Descubra o que faz um psiquiatra

Você já pensou em trabalhar com a saúde mental? Neste artigo, você descobre o que faz um psiquiatra e como funciona seu atendimento. Confira!

O que faz um psiquiatra?

O psiquiatra é o médico especializado em Psiquiatria, a área da Medicina que atende, diagnostica, trata, reabilita e previne os Transtornos Mentais e de Comportamento. O termo Psiquiatria deriva do grego “arte de curar a alma”.

Entre as doenças mentais diagnosticadas e tratadas pelos psiquiatras, estão: depressão, transtorno de ansiedade, esquizofrenia, demência, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), transtorno bipolar e de personalidade. Para identificá-las, o médico analisa o paciente de forma completa, por diferentes perspectivas: psicológica, biológica, cultural etc.

Para o tratamento dos transtornos mentais, o psiquiatra receita medicamentos e terapias diversas, principalmente a psicoterapia. É comum que os psiquiatras trabalhem em conjunto com outros profissionais, como psicólogos e neurologistas.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, as subespecialidades da Psiquiatria são:

  • Pedopsiquiatria: especialistas em crianças e adolescentes;
  • Gerontopsiquiatria: especialistas em idosos;
  • Psiquiatria forense: psiquiatras que realizam laudos de sanidade para casos civis e criminais, e tratam criminosos e pacientes que apresentam riscos;
  • Psicoterapia: psiquiatras que também utilizam a psicoterapia (nesse caso, é preciso de uma formação complementar).

Qual é a função de um psiquiatra?

A principal função do médico psiquiatra é melhorar o bem-estar psíquico e aliviar o sofrimento do paciente. De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), entre as funções do médico psiquiatra, estão:

  • Realizar consultas e atendimentos médicos;
  • Tratar pacientes e clientes;
  • Implementar ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas;
  • Coordenar programas e serviços em saúde;
  • Efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas;
  • Elaboram documentos;
  • Difundir conhecimentos da área médica.

Qual a diferença entre psiquiatra e psicólogo?

Ambos cuidam da saúde mental e, muitas vezes, trabalham em conjunto. Apesar disso, a atuação do psiquiatra e do psicólogo são diferentes. O médico psiquiatra identifica os transtornos mentais e trata seus sintomas com medicamentos.

Já o psicólogo, busca entender, por meio da terapia, as causas desses problemas e ajuda o paciente a lidar com eles. Por não ser médico, o psicólogo não pode prescrever medicações.

No tratamento de pacientes, os dois trabalham juntos até que o paciente possa deixar de usar os medicamentos e aprenda a lidar com seus problemas de forma independente.

Como é uma consulta com um psiquiatra?

Na primeira consulta, o psiquiatra colhe o histórico clínico do paciente e avalia seu estado mental, por meio de perguntas sobre seus hábitos, relacionamentos, família, trabalho, lazer etc, e observação do comportamento, humor e discurso do paciente.

O médico também realiza exames físicos e pode pedir exames laboratoriais e de imagem para verificar a existência de doenças orgânicas, como Alzheimer, e marcas de automutilação. As consultas psiquiátricas duram, em média, uma hora.

Qual é o salário de um psiquiatra?

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), consultados pelo site Salario.com.br, a média salarial dos psiquiatras no Brasil é de R$ 7.078,61, para uma jornada de trabalho de 20 horas semanais, e o teto salarial é de 16.490,41.

Onde o psiquiatra pode trabalhar?

O psiquiatra pode atender em consultórios e clínicas particulares, ambulatórios do Sistema Único de Saúde (SUS), emergências e enfermarias de hospitais públicos e privados ou em órgãos públicos de saúde, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Esse profissional também pode seguir a carreira acadêmica, ministrando aulas e realizando pesquisas em universidades e institutos, e atuar nas áreas pericial e forense.

Como se tornar um psiquiatra?

Para se tornar um profissional da Psiquiatria, é preciso fazer a graduação em Medicina e depois, a residência médica em Psiquiatria. Assim como outras áreas da Medicina, a formação do psiquiatra é longa, dura nove anos.

No período de residência médica, o residente faz estágios nas áreas de enfermagem, neurologia, clínica médica, emergência psiquiátrica, entre outras e adquire vivência médica em ambulatórios especializados em esquizofrenia, transtornos de humor e psicoterapia.

Onde estudar para trabalhar na área da saúde?

Infelizmente, o curso de Medicina é concorrido e distante da realidade financeira de muitas pessoas. Mas, existem outros cursos mais acessíveis para quem sonha em trabalhar com saúde mental e outras áreas da saúde. Veja alguns:

Se interessou por alguma desses cursos? Antes de escolher uma faculdade para ingressar, é necessário ver as avaliações da instituição no Ministério da Educação (MEC), conhecer sua estrutura e comparar suas mensalidades.

Existem faculdades privadas oferecem ótimos descontos e ingresso sem burocracia, com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou vestibular digital. Confira dessas instituições bem reconhecidas pelo MEC para você estudar pagando pouco, no ensino presencial e a distância:

Veja também: Psicologia ou Psiquiatria: qual a melhor opção?

E você, já decidiu qual curso quer fazer? Conta para a gente nos comentários abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin