Confira como acessar a Página do Participante do Encceja

portal do candidato enccejaO último Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, também conhecido como Encceja, foi realizado no dia 29 de agosto em todo o país. E na página do participante Encceja é possível encontrar informações relevantes sobre o exame, como local de prova, cartão de confirmação de inscrição, gabaritos oficiais de cada teste e o resultado final de cada participante.

A prova é realizada pelo Ministério da Educação desde o ano de 2002, e tem como objetivo medir o conhecimentos dos inscritos para certificar a conclusão dos ensinos fundamental ou médio. 

Caso você esteja pensando em tentar entrar em uma faculdade pública pelo Sisu, saiba que com o certificado do Encceja em mãos você poderá se inscrever no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e tentar uma chance entre as milhares de vagas disponíveis em todo o Brasil.

Então, se você busca trilhar um caminho de sucesso através dos estudos e está começando pelo Encceja 2020, acompanhe este passo a passo que preparamos para te ajudar a acessar a página do participante e ter acesso a todas as informações relevantes sobre o exame. Vamos lá?

Leia também: Edital completo Encceja 2020

Como acessar a página do participante Encceja?

Para adentrar na página do participante Encceja e ter acesso ao resultado final da prova, você vai precisar seguir as instruções a seguir:

  • Passo 1: antes de tudo, acesse o portal da Inep e vá em página do participante.
  • Passo 2: você precisará fazer o seu login, inserindo o seu CPF e a senha de acesso que você criou no momento de realizar sua inscrição. 
  • Passo 3: por questões de segurança, aparecerá uma figura principal seguida de algumas opções de figuras para você clicar. Escolha a correta e clique em “Enviar” para seguir.
  • Passo 4: pronto! Você já deve ter acesso à página do participante Encceja com todas as informações sobre sua inscrição e o exame.

Esqueci minha senha. Como acessar a página do participante Encceja?

No caso do participante ter se inscrito no exame mas ter esquecido sua senha de acesso, não se preocupe: é possível recuperá-la em apenas alguns passos, e o processo é bastante rápido.

Dentro do próprio portal do Inep constam instruções com o passo a passo de como recuperar sua senha. No entanto, você precisará informar o seu CPF e ter acesso ao seu e-mail ou a um SMS enviado no seu número de celular – é através de um destes canais que você poderá receber um link para criar uma nova senha de acesso. 

A página do participante do Encceja não está abrindo. O que faço?

Caso você não consiga acessar a página do participante do Encceja, recomendamos que você experimente fechar e abrir novamente o navegador. Outra opção é tentar atualizar o portal do Inep (aperte a tecla F5 do teclado). 

Caso não funcione, experimente acessar de outro computador ou celular para se certificar de que você não está tendo problemas de conexão.

Quando sai o resultado do Encceja 2020?

Apesar da rápida divulgação dos gabaritos, ainda não foi divulgada a data em que serão liberados os resultados finais de cada participante no exame do Encceja 2020. De qualquer forma, é esperado que a data seja liberada nos próximos meses. 

Neste ano, ainda, a realização do Encceja foi adiada duas vezes devido à pandemia do coronavírus. Logo, houve um atraso generalizado em todo o calendário do exame – atrasando desde a aplicação da prova até a divulgação dos resultados finais. Por isso, é necessário ficar sempre atento à página do Encceja no portal da Inep para mais informações!

Lembrando que para poder passar e obter o desejado certificado do Encceja, é necessário fazer no mínimo 100 pontos em cada um dos cadernos da prova. Inclusive, na redação, o candidato precisa tirar uma nota superior a 5 no seu resultado final. 

A pontuação do exame é calculada através do método de correção TRI (Teoria de Resposta ao Item), realizado exclusivamente pela calculadora própria do Ministério da Educação.

Guia do Encceja 2020

Para ter acesso a tudo de mais importante sobre o Encceja 2020, como detalhes sobre o exame, calendário e dicas de estudo e de redação, a Revista Quero produziu um guia gratuito para quem quer mandar bem na prova e se manter informado. Demais, não é mesmo? Baixe o material completo clicando no link abaixo:

Baixe o Guia Completo do Encceja

Além disso, se você também deseja se manter informado sobre o Enem e outros grandes exames, acesse a Revista Quero e fique de olho nos melhores conteúdos sobre educação.

O que fazer depois do Encceja 2020?

O Encceja é um dos exames mais importantes na trajetória de quem busca apostar em crescimento profissional. Afinal, o exame comprova a conclusão dos estudos básicos e é essencial para que você consiga ingressar no ensino superior, tenha mais aceitação no mercado de trabalho tradicional ou até mesmo possa prestar concursos públicos.

Se você conquistou o tão sonhado diploma do Ensino Médio através do exame do Encceja, prepare-se para uma nova fase de realizações e muitos estudos. Começar uma graduação é um ótimo próximo passo, afinal, é comprovado que cursar o ensino superior pode aumentar em até 237% o seu salário dentro do mercado de trabalho.

Sendo assim, o Encceja é o primeiro passo para você poder sonhar mais alto. Com seu certificado Encceja em mãos, existem diversas formas de ingressar no ensino superior: seja em faculdades particulares com bolsas de estudo ou contando com o auxílio de programas do governo, como o Sisu, o ProUni, ou o Fies, após realizar a prova do Enem.

Também é possível aplicar para uma vaga diretamente pela faculdade desejada, no curso dos seus sonhos. Logo, existem várias formas de realizar o curso dos seus sonhos, com ensino facilitado presencial ou à distância.

Onde fazer uma graduação?

Se você está buscando por faculdades privadas de renome, que atendem aos requisitos do MEC e que oferecem cursos em diversas áreas de atuação, separamos algumas opções para facilitar sua vida:

Nas instituições acima, é possível cursar graduações com diferentes abordagens, seja em bacharelado, licenciatura e tecnológico. Além disso, existem dezenas de cursos disponíveis, como Administração, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Nutrição, Relações Internacionais e muitos outros.

Leia também: Veja como obter uma bolsa de estudo

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!