Licenciatura para bacharéis: descubra como é e onde fazer

Em nosso país, para que uma pessoa possa dar aula na Educação Básica de forma regular é necessário que ela obtenha uma formação específica, chamada de licenciatura. Isso é necessário para que ela tenha noção das práticas pedagógicas.

Essa regra existe pois um profissional que conhece muito bem um assunto da sua área de formação nem sempre sabe a melhor forma de passar esse conteúdo a outros jovens. O conhecimento sobre as técnicas de ensino e de como lidar com crianças e adolescentes é fornecido apenas em cursos de licenciatura.

Os cursos de bacharelado são aqueles de formação ampla e que não estão focados em formar professores. Muitas vezes, esse tipo de curso é o mais visado pelas pessoas, sobretudo pelo receio que se tem diante de uma carreira na educação.

Mas não é raro encontrar pessoas já formadas que desejam voltar à universidade para ter um novo diploma que lhe permita dar aulas.

Para atuar como professor docente no ensino fundamental e médio, a pessoa que já tem um diploma de bacharel precisa de um curso de complementação pedagógica, e é sobre isso que iremos falar neste texto.

Em alguns casos, não é necessário passar outros quatro anos na faculdade! Quer entender mais? Confira os tópicos a seguir!

Qual é a diferença entre bacharelado e licenciatura?

O bacharelado é uma modalidade de curso que ao formar o aluno entrega um diploma que o habilita a atuar na área de maneira bem ampla e diversa, sendo empregado de empresas, tendo seu próprio negócio ou até mesmo seguindo carreira acadêmica como pesquisador. 

Para isso, todo o curso é conduzido de modo a permitir que o aluno tenha acesso ao conhecimento teórico da área que escolheu.

Já no caso da licenciatura, o diploma habilita o graduado a lecionar em escolas públicas ou particulares. Para isso, além do conteúdo teórico, o aluno da licenciatura tem matérias da área da pedagogia e do ensino, como Didática, Prática de Estágio, Psicologia da Educação, Libras, Metodologias de Ensino, Fundamentos da Educação, Práticas Pedagógicas etc.

O que são os cursos tecnólogos?

Os cursos tecnólogos são uma modalidade mais recente, mas bastante popular entre os estudantes. São cursos mais práticos que os bacharéis, focados em áreas específicas profissionais existentes na atualidade. A formação tecnológica permite um término das disciplinas mais rápido, em torno de dois anos e meio.

Saiba mais: Confira quais cursos de tecnólogo existem 

Assim como para qualquer outro curso, não existe impedimento para um tecnólogo cursar uma licenciatura para obter autorização para dar aulas.

Todos os cursos possuem versão bacharelado e licenciatura?

Não. Na verdade, são poucos os cursos que possuem uma versão da licenciatura. As licenciaturas estão mais voltadas para as disciplinas básicas ensinadas atualmente nas escolas públicas e privadas, como Português, História, Matemática, Ciências e Educação Física.

Cursos como Medicina, Enfermagem, Sistemas da Informação, Arquitetura, Design, Fisioterapia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Administração, Economia, Odontologia, Engenharias, entre outros, não possuem licenciatura. Afinal, normalmente, professores dessa área são requisitados apenas no nível universitário.

O principal requisito para atuar no nível universitário é possuir um mestrado e um doutorado, onde o profissional se aprofundará em técnicas de pesquisa de sua área e obterá experiência para lecionar e orientar alunos.

Leia também: Descubra quanto ganha um professor universitário

Quais cursos possuem bacharelado e licenciatura?

Os principais cursos no Brasil que possuem a modalidade bacharelado e licenciatura presentes nas faculdades brasileiras são:

Posso cursar licenciatura e bacharelado ao mesmo tempo?

Para quem ainda não possui formação superior, cursar a licenciatura e o bacharelado pode ser uma ótima ideia! Várias faculdades oferecem essa formação conjunta que, em alguns casos, apenas aumenta um pouco o período do curso.

Ao final deste tipo de formação, são entregues dois diplomas diferentes, e o profissional estará habilitado a atuar tanto na Educação quanto nas áreas designadas aos bacharéis.

Em um momento de mercado de trabalho conturbado, é uma forma bem interessante de abrir o leque de opções.

Licenciatura para bacharéis: como fazer?

Se você já se formou em um curso como bacharelado e quer ter uma licenciatura, existem duas possibilidades:

  • poderá fazer uma segunda graduação em licenciatura desde o início;
  • ou irá precisar complementar seus estudos na universidade para adquirir os conhecimentos pedagógicos sobre os quais falamos no tópico anterior.

Se você optar por fazer a segunda graduação, fazendo o curso de Licenciatura desde o início, precisará prestar vestibular e cumprir os anos exigidos para se formar (entre 3 e 4 anos). Ao final do curso, será exigido que você faça um estágio supervisionado em alguma escola.

Esse tipo de curso também está disponível da modalidade EaD (ensino a distância), o que pode ser uma boa se você já trabalha e tem pouco tempo livre.

Já se você optar por complementar seus estudos, precisará procurar por um curso chamado de “Formação Pedagógica para Não Licenciados” ou simplesmente “Formação Pedagógica”, que tem duração média de 1 ano. 

Nesse caso, você realiza um cadastro e a faculdade analisa seu histórico universitário para que você possa se matricular, sem necessidade de vestibular, na maioria dos casos.

Esse tipo de curso também é oferecido em universidades, e o melhor é que também já está disponível na modalidade EaD.

Quais são os requisitos para Formação Pedagógica para bacharéis?

A seguir, vamos dar os exemplos de como funciona a modalidade de formação mais rápida para bacharéis, que permite a complementação dos estudos. Lembre-se que os exemplos a seguir são gerais e podem mudar de acordo com a política de ensino de cada faculdade.

Para quem possui bacharelado no mesmo curso de licenciatura em que pretende ingressar

Neste caso, a pessoa já tem um diploma de bacharel no mesmo curso que gostaria de ser licenciado. Exemplo: Já é formado em Biologia bacharelado e quer se habilitar em Biologia licenciatura.

  • Duração do curso: 1 ano (2 semestres).
  • Curso dividido em: Estágio, Atividades Complementares Obrigatórias e Teórica e Prática

Para quem possui bacharelado na mesma área que o curso de licenciatura em que pretende ingressar

Neste caso, a pessoa tem um diploma de bacharel na mesma área do curso em que gostaria de ser licenciada. Exemplo: É formado em Farmácia e quer ter o curso de Química licenciatura.

  • Duração do curso: 1 ano e 6 meses (3 semestres).
  • Curso dividido em: Estágio, Atividades Complementares Obrigatórias e Teórica e Prática

Como é o mercado de trabalho para profissionais licenciados?

Depois de obter seu diploma de licenciado, você poderá buscar por oportunidades ligadas à área da educação. Mas não é apenas em sala de aula que o profissional da licenciatura pode atuar. Conheça algumas possibilidades:

Guia da Carreira - Licenciatura para bacharéis: descubra como é e onde fazer

  • Atuar nas diferentes modalidades do sistema de ensino: Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissionalizante, Educação Inclusiva e a Distância.
  • Atuar na coordenação e supervisão de atividades pedagógicas em instituições de ensino.
  • Atuar em editoras, com a produção, revisão e validação de material didático.

O momento é ideal para buscar os cursos de licenciatura. Para ilustrar isso, vale a pena conhecer estes dados: O Tribunal de Contas da União (TCU) fez uma auditoria para mostrar o déficit de professores no país. O resultado foi que faltam 32,7 mil docentes com formação específica apenas no Ensino Médio.

Onde estudar Formação Pedagógica ou licenciatura?

Existem diversas instituições particulares que oferecem cursos de Formação Pedagógica ou licenciatura, tanto presencialmente quanto a distância.

Nas faculdades particulares, esses cursos são bem mais em conta que os cursos de bacharelado, e ficam ainda mais em conta quando se trata de curso EaD.

Além disso, nas faculdades que listamos a seguir, você pode encontrar facilidades financeiras como Fies, Prouni, descontos e financiamentos diversos que podem te auxiliar a tocar esse projeto de fazer uma licenciatura e se tornar professor.

Veja também:
Vale a pena fazer licenciatura? Descubra!
Curso de Pedagogia

Agora que você já sabe mais sobre os cursos de licenciatura para bacharéis, compartilhe com a gente um pouco dos seus planos! Já se decidiu sobre qual curso quer fazer e já olhou alguma faculdade? Deixe um comentário logo abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin