Tipos de Personalidades

Tipos de Personalidade: Descubra o seu !

Descobrir o seu tipo de personalidade poderá ajuda-lo em diversas áreas da sua vida. Confira os principais tipos de personalidade e se conheça melhor.

Carl Jung, Freud, Psicologia e os Tipos de Personalidade

Tipos de Personalidade: Você conhece a sí mesmo

Carl Gustav Jung nasceu em Kesswill Austria em 1875, foi um psiquiatra que viveu aproximadamente na mesma época de Sigmund Freud.

Jung começou a sua carreira estudando medicina na Austria, médico de início, Jung só começou a se interessar pela psiquiatria após a leitura ocasional de um livro sobre esse assunto durante a faculdade.

Desde então começou a ler dezenas obras sobre o assunto, pouco tempo depois começando ele mesmo a escrever algumas teorias, entre esses esboços inclusive, estavam as suas primeiras idéias sobre os diversos tipos de personalidade.

No ano de 1900, Jung abandona de vez a carreira de médico e passa a clinicar como psiquiatra em uma clínica em Zurique. Após adquirir alguma experiência na área, Jung decide se mudar para uma cidade maior e vai trabalhar como psiquiatra em Paris, nesta época o grande centro econômico e intelectual da Europa continental.

Carl Gustav Jung ( 1875 - 1961 )

Em 1907 Jung tem o prazer de conhecer pessoalmente Sigmund Freud que estava de passagem por Paris. A partir de então começa uma longa amizade entre os dois que começam a discutir as suas teorias, Jung apresentando a Freud a sua teoria dos tipos de personalidade e Freud apresentando a Jung, suas teorias sobre psicologia. Embora tenham trocado dezenas de cartas de início, a amizade entre eles não durou muito já que ambos começaram a trilhar por caminhos diferentes.

Enquanto Jung estava se tornando cada vez mais exotérico, estudando astrologia, telepatia, espirtismo, Freud se tornava cada vez mais científico estudando psicologia, análise e comportamento seguindo por um caminho totalmente oposto, a partir dos anos 30 nunca mais entraram em contato. Carl Jung foi casado com Emma Jung, com quem teve 5 filhos, morreu no ano de 1961 na cidade de Kusnacht, na Suíça.

O Aperfeiçoamento da Teoria dos Tipos de Personalidade por Katherine e Isabel Myers

Segundo a teoria original de Carl Jung, o comportamento humano não é aleatório, ele pode ser medido, previsto e classificado através dos tipos de personalidade. Em seu livro ” Tipos Psicológicos”, lançado no ano de 1927 na Europa, Jung afirmava a personalidade humana pode ser composta por diversos fatores, a combinação destes fatores levando aos tipos de personalidade.

Já na década de 50, após a segunda guerra mundial, Katherine Briggs Myers e sua filha Isabel Briggs Myers, que eram diretoras de uma pequena fábrica nos Estados Unidos, entraram em contato com a obra de Jung ( que estava meio esquecida ) e resolveram aplicar as suas teorias para poder contratar uma melhor mão de obra para a sua fabrica. O que de inicio era mais uma brincadeira, foi se tornando sério e elas começaram a observar seriamente as pessoas que iam contratar.

A partir desta observação prática, conversando com dezenas de candidatos ao emprego, notaram que apesar de ser muito bem escrita a obra de Jung deixava algumas lacunas, haviam mais fatores em jogo para determinar os tipos de personalidade. A partir dos critérios originais de Jung ( que eram 2 ) elas adicionaram mais 2 critérios para uma melhor determinação dos tipos de personalidade.

Embora nunca tenham chego a escrever um livro formal, como fez Jung, elas criaram um indicador, o indicador Myers Briggs Type Indicator ( Indicador Myers Brigs dos Tipos de Personalidade ). Até hoje essa é a principal obra utilizada por psicólogos e psiquiatras do mundo inteiro para determinar os tipos de personalidade.

Classificação dos Tipos de Personalidade

Segundo o Indicador Myers Brigs dos Tipos de Personalidade, a classificação do seu tipo de personalidade se dá pela combinação de 4 critérios.

Estes critérios são opostos e excludentes: por exemplo, se você for extrovertido não pode ser introvertido. Para que uma personalidade seja formada, é preciso escolher 1 quesito de cada critério, no final a combinação dos 4 critérios escolhidos dá o tipo de personalidade, por exemplo: ENTP ou INFJ.

Confira abaixo as siglas e os 4 critérios de classificação:

Tipos de Personalidade: Extrovertidos ou Introvertidos

A primeira classificação dos tipos de personalidade é quanto a maneira com que interagimos com o mundo, relativo a esse quesito podemos ser: Extrovertidos ( E ) ou Introvertidos ( I ):

Tipos de Personalidade: Introvertido ou Extrovertido

  • Extrovertidos ( E ): Quem tem este tipo de personalidade são pessoas extremamente sociáveis e que gostam de conversar e interagir com outras pessoas. Não tem medo de expor suas opiniões e são muito comunicativos. Concentram a sua energia no mundo real.
  • Introvertidos ( I ): Em geral são pessoas que se sentem melhor sozinhas, são menos sociáveis e interagem com menos pessoas. Em geral, não se abrem facilmente. Concentram a sua energia no mundo dos pensamentos.

Tipos de Personalidade: Sensoriais ou Intuitivos

A segunda classificação dos tipos de personalidade é relativa a maneira com que observamos e absorvemos as informações do mundo, relativo a este critério podemos ser: Sensoriais ( S ) ou Intuitivos ( N ):

Tipos de Personalidade: Sensorial ou Intuitivo

  • Sensoriais ( S ): Corresponde ao tipo de personalidade mais materialista, obtem a informação através da observação de fatos e detalhes concretos. São pessoas realistas e práticas.
  • Intuitivos ( N ): São as pessoas que tem um perfil mais imaginativo, ao invés de obter a informação através de fatos concretos, preferem observar e tirar as conclusões finais a partir dos seus próprios pensamentos e crenças. São as pessoas mais criativas e complexas.

Tipos de Personalidade: Pensadores ou Sentimentais

A terceira classificação dos tipos de personalidade diz respeito aos modo com que julgamos as ações das outras pessoas e também o modo com que tomamos decisões. Relativo a este critério podemos ser: Pensadores ( T ) ou Sentimentais ( F ):

Tipos de Personalidade: Pensadores ou Sentimentais

  • Pensadores ( T ): Tomam as decisões e julgam as pessoas sempre com base na lógica, em geral pesando os prós e contras da situação, são objetivos e justos, raramente deixam os sentimentos influenciarem em suas decisões. Valorizam a lógica, a justiça e a igualdade entre as pessoas.
  • Sentimentais ( F ): Pessoas com este tipo de personalidade julgam as pessoas e tomam as suas decisões guiados pelos seus instintos e também pelos sentimentos ( decidem com base no que estiverem se sentindo no momento ). Valorizam a harmonia, a empatia não seguem regras rígidas, aceitam bem as exceções.

Tipos de Personalidade: Julgadores ou Perceptivos

A quarta classificação dos tipos de personalidade tem relação com o modo com que preferimos viver, se preferimos agir de forma expontânea ou se preferimos pensar bem antes de agir. Relativo a este critérios podemos ser: Julgadores ( J ) ou Perceptivos ( P ):

Tipos de Personalidades: Julgadores ou Perceptivos

  • Julgadores ( J ): Quem tem o tipo de personalidade julgador fica satisfeito depois que as decisões foram tomadas, toma decisões rapidamente, fica angustiado de deixar os problemas se acumularem. Em geral não pensa muito antes de agir, prefere se arrepender.
  • Perceptivos ( P ): Ficam mais satisfeitos em tomar decisões bem pensadas e mais acertadas, demoaram para agir. Os perceptivos ficam angustiados se tem que tomar uma decisão rapidamente. Em geral pensam bastante antes de agir, pois tem medo de se arrepender.

Este conteúdo foi baseado nas informações dos sites:
http://www.myersbriggs.org/ e

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Gustav_Jung e
http://pt.wikipedia.org/wiki/Classifica%C3%A7%C3%A3o_tipol%C3%B3gica_de_Myers_Briggs .


MBTI, Myers-Briggs Type Indicator, Myers-Briggs, e o logo MBTI são marcas registradas do MBTI Trust, Inc. nos EUA e em outros países.

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Tipos de Personalidades

Tipo de Personalidade: Os Racionais

Tipo de Personalidade: Os Racionais

Os racionais são pessoas determinadas, lógicas e também muito inteligentes: tiram grandes conclusões a partir de poucas informações. Conheça mais sobre esse tipo de personalidade.

Tipo de Personalidade: Os Idealistas

Tipo de Personalidade: Os Idealistas

Os idealistas, sonhadores por natureza, estão sempre tentando mudar o mundo ao seu redor pra melhor. Conheça mais sobre esse tipo de personalidade.

Tipo de Personalidade: Os Guardiões

Tipo de Personalidade: Os Guardiões

Os guardiões são pessoas sensatas, trabalhadoras e realistas, eles estabilizam e sustentam a nossa sociedade. Conheça mais sobre esse tipo de personalidade.

Tipo de Personalidade: Os Artesãos

Tipo de Personalidade: Os Artesãos

Segundo a teoria de Jung-Myers, quem é do tipo de personalidade artesão são pessoas que procuram aventura e anseiam por prazer e ação. Conheça mais sobre este tipo de personalidade.

 
 
 

Comentários:

  1. chaaay

    Gostei muito dessa pesquisa … Espero que tenha mais relacionados ao tema :) Beijo =*

    • Samuel Pereira

      Gostei bastante do assunto,aproveitei muito na prova

  2. Tiago henrique

    Bom achei muito interessante esta materia mas no que me assemelho muito ao tipo de personalidade EISNTP tenho 15 anos li com bastante atençao e cheguei aeste veredito tentei buscar o maximo possivel de coerencia mas deu nestes pontos o que me preocupa que se com esta obs eu nao esteja caminhado para seila uma doença de personalidade por ai sabe como bipolaridade… queria que me falasse mai sobre isso mada por email pq geralmente es quesso de voltar nos sites obrigado.

  3. Pedro Addler

    Olá Chay

    Esse tema dos tipos de personalidade é interessante mesmo né !!! :P

    Vamos continuar sim falando bastante sobre ele.

  4. Pedro Addler

    Olá Tiago

    Em relação a bipolaridade não se preocupe, não se trata de uma doença é uma característica normal de alguns tipos de personalidade.

    A bipolaridade de humor está relacionada a sensibilidade e a capacidade da pessoa de entender o mundo. Quem tem um humor bipolar em geral são as pessoas mais sensíveis e que tem uma relação mais intensa com o mundo ao seu redor.

    Embora alguns tipos de personalidade tenham uma bipolaridade natural, claro, quando ela se torna doentia e atrapalha sua vida vale a pena procurar uma orientação médica, vale a pena procurar um psicólogo.

  5. Eliane

    Gostaria de saber quais são os tipos de personalidade presente numa pessoa esquizofrênica?se possível quero a resposta por email. obrigada.

  6. juliana

    Olá, gostaria de sugerir uma matéria sobre timidez, relacionada aos tipos de personalidade. Eu particularmente acredito ter várias das qualidades que um empregador gostaria ver em sua equipe, mas acredito que minha timidez faz com que pareceça uma pessoa fraca de personalidade.

  7. cibelle

    OI eu me identifiquei com o tipo de personalidade introspectivo,sentimental,perceptivo e intuitivo e gostaria de mudar alguns aspectos dessa personalidade por ex.eu sou do tipo que se remoe em duvidas,é insegura,desligada,que troca os pés pelas maos,que se diz uma coisa e nao faz sou muito sonhadora e pouco realizadora.
    E isso esta me encomodando ja faz algum tempo eu queria ser diferente ser mais positiva sem precisar ficar no mundo da lua ser mais racional e sinto falta de amigos me procurando quero ser mais sociavel sem precisar ser baladera entende.
    Eu queria que me sugerisse algumas coisas diferente pra mudar isso em mim eu ja procurei um psicologo uma vez e ele me deixou mais insegura só puxava o passado nao me dava idéias ou se interagia comigo ele bocejava nas seçoes e parei.Me ajude a me mudar meu psicologico de forma que eu construa uma base forte e capaz em mim mesma.
    Obrigada !!

    • Carlos

      Olá Cilbele, vc se enquadra dentro do sistema (DICA) na lestras I e A, isto significa que seu DNA é o seguinte, lenta nas execuções, seu lado afetivo bom voltado para pessoas gosta de ouvi e ajudar, vc gosta de delegar algumas coisas em vez de fazer, e e muito intusiasmada, facil de motivar, gosta de promoções e tem altos e baixos na alegria e tristeza, Vc tem o dom para trabalhar em marketing, pós venda, venda também mas fala muito, por isto vende pouco, e gosta de pessoas, sob pressão vc cede ou chora e fica magoada, gosta um pouco de mudanças, Vc não serve para ser lider, não é direta, vc não e calculista, vc não gosta muito de planejamento, seu lugar e de apoio aos lideres, vc tem que melhorar em relação a ser direta clara, tentar fazer as coisas mais rapidas, não deixar para amanhã, argumentar menos, e buscar a Deus, porque o Espirito Santo nos molda, aceite a Jesus e veja como sua vida vai mudar, por hora só isto, mas pode me contactar quem saber posso ajudar mais…

  8. Olga Porto

    Olá, matéria de excelente conteúdo, foi bastante esclarecedora para mim. PArabéns!

  9. Pedro Addler

    Olá Eliane

    Levando em conta a definição clássica da esquizofrenia, os tipos de personalidade que são mais propensos a desenvolve-la são os Idealistas e Artesãos que são as personalidades que tem a cabeça mais “sonhadora” / são os menos “pé no chão”.

  10. Flávio Andrews

    Pretendo fazer design de jogos, fiz o teste e fui reconhecido como guardião, sera que bate este tipo de personalidade com o curso ? Em alguns pontos tive duvidas. Mas ainda mantenho minha fé. :)

  11. Pedro Addler

    Olá Juliana

    Isso é verdade, não é que as pessoas tímidas parecem fracas, elas realmente tem um tipo de personalidade fraco.

    Vencer a timidez, no fundo, é fortalecer e libertar a sua personalidade para que ela possa crescer e se desenvolver.

    Em relação a sua sugestão ela é muito boa, já foi encaminhada a nossa equipe de jornalismo !!

  12. Pedro Addler

    Olá Cibelle

    Entendo bem a sua preocupação e você está certa, não vale a pena passar a vida de um modo tão apagado.

    A primeira coisa para você evoluir o seu tipo de personalidade é se desligar do seu passado. Isso mesmo !! Jogue fora a vela Cibelle e construa uma nova.

    Mude de visual, mude o seu apelido, mude de cidade se for possível, saia da casa dos seus pais ( se morar com eles ainda ), mude !!! Só assim o seu tipo de personalidade irá mudar e você poderá se tornar uma pessoa melhor.

  13. FATIMA RAMOS

    olá adorei muito essa matéria sobre teste de personalidade, me ajudou muito em um trabalho, e com isso irei me conhecer e identificar melhor minha personalidade!!!obrigada

  14. Simone

    Oi adorei esse artigo sobre os tipos de personalidade quando estava lendo ja imaginava que era totalmente racional…fiquei muito feliz em achar esse artigo por acaso,estou passando por um periodo dificil de depressao,agora entendi pq estou pior,o racional detesta depender dos outros o que esta acontecendo comigo,Parabéns
    Um forte abraço
    ps:se puder me da mais dicas de personalidade,como livros para comprar por ex,alias esqueci de mencionar faço faculdade de psicologia.

  15. Alan Baptista Barizon

    Adorei muito!
    Esse site é espetacular. Concordo com todas as informações a respeito da minha personalidade. As características de pessoas introvertidas e idealistas combinam em todos os aspectos comigo!
    Os “idealizadores” desse site estão de parabéns!
    Obrigado pela super consulta!

  16. Victorhfs

    Bom dia.

    Antes de mais nada, ótimo conteúdo como um todo. Está complicado encontrar direções com temáticas e conteúdos com uma essência e uma inteligência.

    Sobre a matéria. Estáva avaliando o conceito para elaborar meu projeto e me conhecendo melhor. Nas últimas duas questões (Pensadores/Sentimentais e Julgadores/Perceptivos) eu me encontro dentro de um impasse: me encontro exatamente nas duas definições – analiso exatamente as duas questões em toda terapia que auxilio a meus conhecidos.

    Numa conversa casual há algum tempo, na obra de hamlet “ser ou não ser…” eu me deparei com a situação real em “dupla personalidade”, alimentando um homem bruto e um sensível, contudo, sendo racional sabendo discernir a hora certa para cada atitude – equilíbrio.

    Um melhor exemplo. “Talvez a atitude de uma pessoa possa ser errada, como ficar com alguém que não seja recíproco, porém, se a luta e o motivo que a move por tal pessoa vem consciente e de bom coração, acredito que sim: – se deva lutar e fazer o que se tem vontade”.

    Tento ser centrado, mas ponderando minhas convicções e as deparando com cada situação, mesmo de base parecidas, um contexto com também diferentes personagens, logo, assim sendo, atitudes e emoções diferentes.

    O que sugere? Devo sair de cima desde muro, necessariamente/obrigatoriamente? Ou alimentar as duas alternativas possa ser uma opção de escolha viável?

    Se for útil, minhas duas questões anteriores foram EI. Ainda sim, concentro minhas energias no mundo dos meus pensamentos. Sou idealista, sonhador. (Extrovertido para com Introvertido) Sobre ser intuitivo, me adepto a citação sensorial, porém, não sou nem um pouco prático, contudo, bem realista mesmo – a verdade é nua e crua / muita sinceridade é falta, pouca pode ser perigosa.

    Complicado. Forte abraço! rs

  17. Esqueci de comentar.

    Na questão de hamlet (3 parágrafo acima) havia um terceiro personagem na peça de teatro – o neutro – aonde pensava e pesava o melhor caminho a se seguir, naquele momento, daquela situação…

    A forma, tempo e maneira de julgar uma situação, vai de acordo com o julgamento e discernimento do mesmo.

  18. Vera Lucia Martins da Silva

    Adorei fazer o teste de personalidade !!! é como se eu tivesse me vendo em tudo que falava sobre o guardião. bjoosss.

  19. Vanessa

    Olá,

    Achei a matéria bem diferente, interessante inclusive.Em partes tenho minha personalidade baseada com a da Cibele, acima. Sou ao mesmo tempo que uma pessoa realista, insegura.
    Estou para fazer vestibular e ainda não me decidi se quer o quero prestar.Me inscrevi no curso de administração, mas não sei se é minha vocação, já fiz inúmeros testes vocacionais, já pesquisei a respeito e cada vez só me cofundo mais. Como faço?! E em referência ao meu tipo de personalidade meu teste de personalidade deu como resultado “ENTP “.
    Abraço

  20. Tatiana

    A matéria é muito interessante sobre os tipos de personalidade, gostaria de saber se por acaso já ouviu falar de Eneagrama, existe fundamento científico nele?
    Obrigada

  21. Osvaldo Nhabomba

    bom, o que estava a procura a cerca dos tipos de personalidade encontrei mas precisava deste documentario no sentido educacional, contudo estao de parabens a informação dada compreende-se se pudessem trazer mais informacoes acerca do assunto seria de lovar bastante !!

  22. andréa

    adorei descobrir minha personalidade pois penso em fazer psicologia.e amaria ler atigos sobre isso.
    Beijos

  23. BRUNA

    obrigada este texto sobre os tipos de personalidade esta sendo muito ultil para mim e meus colegas
    a escola Fernando Leite de Campos agradece !!

  24. Pedro Addler

    Olá Tatiana

    O Eneagrama ( figura de 9 pontas ) é uma teoria bem parecida com a teoria clássica dos tipos de personalidade de Karl Jung.

    Cada ponta, no caso, indica uma característica de personalidade e a combinação das nove pontas descreve a pessoa.

    Assim como a teoria de Jung sobre os tipos de personalidade escrita no texto acima, ela tem sim fundamento científico, a diferença entre as duas teorias está mesmo é no ponto de vista.

    Você aliás deu uma excelente idéia pra nossa equipe, podemos escrever também sobre a teoria do Eneagrama para que mais pessoas conheçam !! :D

  25. zulene

    Gostei muito dessa matéria sobre personalidades, acho que sou introvertida,intuitiva,sentimental e percpetiva! kkkk

  26. inalva leite keler

    E, importante esta pesquisa pelo menos as pessoas que tem internet nao quer sair de casa ou nao tem como fazer se interessa e comece a buscar coisas interesantes a si e quem sabe a outras coisas , eu adorei e me deixou interesada a respeito saber a respeito da minha personalidade,sou sozinha , viuva, tenho uma filha e me formei, quem sabe a personalidade de alguem de certo arranjo um amigo ou amiga, e de suma importancia amizades de bom carater e que disto se tire bons resultados. Atenciosamente. inalva.

  27. jailson

    Nossa adorei essa matéria quero ser um futuro psicólogo. Esse site tirou todas minhas duvidas e curiosidades, mas gostaria de saber Pedro Addler um guia para jovens iniciantes ( alunos que estão saindo do ensino médio e estão procurando um curso para psicologia )

    • Pedro Addler

      Olá Jailson

      Infelizmente não temos este guia… ainda !!

      Aguarde, pois em breve vamos lançar a Revista do Guia da Carreira, uma das reportagens de capa, com certeza será sobre Psicologia e os Tipos de Personalidade.

  28. Ádii

    ainda bem que tem essa página!!!!

  29. RaFaEl

    eu sou to tipo de personalidade idealista, mas so timido como mudar isso ??

    • Pedro Addler

      Olá Rafael

      Sim, isso é normal, a Timidez aparece muito no tipo de personalidade Idealista é o segundo tipo onde mais aparece só perde para os Racionais.

      Para melhorar sua timidez, não tem jeito… você tem que passar por 2 passos:

      • Primeiro, você tem que aceita-la, adimita que você é tímido e que isso atrapalha sua vida.

      • Segundo, você tem que trata-la, se for uma timidez leve, você sozinho com algum treino e leitura pode dar conta, mas se for um caso mais sério, aí vale a pena procurar um Psicólogo.

  30. Fonofico

    a minha personalidade no teste de personalidade foi INFP

  31. Vinicius

    Não gostei muito deste teste de personalidade, fiz diversas vezes e sampre deu “Artesão”,porém diz que os artesõs tem falta de disciplina,o que é totalmente contrario a mim!!!

    • Pedro Addler

      Olá Vinicius

      Sim, os Artesãos tem falta de disciplina, mas isso também não quer dizer que sejam caóticos ou então uns bagunceiros :P essa falta de disciplina pode variar.

      E tem outra, o tipo de Personalidade Artesão, apesar da falta de disciplina tem também muitas outras qualidades, são corajosos, ousados e divertidos.

      Não tenha vergonha de ser do tipo de personalidade Artesão !!

    • Robson Tsukamoto

      Caro Vinicius precisamos ter uma boa dose auto-conhecimento para tirar certas conclusões, Abraços !

  32. creusinnete

    oi pedro!!!
    vir seu trabalho;nossa é um otimo conselheiro parabens,dei uma olhada nos tipos de personalidades…descobrir que sou do tipo racional,por ter meu lado emocional muito fragil;e quero fazer psicologia.como vc tem bons pontos de vista! vc acha que isso pode me prejudicar em algum momento ? fiquei apaixonada por seu trabalho,por isso continue ele!!!

  33. Daniele

    Fiz o testes de personalidade e o teste vocacional não gostei muito das profissões que me ofereceram nos resultados, quero ser psicologa e oq mostrou nos resultados é que ñ me identifico com essa carreira. Fico com medo de estar escolhendo as opçoes erradas pra minha vida profissional.

  34. Robson Tsukamoto

    Algumas ferramentas são sempre importantes para que os profissionais possam fazer algumas avaliações baseados em estudos ciêntificos, entretanto para nós leitores temos que ter uma boa dose crítica relacionado ao auto-conhecimento ou desvios comportamentais de natureza psicológica para que não nos iludamos com com testes rápidos.

  35. Raphael Resende

    olá Pedro,
    muito bacana esse teste de personalidade..
    fiz o teste e me deparei com o perfil racional.
    Bom,como eu pude observar,para esse perfil a maioria das opções de curso sao para a área de exatas.
    Gostaria de saber se de acordo com esse teste de personalidade eu me encaixo com os cursos de jornalismo ou publicidade?
    Aguardo a resposta.
    Grande abraço

    • Pedro Addler

      Olá Raphael! Tudo bem? Este teste é uma forma de orientação, mas não garante 100% de certeza. A escolha do curso depende de você, do que te atrai. Se os cursos de jornalismo e publicidade são as duas opções que você mais se identifica, pesquise sobre elas e faça sua escolha! Abraço!

  36. Diogo Bessa

    Sim, gostei dessa materia sobre personalidade, e acho que sou do tipo extrovertido. E muito importante saber o que somos, onde estamos, com quem estamos, porque estamos, onde vamos e porque vamos.

  37. Camila

    Oi primeiramente vou dar os parabéns pela matéria, agora eu fiz o teste e deu q eu sou de personalidade idealista e tals e eu concordo em tudo pois sonho demais. É ruim ter persistência d+? E sobre a profissão o q mais combina com minha personalidade idealista?

    obrigada bjsss

  38. Leomário

    Pedro estou acompanhando, lendo e me aprofundando na teoria das personalidades, e gostei muito mesmo, o meu deu (ENFJ)Idealista-Professor, fui no inspiira e me aprofundei ainda mais, nos temperamentos, nas preferencias individuais, e depois de ter lidos muito sobre comecei a fazer o teste com amigos e parentes, pelos quatro critérios, quanto mais ou menos tem de chance de dar certo os teste? E acho que o máximo está dando certo, as pessoas estão até se identificando com as personalidades que eu falo que elas são, segundo o teste!! Sei que os racionais são NT, os idealistas NF, os artesãos SP e os guardiões são SJ,. Responda-me por favor.

  39. Stella Lamy

    Olá Pedro Addler, bem eu amo desenhar e penso realmente em fazer artes plásticas, mas eu tenho duas grandes dúvidas e gostaria que você me desse um auxílio: 1ª Qual a melhor Universidade de Artes Plásticas, independentemente de lugar ou ser pública ou particular; e a 2ª dúvida é o seguinte: como já havia dito eu amo desenhar, é o meu hobby preferido, mas por essa razão, tenho um sincero receio de acabar pegando certo desgosto por desenho por usá-lo como ferramenta de trabalho, ja fiz vários testes vocacionais, inclusive o teste aqui fornecido, e todos me dizem as mesmas profissões, mas as duas que me chamam mais atenção são as de Artes Plásticas, e Cinema. O senhor pode me dar alguma dica sobre isso?
    Agradeço dese já sua atenção.

  40. miguel jorge farhat

    Prezado Pedro Addler,
    Ótimos o artigo e o modo como faz a interação com os interessados.
    Atuo na área de ensino universitário como professor, estando o interesse à matéria ligado a minha experiência adquirida nas relações com jovens alunos, em busca de caminhos profissionais, muitas vezes já cursando uma carreira sem que sua própria consciência a abone.

    Saudações.
    Miguel

  41. Stella Lamy

    Ahh e a propósito, meu resultado foi de Artesã XD

  42. vitoria gama

    Eu sou uma pessoa tímida…E agora depois de ler essa pesquisa tenho certeza…Hoje mesmo tive um problema porque eu não queria ler uma questão na frente de todo mundo e a professora brigou comigo…Tem vezes que eu queria ser uma pessoa extrovertida e deixar a tímidez de lado

  43. Orlando

    Achei muito legal esses comentarios sobre os tipos de pesonalidades

  44. Amanda Maia

    ola,bom eu nao sei qual tipo de personalidade eu sou,pq sou sensorial,pensadora,julgadora e extrovertida.consigo ter estes na minha personalidade axo q sou um pouko guardiã e racional e artesã mais nao sei ao certo poderia me dizer?.

  45. Júnio

    Eu tenho dupla personalidade, queria saber se eu tenho um tipo só de personalidade ou se é, misturado mesmo.

  46. Carlos

    Olá Pessoal hoje temos estudos aprimorados não sei se já ouviram falar de ( D I C A ) foi desenvolvido em 1929 é muito usado em RH, para descobrir quem é rapido, quem é lento, quem e voltado para pessoas e quem é voltado para projetos, muito bom…..

  47. Flávio henrique

    Por favor, qual o tipo de personalidade que mais se inquadra Adolf Hitler, Restritivo ou Julgador?

  48. Carla

    Incrível,me identifiquei totalmente no teste de personalidade,>.< "Artesãos" amei!E ainda nas opções de profissão aparece justamente algumas que não param de me perseguir em todos os testes que faço, e no entanto ainda estou tão indecisa…Será que realmente devo optar por uma profissão que se identifique com minha personalidade?

  49. Rodrigo

    Me chamo Rodrigo,tenho 23 anos. Minha personalidade,segundo o teste, é a de guardiões. Gostaria de saber como fazer para vencer a timidez pois tenho certa dificuldade em administrar diálogos. Gostaria de saber se minha personalidade combina com profissões que envolvem criatividade,como por exemplo designer, pois a criatividade sempre foi meu ponto forte. Obrigado pela atenção.

  50. anna

    Olha, eu fiz o teste de personalidade e deu racional intuitiva 9concordo),passou se uma semana e fiz novamente o teste duas vezes e deu dois resultados diferentes!E agora como posso saber qual é a minha verdadeira personalidade?

  51. Talita

    Muito eu, nos testes, amo vcs :)

  52. Junyara

    Oii, eu tentei fazer uma pergunta pra vc no site onde vc fala sobre Pedagogia, Mas lá estava Lotado os comentarios, :/ eu vou fazer aqui, se você puder me responder, eu Te agradeço. :D Olha, é porque esse ano vou prestar vestibular pela 1ª vez e eu queria muito Fazer Faculdade de Psicologia, Mas agora eu acho que não tenho condiçoes, aii to pretendendo fazer Pedagogia, que pelo que sei não Sai muito da area de psicologia. Isso é verdade ? O curso de Pedagogia pode me ajudar a alcançaar meu objetivo de psicologa ? Eu não quero ser professora, nem trabalhar dentro de Escolas como educadora. Obrigada! :D

  53. leticia

    essa matéria me ajudou muito com minha matéria de sociologia.

  54. dryka

    adorei por que deu exatamente com meus planos para o meu futuro…
    adorei mesmo muito interesante.

  55. Juu

    Se em uma entrevista de emprego o entrevistador te dize q te achou sensível, é um sinal bom ou ruim?

  56. Ariadne

    A minha deu introvertido,intuitivo,sentimental e perceptivo.
    Sera que tem algo q fale a respeito das profissoes para esse tipo de personalidade.

    atenciosamente,

  57. eduardo

    é´verdade que essite pisicologo para animais eu fikei sabendo que essite e muito raro de ser um

  58. jessica

    olá, eu não sei se sou tímida ou não… não tenho dificuldade de falr com as pessoas que conheço, mas com pessoas descolhecidas(EX.uma nova pessoa na turma) ás veses eu tenho medo, de ela não gostar de mim ou algo do genero(sou do tiipo de personalidade idealista) isso é timidez ou não??tiipo entre amigos eu sou uma tagarela!!

    • Pedro Addler

      Jessica, é normal nos sentirmos inseguros nessas situação, não se preocupe.

  59. susam

    Vou completar 31 anos e acho que vou fazer a facudade de direito,trabalho na area de estetica não ganho mau,estou en duvida se fisioterapia para dar continuidade ao que faço, ou direito que é meu sonho o que eu faço?

  60. Claudio

    Qual o tipo de personalidade mais indicado para quem faz administração?

  61. Fernanda

    Olá, Achei a matéria muito interessante e sou uma ESFJ. Assim, se eu fizesse o curso de direito e trabalhasse na área de fiscalização poderia ser mais feliz? Existe alguma forma de uma pessoa extrovertida tornar-se mais centrada e silenciosa? Agradeço atenção.

  62. Natalia

    Eu tenho varias personalidades sou dramática , tímida , extrovertida, explosiva entre varias outras , gostaria de saber se fazer teatro poderia me ajudar , Pq sou mt prejudicada no meu dia a dia por cada hora ser uma pessoa.

  63. Fernando

    Gostei muito do artigo.
    Mas, em minha opinião pessoal, acredito que os tipos de personalidade s/n e t/f não sejam excludentes.
    Principalmente t/f. Existem muitos exemplos na história de pessoas com grande capacidade lógica e, ao mesmo tempo, muito instintivas e sentimentais
    Acho também possível uma pessoa ser sensorial e intuitiva ao mesmo tempo.

  64. Ntalia Moraes

    Olá gostaria de saber qual a importância dos indicadores na identificação da personalidade de uma pessoa?

  65. dulce

    achei muito interessante está matéria até porque ajudou m em um trabalho escolar(individual)

  66. Ednalva Barbosa

    Amei essa matéria sobre as personalidades; me ajudou bastante,me identifiquei com a dos idealistas. Parabéns! Abç!

  67. Gabriel

    Eu sou uma mistura de todas estas personalidades,exceto”Guardião”.levo a maioria das coisas na brincadeira,mas sou otimista e gosto de pensar,sempre esimulando o pensar da pessoa com quem estou falando.

  68. daniella

    adorei esse artigo..um dia ainda serei uma grande psicologa..

  69. Gustavo Kakitsuka

    Olá gostei da matéria e gostaria de saber se tem alguma ligação com o eneagrama, obrigado

  70. Saul

    Sou uma pessoa dura e firme em casa… Chato mais muito chato para o bem delas sou quase um guardião!
    no trabalho sou bem idealista, legal ,tranquilo, sonho muito, gosto de sonhar e discutir coisas que normalmente não tem resposta ou seja impossível, não sou nenhum general, estou em busca de uma faculdade, mais a minha personalidade não indica um bom emprego que de dinheiro para sustentar minha irmã e mãe que são as pessoa que mais amo… será que vou precisar escolher um emprego que me deixe infeliz para sustenta minha família? Hoje tenho um emprego num lugar aonde tenho que ser uma pessoa dura, e me sinto péssimo e infeliz… só que as opção para minha personalidade ou não da dinheiro ou é dificilíssimo de ingresso para a profissão!…

  71. Alberto Romão

    Olá Pedro, a cabo de fazer otexte de personalidade, tive como resultado idealista,calhei com curso de Psicológia, e outros gostava de saber se não posso fazer Direito me ajuda aguardo a resposta urgente.Obrigado pela dispunibilidade em me ajudar.

  72. Sebastião Meminga

    Estou extremamente grato pelas informações encontradas aqui neste sitio da Internet, dou o meu apoio mural,aos autores e publicadores destas informações muito valiosas. No meu ponto de vista representa uma grande obra de caridade ao próximo. Obrigado

  73. Naty

    Me encaixo na personalidade introvertida e pensadora.

  74. luckas

    oi
    pow gostei muito dessa materia o meu resultado deu guardião eu gostei do resultado é muito semelhante minha personalidade……bom trabalho!!!!!!!!

  75. fatima

    oi pedr0;li o artigo sobre personalidade;não consegui achar minha personalidade,sou depressiva bipolar faço tratamento forte,sou de gemeos de 07-06-68 sera que vc pode me ajudar a entender qula a minha personalidade,sou uma pessoa complicada,tenho ou nenhum amigos,não gosto de multidões,adoro meu quarto onde eu fico a maioria do tempo,as vezes me sinto meio perdida, a mioria do tempo vivo caindo meu equilibrio é fraco

  76. fatima

    esqueci de te falar fatima é apelido,meu nome no rg é eleni baz moraes.brigado.

  77. Marcelo Rocha da Silva

    Olá, Pedro Addler, Sou do tipo ENTP, e me considero um cara racional, porém ainda tenho boa parte de características do perfil artesão, por ser do signo de libra, também tenho bastante dificuldade para tomar decisões, não gosto de trabalhar sobre pressão, e penso bastante antes de agir, minha grande dúvida é pensar no futuro pois tenho medo de escolher algo e dar errado. Achei muito interessante tudo de li no site inteiro, passei o dia inteiro olhando todo o site, confesso que visito bastante o guiadoestudante da revista abril, mas, o site aqui tem coisas que me fizeram abrir a mente mais que o guia. Nesse caso, tenho dúvidas nas profissões de um ENTP. E, fico tentando ler bastante pra entender melhor o que quero ser, mas, sei que vários fatores influenciam, até mesmo meio onde você vive e etc. Você é psicologo ? Como posso conversar com você ?

  78. Natalie

    O meu tipo sempre da idealista mas duas vezes me falaram no disc ,que eu fiz na escola ,que eu era observadora , atenta aos detalhes e analítica , pensava muito era critica e introvertida … Nao uma pessoa espalhafatosa e ate um pouco calculista mas ainda assim tendo originalidade … Bom qual é o meu tipo? E ta,bem fiz o teste na internet de mbti e sempre da. Infj ou infp estou em duvida ….

  79. Marcius

    Eu estudo serviço social, mas acho que seria melhor se eu estivesse estudando matemática, mas ainda assim fico com muitas dúvidas, não sei se eu sou mesmo como um “artesão” ou “racional”,sou muito lógico, pensativo, mas também emotivo ou sentimental,as vezes tenho vontade de trocar de curso talvez estudar história, mas vem a matemática me puxa de novo, as vezes sou sonhador, penso muito, as vezes realista até demais,mas também sou perfeccionista, não me acho tão sociável assim, as vezes me acho metódico,introspectivo e sério, será que é uma personalidade mascarada pela outra. Tá complicado!

  80. Emerson

    kra eu tenho 21 anos,e até ler esta matéria e fazer o teste de personalidade eu me perguntava frequentemente quem era eu,e fikava muito triste pensando que eu tinha algum tipo de problema…e fikei muito alegre com o resultado do teste=os racionais…cara vc nao sabe o quanto seu texto mudou minha vida,muito obg…se tiver mais alguma coisa sobre esse tipo de personalidade por favor envie para meu e-mail.

  81. Carlos

    Oi,
    muito bom esse teste de vocês.
    Eu descobri que sou um artesão que curte muito economia e que ela se encaixa na minha personalidade… e nas outras… também…
    E isso me faz pensar: será que eu como artesão sou realmente feito para este curso ou economia se encaixa melhor em outra personalidade?

  82. janaina

    o meu resultado deu: ENTJ.
    Gostaria de saber qual o meu tipo de personalidade.
    bjs!!!

  83. kemylla

    Esse a pessoa tiver um poco das duas opções ???

  84. kemylla

    O meu foi ENFP, mas eu só um poco de Extrovertida e Introvertida e Sensorial ou Intuitiva.Como eu faço pra tirar a minha conclusão certa ???

  85. Paula Stefânia

    Gostei bastante do teste de personalidade e a maneira como o relaciona a carreira . Segundo Sthephen P. Robbins , autor do livro Comportamento Organizacional , o MBTI não deve ser utilizado em práticas de recrutamento e seleção por não se relacionarem com o desempenho no trabalho, porém o meu resultado me descreveu de maneira assertiva e pelo visto a maioria aqui também gostou de seus resultados . Fica ai um ponto de reflexão .

  86. davi. santana soares

    muito bom e bastante comunicativo para a vida pois e bom sabe como são as pessoas, humanas e seus sentimentos acredito.

  87. Pingback: [Teste] Personalidade (parte9)… | BIDTech

  88. paulo sam

    todas essas especificas conclusões não definem o ser humano por seu gênero inteiro individual. cada pessoa obtém traços de todas essas personalidades…e não são sólidas e nem aleatórias e sim, metafìsico na dinâmica de subjetivo e objetivo….ou seja, a conduta entre o eu e a exclusividade social.

  89. Fátima Lúcia da S ilva Mendes

    Gostaria de saber á respeito das profissões relacionadas a Extroversão. Pois preciso fazer um trabalho das características de personalidades da Extroversão e suas profissões.

  90. Ir.Vitoria Maria da cosata Ribeiro

    Peco um favor que eu estou a fazer um trabalho sobre psicologia e quero tanto a vosa ajuda atravea o texto que estou a ver sei que ajudou me muito povossaa atencao muitissimo obrigado

  91. vitoria Maria da costa Ribeiro

    Eu sou uma irma religiosa quero avosa ajuda atraves o vosso texto que estou a haver.Obrigado

  92. Sebastião Sifrão

    Tenho 22 anos de idade, sou tímido devido a gaguez, o que fasso?

  93. avelinopedro

    gosto de ler a psicologia e tambem gostei muito de ler esta pagina

  94. Fresley Dias

    Olá,eu estudo tipos de doenças racionais.. por ex: personalidades.. eles afetam muito as pessoas se tiverem muitas delas .. e passo parte do tempo fazendo pesquisas em casa ou mesmo com pessoas… isso faz com que eu tbm pratique o meu psicológico .. para ser um psicologo :D .. obg fez eu entender com mais intensidade … sou do tipo idealismo e minhas siglas é : (I-N-T-P)

  95. kellypaschoalmendes

    gostei muito do meu tipo de personalidade tenho muitas características dela despertou uma curiosidade !!!!!!! gostaria de saber qual o tipo de personalidade tem uma pessoa com esquizofrenia e depressão

  96. Lia

    Minha personalidade é ISTP…… Desde que eu me conheço por gente!

  97. Phillipe

    olá eu me chamo Phillipe, sou muito fã da psicologia e pretendo um dia me tornar um profissional dessa área tão linda e necessária para a humanidade. vamos a pergunta ….Bem como algumas pessoas do passado influenciaram na formação do caráter e personalidade de seus filhos. Atualmente é bem notório que mediante a grande disponibilidade de informações algumas pessoas sendo crianças e ou adultos. tendem no caso das crianças a um amadurecimento precoce. e no caso dos adultos agirem como crianças, de tal forma que passam a sentir insegurança no meio social… qual seria a medida cabível para tal assunto.?

  98. stephanny

    O meu resultado deu ENFJ… Então qual seria a minha personalidade??

    Pode me mandar por e-mail pra mim seria melhor!!! Obrigado!

  99. Martins

    Olá Pedro Addler, td bem?
    gostaria que vc me tirasse uma duvida sobre meu tipo de personalidade, me indenficei mais com o racional, pq de uma escala de 0 a 100, eu daria que o fato de eu gostar de dançar descontroladamente em público ou até mesmo só seria 1 ou 2,fazer tudo com pressa ,seria em último caso,sou extremamente pontual e honesto,muito pouco extrovertido,meu amigos fala que eu estudo excessivamente e quase num saiu ou participo festas e eventos,as vezes sinto bem comigo mesmo,constante e unipolar,consigo ver muito bem respostas lógicas antes mesmo de serem terminadas quando explicadas,queria saber seu eu sou to tipo racional,
    e me falar outros exemplos de pessoas famosas racionais se vc puder?

  100. Virgilio Ngunza

    Li com muita atenção o artigo sobre Tipos de personalidade, veio-me a curiosidade de saber um pouco mais de mim mesmo precisando da vossa ajuda psicológica. Sendo introvertido descobri que para aprender ou ter determinados conhecimentos, sobretudo académicos científicos, tenho exercido muito esforços. Para facilitar-me nesta condição o que me aconselha para ter outras atitudes e facilidades nas minhas aprendizagens?

  101. Sabrina

    Olá…

    Bom, vim fazer o teste de personalidade e me deparei com um grande dilema: me vi enquadrada como um ser racional, mas sei que não sou detentora de exacerbada inteligencia que fizesse grandes feitos. Pelo contrário, observo muito as pessoas pra tentar entendê-las, mas fecho conclusões através opiniões alheias variadas; sou péssima em exercícios de raciocínio lógico; não tenho pensamento rápido, gaguejo muito pra falar. Engraçado que na parte negativa da personalidade eu me enxerguei muito ali. Enfim, de todos me vi mais neste, só não tenho certeza, por conta dos motivos expostos. É possível que haja uma variação da pessoa para com a personalidade que a enquadra?

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!