história mais prefiro mesmo é medicina veterinária já pensei em nutrição mas descobri que nãoé muito minha area
    jornalismo nem pensar !!!!!!!!
    estética?talvez
    dermatologia? acho que sim
    estou enroladissima quero um bom emprego que me traga felicidade e uma boa estabilidade financeira
    obrigada!!!!!!!!

  70. Larissa

    Tenho uma dúvida cruel ,adoro literatura e gosto muito de portugues então pensei em fazer letras-literatura ,mais também me chama atenção a carreira de psicologia ,não sei qual escolher pois acho que gostaria das duas carreiras e tenho receio de acabar não escolhendo letras por causa dá má valorização que os professores teêm ,e me arrepender de fazer psicologia ,ou vice-versa :S

  71. Nayara

    Olá, tenho 19 anos, quase 20. Estou cursando Enganharia Sanitária Ambiental, 5º semestre. É uma área que eu gosto, mas estou com dúvidas ou perdida! Não sei se porque vejo pouco investimento no curso, dificuldade em projetos, visão no que se refere a atuação. Fico perdida pois não tenho assim noção nem do que fazer em TCC. Pensei até em mudar de universidade, que contenha mais projetos, oportunidades e tals. Mas por outro tenho ta,bém fascínio por Medicina, me sinto muito bem quando vejo seriados, reportagens e programas medicinais, é muito bom. Confesso que já pensei em até tentar enem novamente para fazer uma “possível nova graduação”, mas ao mesmo tempo, não sei se esse gosto é um hobbie, ou ilusão. Até porque medicina não tem nada parecido com Engenharia Sanitária e Ambiental. Amo cálculo, sou apaixonada por contas, goto de algumas áreas como geologia, mas também tenho fascínio por medicina, cirurgias, enfim, estou confusa e perdida! Pensei em terminar graduação em Engenharia e fazer depois medicina, ou ir em uma outra universidade e assistir algumas aulas se possível para tentar saber se é só ilusão, ou desgosto por saber da carência do curso que faço. Por isso me sinto confusa, perdida.

  72. Caíque

    estou entre astronomia e engenharia aeroespacial,astronomia demora e tanto tempo de estudo pra depois ter um salario n tao satisfatorio,mas realmente é o q amo,e engenharia demora menos e o salario é mais satisfatorio,só q n sei se da pra faze os dois,alguem me informe?

  73. Milena

    A profissão que escolhemos geralmente é para o resto da vida, com excessão de alguns casos….Devemos focar em uma área só; não fazer como muitas pessoas fazem…Desejam fazer de tudo um pouco e não se especializam em uma área fazendo o que gosta e se realizando, não focalizam e não buscam a excelência. Geralmente se preocupam mais com o dinheiro,status,sucesso, fama do que com a felicidade e realização pessoal, fazendo o que realmente ama mesmo que demore.

  74. sthéfano

    vou fazer 19 anos,e ñ faço nada, mais qro uma mudança drastica na minha vida, qro encontrar a profissão certa! me identifico muito com esportes,academia,educação fisica é minha escolha! mais como devo começar???resposta???

  75. jean de almeida santos

    gostei muito e meu mair sonho é ser um doutor!

  76. Samuel Carvalho

    Olá, eu queria fazer Engenharia Civil e moro em Pernambuco. Eu estou em dúvida em qual fazer, tenho condições financeiras de bancar uma faculdade particular (no caso, a UNICAP), mas ela possui 3 na avaliação do curso e a UFPE tem 4 na avaliação. A UFPE tem greves e eu tenho medo de não me formar ou demorar mais e também tem a questão do estágio… Qual eu devo fazer, a particular UNICAP ou a federal UFPE?

    • Pedro Addler

      Olá Samuel! Avalie as possibilidades, converse com sua familia, eles melhor te ajudaram!

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  77. Júnior

    Meu nome é Júnior, tenho 18 anos e acabei cursando sistemas de informação e não gostei… Pretendo mudar para Administração, mas não sei se é uma profissão que da futuro, não sei como está o mercado de trabalho e por ai vai… Gostaria muito que me desse uma orientação… Gostaria de saber com quanto tempo me formo contando com tudo ( Bacharelado, Pós- Graduação, Mestrado, Doutorado e etc )… Enfim tudo que souber da profissão… Agradeço muito e adorei o portal…

  78. emerson Freitas

    ola a todos , estou com uma duvida, tive comercio a vida toda , hj tenho 33 , solteiro e sem filhos, mas meu comercio quebrou , e sempre tive vontade de estudar , começo agora em agosto a fazer adm, será q minha idade vai atrapalhar

  79. Henrique silva

    Ola boa noite estou pensando em fase um curso mais estou muito indeciso,porque gosto de matemática e de cozinhar,então estou na duvida sobre engenharia civil e gastronomia,a minha duvida maior e que tenho 34 anos e penso quando acabar engenharia se ter dificuldade de arranja emprego,e gastronomia e apenas 2 anos,e gostaria de saber o que vocês acha do curso de engenharia elétrica.

  80. Luana Silva

    Olá,o meu nome é Luana, tenho 20 anos e após algumas análises acerca do curso Engenharia de Petróleo e sua área de atuação, passei a me interessar por esse campo para minha futura profissão. Sempre tive facilidade com a área de Humanas e meu desejo era seguir carreira. Mas, há algum tempo tenho pensado diferente. Daqui a seis meses prestarei vestibular. Porém, não me interessei muito por matemática e Física no ensino fundamental e,como o Ensino Médio utiliza como base os ensinos aplicados no fundamental,fui altamente prejudicada nesse aspecto pelo fato de não possuir os conhecimentos básicos dessas duas disciplinas. Gostaria de saber se, me dedicando durante esse período de seis meses no aprendizado de toda a grade curricular do ensino fundamental e médio dessas duas matérias é possível que eu consiga me sair bem. O que me afastou da área de exatas foi o não conhecimento dela. Mas quero contornar isso. Em sua opinião, pode haver êxito no estudo independente já que tenho pouco tempo, ou seria melhor que eu procurasse ajuda profissional, um curso, ou aulas particulares, por exemplo? Desde já agradeço pela resposta.

  81. Regiane

    boa noite ..tenho 35anos e ainda nao tenho um diploma tenho muita vontade em ser psicologa mas acho muito tarde para me formar.que conselho vcs me dariam sera que com 40 anos eu terei chances de achar emprego me sinto tao perdida pela minha idade.

  82. kathucia Moura

    ola, me chamo kathucia e tenho 15 anos, cursando o 1* ano do ensino medio, mas ja me preocupo bastante com o meu futuro e cursar uma universidade esta em primeiro lugar nos meus planos.Mas a escolha da minha profissão ainda é um problema pra mim porque tenho muitas dúvidas do que gostaria de cursar, e este site me ajudou bastante…Vallew…!!

    • Pedro Addler

      Olá Kathucia! A opinião de nossos leitores é sempre muito importante! Estou aqui para sanar todas as suas dúvidas! :) Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  83. nana

    Oi sou formada em gestao financeira e trabalho na area, mas nao sou feliz, quero muito fazer curso ED. FISICA, gostaria muito de trabalhar em escolas, clubes e academias tenho 30 anos, será que to velha para encarar esse novo desafio na vida sera que a minha idade vai atrapalhar por favor me ajude!!!!

  84. Mayara

    Olá, estou aqui pra tirar uma duvida. Gosto de Pedagogia porque envolve a area da educação, tenho vontade de aprender mais sobre ela, portanto apareceu um tal de Grupo Profissional UNIESP onde eles te dão a bolsa praticamente gratis e de 3 em 3 mes vc paga 50 reais pra eles, nao pode desistir do curso e no final tem q fazer uma prova e tirar 3 se vc desistir e nao tira essa nota pagará a bolsa total. Eu to em duvida escolhi odontologia, uma area nao tão aplicada a qual eu queria fazer, e se eu nao gostar? vou ter q pagar o curso todo. OQ ME DIZ?

    Ansiosa espero a sua resposta, vai me ajudar bastante.

    Beijos

  85. Anna Beatriz

    Oi, meu nome e Anna Beatriz , tenho 16 anos estou cursando o 2° do Ensino Medio . gostaria de saber qual é o primeiro passo , estou realmente sem saber o que fazer . preciso de ajuda .. ;)

  86. Marielly Russeau

    Olá, tudo bem? Bom, eu tenho 19 anos e estou completamente DESESPERADA! Estou passando por momentos extremamente difíceis. Eu comecei com essa vida de vestibular ano passado, já fiz 4, e não consigo passar. A maioria dos meus amigos já passaram, e eu aqui. A minha maior preocupação no momento é pensar que inúmeras pessoas com a mesma idade que eu já estão no 4° semestre e eu ainda nem consegui entrar.
    Eu fiz 3 vestibular para Ciência Política e o último decidi mudar para Economia. O pior de tudo, eu passava pra Ciência Política e faltou pouco para economia. Às vezes penso, será que é isso mesmo ? Pq nada está dando certo.
    Não consigo retomar mais os estudos para o próximo vestibular, estou me sentindo velha já. Não aguento mais todos perguntando : Eaí, quando que vc vai passar mesmo hein? Nossa, eu estou desesperada com uma angústia terrível. O que vc indicaria, Economia, ou Ciência Política? Eu amo humanas, política entre outros. Obrigada!

  87. jéssica

    Por favor min ajude,eu n sei o que fazer,n sei o que pretendo cusar min ajude de alguma dica preciso da sua ajuda…

  88. welington rodrigues vianna filho

    iai galera tenho 14 anos de idade nao sei oque posso ser depois de formar nao sei se vou pra marinha ou se vou ser um diplomata

  89. andre

    Ola estou cursando o 3º Semestre de Sistemas de Informação, não tenho outra profissão em mente, quero muito me formar e trabalha na área de ti porém ultimamente, parece que sou incapaz de fazer coisas simples, estou me sentindo perdido, so tenho fracassado na faculdade ultimamente porém eu quero, tenho muita vontade de vencer nessa área.

    • Pedro Addler

      Olá André! Não desiste de seu sonho! para melhor seu rendimento acadêmico você pode dedicar as matérias as quais está tento dificuldades, procurar os professores. Tente achar uma solução!

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  90. Abu

    Pat,o risco dos mitos do tipo Twittosfera e9 acreditarmos que e9 a fraermenta que nos une, quando, na verdade, ela foi apenas um motivo. Por isso, coloquei no tedtulo a iluse3o, que e9 um pouco esse nosso encantamento permanente com a tecnologia, em detrimento do que acontece entre as pessoas.O Twitter possibilitou que uma lateancia que existia, ne3o ainda possivel em outros ambientes, pudesse fluir e ne3o o contre1rio.Sim, eu sei que tem motoqueiros que se3o tarados pelas Harleys e andam com elas por ai, mas tudo e9 motivo para se encontrarem, as motos potencializa e os tira do arme1rio.Viva o Twitter Mas ne3o me falem de Twittosfera.

  91. thais

    eu ainda tenho q escolher….ainda uma profissão certo q eu já até escolhe….mas foi muito ler sobre escolher profissão…..thau..thau..thau…

  92. Marcio Marangoni

    Ola, tenho 33 anos e nao souformado em nenhum curso superior, tenho convivio com esportes em geral e gostaria de cursar Educação Fisica.
    Minha idade vai atrapalhar para entrar no mercado de trabalho ou ate a realização de estagios?

  93. aninha

    boa tarde,estou muito triste,entrei na faculdade para fazer serviço soçial,e não estou acompanhando os colegas,meu racioçinio é muito lento,meu segundo grau. foi muito fraco ,o que eu faço já tenho 35 anos, e estou no terçeiro periodo. escolhi serviço soçial por influençia da minha mãe odeio ler.

  94. gutemberg moura lopes

    gostaria de saber se área de atuação que eu trabalho, e o meu caminho pra mim me ajudem tirar esta duvida.

  95. rosiele santos ramos

    moro em rondonia e queria saber qual e a melhor profissao para eu poder trabalhar

  96. Barbara

    Adorei a matéria.. mais eu sou uma dessas pessoas com muita duvida ainda, eu tenho 17 anos e ano que vem vou prestar vestibular mais ainda não consegui decidi qual a minha profissão, penso muito em Odontologia só que e um curso meio caro mais não e isso que me preocupa e que realmente não sei se esse realmente o curso que devo fazer enfim o que eu faço só ressaltando sou péssima em exatas, me de alguma diga por favor ! obrigada

  97. ana caroline

    achei o site muito interessante fiz alguns testes e pude tirar bom proveitodos resultados principalmente o teste de personalidade
    obrigada!

  98. Lucimara

    eu definitivamente nao sei o que fazer!estou no 2o ano do ensino medio e ainda nao sei qual profissao se encaixa comigo.bom,eu gosto ler e adoro escrever artigos de opiniao e redaçoes,enfim a minha materia preferida eh a boa e velha lingua portuguesa!bom,se alguem puder dar um help eu agradeço!tchau tchau!

  99. Emily

    Estou no enisno médio, estava super em dúvida , mas ainda volto aqui pra botar meu coment. tenho que me aprofundar mas profissões do mercado que estão em alta hoje!! , me ajudou muito , valeu ;)

  100. Selma

    Bom dia!!
    Tenho dificuldades em escrever e falar corretamente, e onde eu trabalho, exige bastante conhecer a língua portuguesa padrão, devido a isso penso em cursar uma faculdade de Letras. Contudo, eu me identifico melhor com o Curso de Educação Física. Estou muito indecisa. Será que no Curso de Educação Física irei alcançar os 2 objetivos? Escrver e falar corretamente e atuar como personal trainer.
    Aguardo sua resposta.
    Obrigada!!!
    Goiás-Go.

    • mundoseoatgc

      Olá, todos os cursos atualmente exigem que o aluno saiba falar e escrever bem.VocÊ atingirá os dois objetivos.

  101. Gabriela Furtado

    Bem…Só tem um problema…A profissão dos meus sonhos é Design…E ela não da muito dinheiro…Quem trabalha nessa área não tem um ”vidão” e aqui no Brasil não temos muitos destaques nessa área…É uma profissão pouco procurada que não rende muito…Muitas vezes me vem a cabeça que me talento para desenho é inútil :(

  102. lisa

    oi gostaria que me ajudasse estou no terceiro semestre de fisioterapia não estou me identificando muito com o curso devo desistir e tentar outro o problema é que tenho 32 anos e não quero perder mais tempo pois preciso me formar e começar trabalhar logo e fazer carreira na vida estava pensando em cursar ciências contábeis me ajudem por favor beijos

  103. Felipe Camargo

    Olá Pedro Addler, conclui o ensino médio ano passado e to fazendo cursinho esse ano mas essa indecisão de curso ta abalando meu psicológico e ate na minha vida pessoal. Eu me dou bem com todas materias, mas nao gosto de exatas e humanas, gosto mais da area biológica mas tenho muita indecisão em questao de remuneraçao e outras coisas… Já pensei em Educação Fisica, Nutrição e Veterinaria, apesar de gostar e ter pesquisado todos eu fico com o pé atras. Gosto mais de Educação Fisica pelo meu hobby mas a remuneração que me desanima. Por favor me ajuda que nao aguento mais essa indecisão na minha cabeça. Grato!

  104. jaiderson

    ola pedro tudo bem meu nome e jaiderson tenho 22 anos gostaria de fazer uma faculdade de direito ou biomedicina mas direito tem que ler muito e biomedicina tem que mexer com corpo tira sangue eu nao quero isso, fiz o teste de direito fui bem estou pensando em fazer direito mas sera q o mercado de trabalho ta bom sera que ganha bem estou com um pouco de medo na pro va do OAB eles falam qu e muito dificil e vou demora muito pra forma pensei em fazer tecnologo em rh mas o concurso publico nao aceita e ganha mal me ajuda

  105. Paulo Ricardo

    Excelente os tópicos, mas tem mais uma coisa ESSENCIAL, é você ir fundo, bem fundo e perguntar a você mesmo QUEM VOCÊ QUER SER, não o quê ou qual a profissão que vai te dar mais dinheiro, sucesso ou fama; mas aquela que você poderá ver a quantidade de sorrisos que você poderá proporcionar às pessoas. abraço!

  106. Paulo

    Tenho o sonho de cursar uma carreira, mas fui ao psicologo e ele me indicou outra. Devo escuta-lo, mesmo não querendo cursar a carreira sugerida?

  107. Gabriela

    Olá
    Tenho 15 anos, estou no 1 ano do ensino médio quero muito ser Aeromoça,más tbm quero ter uma familia só que dizem que pra ser Aeromoça é preciso muito esforços dizem que não vou poder ver muito minha familia.
    Precisos de alguns coselhos me preocupo de não passar no Vestibular tenho muito medo me dem umas dicas.
    Beijoos e muito obrigado!

  108. Monica

    Tenho 39anos, vivi fora do país desde que terminei o ensino médio, e hj retornei para o Brasil sem curso superior, mas com experiência em turismo e hotelaria. Consegui passar no vestibular em Ed.Física (bacharelado), optei porque adoro esportes, faço academia, musculação, danças, adoro um futebol com o meu filho, running, gosto muito de movimentar o corpo, mas penso no futuro, será que arrumo emprego nessa área??? DÚVIDA, já li muito sobre profissão acima dos 40, mas estou pensando talvez em Estética e Cosmética, também área de saúde.

  109. Maria Eduarda

    Estou na 8ª série e já penso nisso.
    Pesquiso, leio, faço testes, pergunto a outras pessoas, mas sempre tem algo que me dá insegurança. Como por exemplo: Eu adoraria cursar medicina, mas não me conformo com o fato de ter que ver pessoas morrendo, acho que tenho psicológico um tanto fraco pra isso.
    Acho interessante a arquitetura e a engenharia, mas não vou bem em exatas e acho que enlouqueceria!
    Medicina veterinária me interessa muito, mas as opções de trabalho depois da graduação não me agradam.
    E direito é o que mais me interessa, porém minha mãe e meu pai odeiam essa carreira. Estou confusa demais! Passo horas e horas pesquisando e nunca consigo decidir.

  110. Fernando Augusto Fonseca

    bom dia gostei muitas das dicas do blog mas não sei como aplica-las para facilitar a minha escolha!
    Não gosto de rotinas, em um momento ja cheguei a pensar em fazer algo relacionado a hotelaria e turismo,mas não tenho certeza de escolha, tenho certa facilidades em algumas matérias como filosofia matemática sociologia.
    Peço encarecidamente que me ajudem!
    Desde já agradeço a atenção.

  111. Jay

    Olá ! Então eu já estou no 2° ano do ensino médio, e não consigo me encontrar em nenhuma profissão, já pensei em ser de tudo, só que fui eliminando-as de acordo com o meu perfil escolar, eu não gosto de matérias que envolvam matemática, e também não gosto de biologia, português e história, isso não significa que tiro notas baixas nessa, eu apenas não gosto! estou nessa luta já fazem 2 anos, eu não consigo me firmar de jeito nenhum ! Existe alguma sugestão pra me ajudar ?

  112. rayssa

    Ola meu nome e rayssa tenho 12 anos eu ainda nao sei o que eu vou se quando creser,eu estou em desisa de se arquiteta,medica ou professora….

  113. Nilson Celio

    Olá! Meu nome é Nilson tenho 28 anos casado. Estou em uma indecisão terrivel, pois trabalho com logistica à mais de 8 anos, incluisive estou até cursando faculdade da mesma, porém não me sinto realizado profissionalmente é uma area muito turbulenta e estressante e muito mal remunerada na região onde moro. Desde que eu cursava o ensino medio tinha uma vontade muito grande de cursar agronomia, mas comecei a trabalhar no setor administrativo de uma empresa e de lá pra cá sempre obtive empregos nessa area, com foco em logistica. Me casei e curso de agronomia ficou um tanto que complicado, pois é muito complexo e não tenho condições finaceiras nem tempo para uma curso desses. Em 2011 fiz um curso basico de publicidade e propaganda onde inclui corel draw, photoshop, entre outros softwares de ilustração vetorial e imagens que me facinaram e agora meu desejo é deixar a logistica de lado e me ingressar nessa carreira, principalmente de graficas, porém não tem curso superior em minha cidade, estou pensando em fazer cursos profissionalizantes para aprimorar meu conhecimento na area. Me ajudem no que fazer, estou tão confuso.

  114. alexandre

    Bom dia,
    Tenho 35 anos e trabalho no escritorio de despachante ( documentos de veiculos ), comecei a cursar produção publicitaria e não conclui pq sai desse emprego, passou 2 anos e voltei a trabalhar no escritorio novamente, enfim estacionei no tempo, não fiz nada para ter um bom curriculo e agora estou muito preocupado, agora sou pai e quero ter uma profissão, me relacione bem nesta area que estou agora, tem alguma dica, será que estou velho para talvez ingressar em alguma corretora de seguros ??? algo relacionado com automovel ???
    No aguardo,

  115. iran

    Olá pessoal meu nome é Iran, tenho título de tecnólogo em cooperativismo nível superior com carga horária de 2.475 horas, sou servidor público federal do comando da aeronáutica, da carreira de tecnologia militar, exercendo o cargo de técnico de nível intermediário. Foi regulamentado o pagamento da gratificação por qualificação(GQ)para os servidores da carreira de tecnologia militar que possuam cursos de nível médio ou graduação com carga horária mínima de 180 horas,GQ1, 240 horas,GQ2, 360 horas, GQ3. Tenho dois cursos de nível médio um de técnico em contabilidade e outro de técnico em telecomunicações supletivo profissionalizante. O setor de recursos humanos da OM, diz que o meu curso de nível superior não tem valor de qualificação em relação a especialidade profissional que exerço do cargo, não tendo relação com o curso de cooperativismo. O que fazer para usufruir do curso de nível superior que já estava cursando antes de passar no concurso público para trabalhar na aeronáutica.

  116. aurea

    Ola Pedro Addler não sei carreira seguir,tenho 09 anos.Gostei de engenharia civil.

  117. juliane

    ola,eu estou muito confusa estou cursando psicologia mas não esta gostando curso .pois sou tímida e falo pouco mas estoi com medo de para o curso e me arrenpende …por favor me resposta eu precisando muito de um conselho

  118. Vanessa

    Olá, Estou com dúvida entre enfermagem e gestão em RH. Tenho 22 anos, comecei a faculdade de fisioterapia a dois anos atráz, porem parei devido o salario ser muito baixo, hoje trabalho como assisttente de RH mas queria mesmo fazer algo voltado a area da saude e que eu tivesse um retorno financeiro. O que fazer nesse caso?

  119. jaiderson

    Paulo Ricardo obrigado pela sua resposta mas estou com outras duvidas entre administraçao e engenharia civil tenho medo de fazer adminstraçao e nao arruma emprego na engenharia tenho medo de nao conseguir passar na matematica eu amo escritorio gosto muito mas estou com duvidas como ta o mercado de trabalho para adminstradores

  120. adilson Quadros de Alcantara

    E…me ajudou muito ,não tenho mais aquela medo,e vou estar esperto a profissão que quero ter.. pesquisar buscar informações onde posso..

  121. marcia

    FIZ FACULDADE DE PSICOLOGIA E DEPOIS TÉCNICO EM RADIOLOGIA COMO EU TENHO TDAH E NÃO ME INDENTIFIQUEI COM NENHUMA DAS DUAS RESOLVI NÃO EXERCER NENHUMA DAS DUAS DEVIDO AO MEU PROBLEMA ENTÃO RESOLVI FAZER CURSO DE TOSA SERÁ QUE ESTÁ ÁREA SE ENCONTRA EMPREGO RÁPIDO,EU NÃO ESTOU FALANDO AQUI DE SALÁRIO,PARA MIM O QUE IMPORTA NÃO É O SALÁRIO E SIM FAZER O QUE OU GOSTO DO QUE ADIANTA FAZER ALGO DO QUE NÃO GOSTA SÓ APENAS PELO DINHEIRO SERÁ QUE JÁ ESTÁ MUITO TARDE PARA EU TENTAR ESTE RAMO JÁ ESTOU COM 38 ANOS,SERÁ QUE EU JÁ ESTOU VELHA DEMAIS

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!