dcsimg

Saiba o que colocar no perfil profissional do currículo

Veja ótimas dicas e exemplos para descrever seu perfil profissional e turbine o seu currículo!

thinking_home

O currículo é o primeiro contato entre a empresa e o candidato, e é a partir das informações contidas ali que um futuro empregador tem as primeiras impressões sobre esse profissional.

O perfil profissional é a apresentação do candidato, é o resumo de suas qualificações, habilidades, competências e experiências anteriores.

Elaborar um texto de apresentação pessoal pode parecer simples, já que não há pessoa que nos conheça melhor que nós mesmos. Porém, facilmente podemos cair na armadilha dos clichês e passar uma imagem de pouca criatividade ou desinteresse.

Preparamos algumas dicas para você escrever um bom perfil profissional e valorizar o seu currículo, com exemplos e modelos de perfil profissional para você se inspirar.

O que colocar no perfil profissional

Tenha em mente que um recrutador leva, em geral, menos de um minuto para avaliar um currículo, portanto seu texto de apresentação deve ser curto e objetivo. Além disso, deve conter palavras-chave que remetam ao seu objetivo e área de interesse.

Este é o momento de destacar suas melhores habilidades, competências e conhecimentos. Para isso, listamos algumas informações que você deve estar atento em mostrar:

  • Grau de conhecimento atual. Por exemplo: “Pós-graduado em gestão de projetos”; “Graduado em Ciências Contábeis”; “Alto grau de conhecimento em técnicas de dinâmicas em grupo”; “técnico em eletrônica”, etc.
  • O que você sabe fazer e o que se destaca fazendo. Procure mencionar suas qualidades em atividades específicas. Veja alguns exemplos:

“Histórico comprovado na gestão de projetos complexos e com grande número de participantes”

“Excelentes capacidades de análise, escrita, raciocínio e de tecnologia da informação”

 “Intensa vivência na coordenação de atividades no setor de contabilidade de empresas multinacionais”

“Prática em solucionar conflitos”

  • Conquistas anteriores. É importante destacar que benefícios você trouxe para as empresas onde já trabalhou. Como por exemplo, redução de custos com transporte, aumento do faturamento, melhoria de processos, etc.

Veja um modelo:

“Construção de duas novas marcas para tomada da liderança do mercado, superando as expectativas da organização”.

  • Suas competências. Cite as mais relevantes pelas quais você costuma ser reconhecido por colegas e superiores. Exemplo:

“Reconhecido ao longo da carreira pelo profissionalismo, rápido aprendizado e pelos resultados obtidos”

 “Alta capacidade de cumprir prazos”

“Excelentes capacidades de análise, escrita, raciocínio e de tecnologia da informação”

  • Disponibilidade de horários, viagens e mudança. Este tipo de informação pode ser bem relevante para algumas vagas, principalmente aquelas que claramente envolvam viagens, como por exemplo, visitas a clientes em cidades distantes e posições internacionais.
  • Vocabulário de sua área de atuação. Mantenha o foco, procure destacar as qualificações que estejam ligadas a sua área de interesse. Palavras-chave são importantes no momento de uma triagem rápida, portanto, certifique-se que o vocabulário de seu perfil esteja de acordo com seu objetivo. Usar as palavras certas também aumenta suas chances de ter o currículo encontrado em bases de dados de empresas, sites de empregos e de consultorias de recrutamento.

O que não colocar no perfil profissional

Tão importante quanto saber o que deve ser colocado em seu perfil, é saber também o que deve ser evitado. Para não cometer erros, fique atento às seguintes dicas:

  • Evite clichês. Ao citar uma qualidade sua, evite utilizar clichês e termos muito generalizados e subjetivos, como por exemplo: “sou uma pessoa comunicativa”; “profissional responsável e proativo”; “tenho facilidade em me relacionar com a equipe”, etc.
    É bastante comum encontrar frases deste tipo na descrição do perfil profissional, e isso pode passar a imagem de que você não é uma pessoa criativa, que não se importa o suficiente para ser mais pessoal em sua descrição ou, pior ainda, não tem nenhum diferencial para mostrar.
  • Não minta. Informações falsas são facilmente descobertas e você pode perder a chance de assumir o cargo desejado, além de prejudicar sua imagem profissional.
  • Mantenha o foco. Jamais diga algo do tipo “estou disponível para trabalhar em qualquer setor da empresa”. De início pode parecer que esse é um profissional bastante disposto a trabalhar. Porém, um avaliador pode entender que este candidato está desesperado e não sabe ao certo o que pretende como profissional.

Modelos de Perfil Profissional

O perfil profissional pode ser escrito em um texto corrido, ou mesmo apresentado através de tópicos destacando as qualificações do candidato.

Veja abaixo exemplos destes dois modelos:

Modelo de Perfil Profissional em Texto Corrido

“Profissional graduado em Logística com mais de 5 anos de atuação em empresas de distribuição. Intensa vivência com processos de separação de pedidos e tecnologia “pick by light”. Experiente na condução de equipes de trabalho a partir do estabelecimento de metas. Como resultado obtido destaca-se a melhoria do processo de separação de pedidos, reduzindo o tempo médio por pedido. Amplo conhecimento em softwares de gestão do tipo WMS. Disponibilidade para trabalhar no período noturno.”

Modelo de Perfil Profissional em Estrutura de Tópicos

  • Técnico em contabilidade.
  • Experiência ativa em toda rotina operacional da contabilidade, apuração de impostos, escrituração dos livros fiscais, folha de pagamento e controle de ativo imobilizado.
  •  Familiarizado com planilhas gerenciais e de controle. Com curso avançado de EXCEL.
  • Mais de 10 cursos complementares na área tributária.

Agora que você já viu o que deve colocar no perfil profissional, o que evitar e modelos de perfil profissional, que tal fazer um exercício? Mesmo que você não esteja procurando emprego, pensar sobre as suas experiências e qualificação ajuda a ter uma visão clara do seu percurso de carreira.

Veja também:

Saiba o que colocar no perfil profissional do currículo

O que achou das dicas? Já sabe como escrever o seu perfil profissional no currículo?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin