dcsimg

Descubra quais profissões estarão em alta daqui a 5 anos

Como estará o mercado até lá? A gente tem algumas pistas! Confira agora mesmo que profissões estarão em alta!

Num mundo tão dinâmico e global, é difícil prever como estaremos daqui a cinco anos.

Se você olhar para o planeta de meia década atrás vai perceber que muita, muita coisa mudou na política, na tecnologia, na economia, na educação, em segurança…

Essa rapidez com que o mundo muda não impede, no entanto, que a gente tenha algumas projeções bem certeiras do que vem por aí no campo profissional.

A seguir, descubra quais profissões estarão em alta daqui a 5 anos.

Profissões em alta daqui a 5 anos

O mundo estava seguindo um caminho relativamente previsível, quando de repente a pandemia do covid-19 – o coronavírus – veio e mudou toda a história.

O planeta inteiro sentiu o baque.

Ainda bem que a economia é um organismo vivo, e não vai demorar até se reerguer por completo.

Mas isso vai exigir, certamente, uma mudança de perfil tanto das empresas quanto dos empregados.

Quer saber o que vem por aí?

Dê uma olhada em nossos palpites:

Profissões em alta na área da Saúde

Pelo menos cinco profissões da área da Saúde vão dar um salto depois da pandemia:

  • Médicos
  • Farmacêuticos
  • Biomédicos
  • Enfermeiros
  • Gestores hospitalares

A crise veio para mostrar o quanto essas pessoas são importantes numa sociedade, para salvar vidas, pesquisar curas e vacinas, prestar assistência a pacientes e implementar ações de emergência.

Os cursos que você pode fazer para entrar na área são:

Medicina – Com seis anos de duração, é o curso que forma clínicos gerais. Para os próximos anos, uma especialização em alta deve ser a de Infectologia, que exige mais três anos de estudos – 9 anos no total.

Enfermagem – É o curso que prepara o pessoal que irá atuar no apoio médico, indispensável no tratamento de doentes. Tem quatro anos de duração.

Biomedicina – O biomédico é responsável por fazer análises, pesquisar cura e tratamento para as doenças mais comuns que afligem os humanos. Tem quatro anos de duração.

Farmácia – Curso voltado à pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, vai ser vital para a ampliação da indústria farmacêutica no mundo todo. Tem cinco anos de duração.

Gestão Hospitalar – É o mais curto, com apenas 2,5 anos de duração. Esse tecnólogo prepara profissionais que vão cuidar da gestão de hospitais, clínicas e espaços de saúde.

Profissões em alta na área da Tecnologia

A tecnologia segue como uma das áreas mais turbinadas do mercado de trabalho – e deve se intensificar ainda mais nos próximos cinco anos.

A tendência aponta para a ampliação da inteligência artificial nas nossas vidas – por isso a importância de pessoas especializadas – e para o desenvolvimento de tecnologias voltadas à saúde.

Os tradicionais, como desenvolvimento de softwares e aplicativos, manutenção de redes e bancos de dados, devem seguir firmes no mercado.

Cursos para quem quer entrar na área de tecnologia:

Engenharia Biomédica – Deve crescer bastante a demanda por soluções inovadoras em tecnologias voltadas à prevenção, identificação e tratamento de doenças. O curso dura cinco anos.

Engenharia de Computação – Clássico curso para quem é chegado no desenho e montagem de supercomputadores, programação, redes. Tem cinco anos de duração.

Engenharia de Software – Essa engenharia é voltada para o desenvolvimento de sistemas com diferentes propósitos. Também tem cinco anos de duração.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Curso mais clássico, que forma programadores e analistas de sistemas. Deve ter alta procura nos próximos anos, até pela sua praticidade: 2,5 anos de formação, apenas.

Banco de Dados – Outro curso rápido, prepara profissionais focados no desenvolvimento de bancos de dados. Tem 2,5 anos de duração.

Jogos Digitais – Quem está apostando no mundo dos jogos para computadores e aplicativos – que tem sempre demanda alta no mercado – pode se jogar nesta formação. Dura só 2,5 anos.

Profissões em alta na área de Gestão

Diante dos eventos que tomaram a humanidade de surpresa, muita empresa ficou ruim das pernas.

Para recuperar o fôlego, o mercado deve correr atrás de profissionais bons de gestão.

A área de consultoria e assistência a micro e pequenas empresas deve crescer muito.

Aproveitando essa onda, alguns cursos devem bombar:

Administração – O bom e velho bacharelado em Administração, com 4 anos de duração, deve continuar com tudo no mercado. O foco dos profissionais deve mudar um pouco. As empresas provavelmente vão buscar aqueles mais acostumados a cenários de crise ou experts em economia solidária.

Ciências Contábeis – Gerir finanças também será fundamental nos próximos cinco anos. Ciências Contábeis continua sendo a melhor pedida. O curso tem quatro anos de duração.

Gestão Pública – Outra área que deve emergir com força nos próximos anos é a da administração pública. Esse curso de tecnólogo forma gestores especializados na área em apenas dois anos.

Gestão Ambiental – A questão ambiental deve voltar à pauta com tudo nos próximos anos – e gestores com bom conhecimento na área vão ter boas oportunidades de trabalho. O curso é um tecnólogo com dois anos de duração.

Ciências Econômicas – A mudança no cenário mundial vai exigir muito profissional com visão de mercado, sem perder as referencias históricas e sociais. O setor de investimento também estará em alta. Economia tem quatro anos de duração.

Onde fazer os cursos que estarão em alta daqui a 5 anos

O quanto antes você começar sua faculdade, melhor vai poder aproveitar as profissões que estarão em alta nos próximos cinco anos.

Por isso é bom já começar a buscar as faculdades onde fazer um bom curso, com qualidade de ensino e reconhecimento junto ao mercado.

Anote aí algumas sugestões:

Veja também:

Onde estão os melhores salários?

Tem mais alguma sugestão de profissão que estará em alta nos próximos 5 anos? Manda pra gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin