dcsimg

Entrevista: Que tipo de animal você gostaria de ser?

Muitas vezes na entrevista de emprego nos deparamos com a pergunta. Embora pareça uma pergunta boba, pode dizer muita coisa sobre o entrevistado... Descubra o significado que cada animal pode ter.

Entrevista de Emprego: Os Animais e os Tipos de Personalidade

“Que tipo de animal você gostaria de ser?” Com certeza, muita gente já se deparou com essa pergunta na entrevista de emprego.

À primeira vista parece uma pergunta inocente, muita gente pode até achar que ela é feita somente para descontrair o ambiente. Mas a verdade é que dependendo da resposta dada o entrevistador pode tirar várias conclusões a respeito do candidato.

Para o entrevistador, essa pergunta é interessante justamente por isso: por parecer uma pergunta lúdica, o candidato da entrevista de emprego acaba sendo sincero.

Confira abaixo algumas das respostas mais comuns dadas a essa pergunta durante a entrevista de emprego e como cada animal respondido pode ser interpretado do ponto de vista da psicologia:

Perfil do Leão

Leão, Tigre, Leoa, Onça

Quem se identifica com esses animais, os felinos de grande porte, tem um perfil forte de liderança, um perfil agressivo.

São pessoas que tomam a dianteira dos problemas e que gostam de liderar e direcionar equipes. Durante a entrevista de emprego, este é o perfil procurado para profissionais de cargo de gerência.

Perfil do Pássaro

Pássaro, Ave

Quem gostaria de ser um pássaro em geral tem perfil flexível e que se adapta bem à mudança.

São pessoas que prezam muito a liberdade e que vão se adaptar melhor a empregos dinâmicos e que demandam uma certa dose de criatividade. Durante uma entrevista de emprego, este é o perfil procurado para preencher vagas em cargos de criação.

Perfil da Águia

Águia, Falcão, Gavião

Quem responde águia, falcão ou gavião (grandes pássaros caçadores) tem um perfil híbrido. É um perfil que tem algumas características dos grandes felinos e algumas características dos pássaros.

Quem se identifica com a águia, além de ter um certo espírito de liderança (afinal, a águia é forte, caçadora, independente), também preza pela liberdade e gosta de um ambiente criativo. Na entrevista de emprego, este é o perfil buscado para cargos de gerência que demandam uma maior flexibilidade e negociação.

Perfil do Cão

Cachorro, Urso, Cavalo

Quem se identifica com os cães, ursos e cavalos em geral são pessoas esforçadas e sóbrias. Quem tem este perfil psicológico é confiável e busca sempre fazer o melhor, visando subir na carreira.

Não têm um perfil de liderança, mas podem atuar muito bem em supervisão. Durante a entrevista de emprego, este é o perfil psicológico buscado para cargos de supervisão, subgerência ou então auxiliar de gerência.

Perfil do Gato

Gato

Quem gostaria de ser um gato, em geral é inteligente mas não tem a mesma capacidade de esforço da personalidade do cachorro.

O principal atributo de quem se identifica com os gatos é a inteligência e capacidade de adaptação a situações ruins. Durante a entrevista de emprego, este é o perfil buscado para cargos que demandam flexibilidade em geral.

Tipos de Personalidade na Entrevista de Emprego

Hoje em dia, como muitos profissionais possuem capacidade técnica suficiente para os cargos, é o fator humano que acaba decidindo quem vai levar a vaga na entrevista de emprego.

Conhecer bem o próprio perfil psicológico é interessante por isso também: conhecendo-se bem, as pessoas podem se candidatar aos cargos que melhor correspondem ao seu jeito de ser e assim obter um maior sucesso.

É interessante também lembrar o seguinte: não adianta ler esta reportagem ou outra qualquer e mentir o animal o qual mais se identifica durante a entrevista só para agradar o entrevistador. O melhor é ser sincero, pois os entrevistadores são treinados para detectar mentiras através da combinação das respostas dadas as perguntas.

Veja também:

5 perguntas que você precisa saber responder na entrevista de emprego

E você? Que animal gostaria de ser? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin