Num mundo tão dinâmico e global, é difícil prever como estaremos daqui a cinco anos.
Se você olhar para o planeta de meia década atrás vai perceber que muita, muita coisa mudou na política, na tecnologia, na economia, na educação, em segurança…
Essa rapidez com que o mundo muda não impede, no entanto, que a gente tenha algumas projeções bem certeiras do que vem por aí no campo profissional.
A seguir, descubra quais profissões estarão em alta daqui a 5 anos.
Profissões em alta daqui a 5 anos
O mundo estava seguindo um caminho relativamente previsível, quando de repente a pandemia do covid-19 – o coronavírus – veio e mudou toda a história.
O planeta inteiro sentiu o baque.
Ainda bem que a economia é um organismo vivo, e não vai demorar até se reerguer por completo.
Mas isso vai exigir, certamente, uma mudança de perfil tanto das empresas quanto dos empregados.
Quer saber o que vem por aí?
Dê uma olhada em nossos palpites:
Profissões em alta na área da Saúde
Pelo menos cinco profissões da área da Saúde vão dar um salto depois da pandemia:
- Médicos
- Farmacêuticos
- Biomédicos
- Enfermeiros
- Gestores hospitalares
A crise veio para mostrar o quanto essas pessoas são importantes numa sociedade, para salvar vidas, pesquisar curas e vacinas, prestar assistência a pacientes e implementar ações de emergência.
Os cursos que você pode fazer para entrar na área são:
Medicina – Com seis anos de duração, é o curso que forma clínicos gerais. Para os próximos anos, uma especialização em alta deve ser a de Infectologia, que exige mais três anos de estudos – 9 anos no total.
Enfermagem – É o curso que prepara o pessoal que irá atuar no apoio médico, indispensável no tratamento de doentes. Tem quatro anos de duração.
Biomedicina – O biomédico é responsável por fazer análises, pesquisar cura e tratamento para as doenças mais comuns que afligem os humanos. Tem quatro anos de duração.
Farmácia – Curso voltado à pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, vai ser vital para a ampliação da indústria farmacêutica no mundo todo. Tem cinco anos de duração.
Gestão Hospitalar – É o mais curto, com apenas 2,5 anos de duração. Esse tecnólogo prepara profissionais que vão cuidar da gestão de hospitais, clínicas e espaços de saúde.
Profissões em alta na área da Tecnologia
A tecnologia segue como uma das áreas mais turbinadas do mercado de trabalho – e deve se intensificar ainda mais nos próximos cinco anos.
A tendência aponta para a ampliação da inteligência artificial nas nossas vidas – por isso a importância de pessoas especializadas – e para o desenvolvimento de tecnologias voltadas à saúde.
Os tradicionais, como desenvolvimento de softwares e aplicativos, manutenção de redes e bancos de dados, devem seguir firmes no mercado.
Cursos para quem quer entrar na área de tecnologia:
Engenharia Biomédica – Deve crescer bastante a demanda por soluções inovadoras em tecnologias voltadas à prevenção, identificação e tratamento de doenças. O curso dura cinco anos.
Engenharia de Computação – Clássico curso para quem é chegado no desenho e montagem de supercomputadores, programação, redes. Tem cinco anos de duração.
Engenharia de Software – Essa engenharia é voltada para o desenvolvimento de sistemas com diferentes propósitos. Também tem cinco anos de duração.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Curso mais clássico, que forma programadores e analistas de sistemas. Deve ter alta procura nos próximos anos, até pela sua praticidade: 2,5 anos de formação, apenas.
Banco de Dados – Outro curso rápido, prepara profissionais focados no desenvolvimento de bancos de dados. Tem 2,5 anos de duração.
Jogos Digitais – Quem está apostando no mundo dos jogos para computadores e aplicativos – que tem sempre demanda alta no mercado – pode se jogar nesta formação. Dura só 2,5 anos.
Profissões em alta na área de Gestão
Diante dos eventos que tomaram a humanidade de surpresa, muita empresa ficou ruim das pernas.
Para recuperar o fôlego, o mercado deve correr atrás de profissionais bons de gestão.
A área de consultoria e assistência a micro e pequenas empresas deve crescer muito.
Aproveitando essa onda, alguns cursos devem bombar:
Administração – O bom e velho bacharelado em Administração, com 4 anos de duração, deve continuar com tudo no mercado. O foco dos profissionais deve mudar um pouco. As empresas provavelmente vão buscar aqueles mais acostumados a cenários de crise ou experts em economia solidária.
Ciências Contábeis – Gerir finanças também será fundamental nos próximos cinco anos. Ciências Contábeis continua sendo a melhor pedida. O curso tem quatro anos de duração.
Gestão Pública – Outra área que deve emergir com força nos próximos anos é a da administração pública. Esse curso de tecnólogo forma gestores especializados na área em apenas dois anos.
Gestão Ambiental – A questão ambiental deve voltar à pauta com tudo nos próximos anos – e gestores com bom conhecimento na área vão ter boas oportunidades de trabalho. O curso é um tecnólogo com dois anos de duração.
Ciências Econômicas – A mudança no cenário mundial vai exigir muito profissional com visão de mercado, sem perder as referencias históricas e sociais. O setor de investimento também estará em alta. Economia tem quatro anos de duração.
Onde fazer os cursos que estarão em alta daqui a 5 anos
O quanto antes você começar sua faculdade, melhor vai poder aproveitar as profissões que estarão em alta nos próximos cinco anos.
Por isso é bom já começar a buscar as faculdades onde fazer um bom curso, com qualidade de ensino e reconhecimento junto ao mercado.
Anote aí algumas sugestões:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
Veja também:
Onde estão os melhores salários?
Tem mais alguma sugestão de profissão que estará em alta nos próximos 5 anos? Manda pra gente nos comentários!