Entrevista: Que tipo de animal você gostaria de ser?

Descubra o significado de cada animal e saiba responder a essa pergunta na hora da entrevista de emprego!

Que animal você é?“Que tipo de animal você gostaria de ser?”. Com certeza, muita gente já se deparou com essa pergunta em alguma entrevista de emprego. À primeira vista parece uma pergunta inocente e muita gente pode até achar que ela é feita somente para descontrair o ambiente, mas a verdade é que, dependendo da resposta dada, o entrevistador pode tirar várias conclusões a respeito do candidato.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Para o entrevistador, essa pergunta é interessante justamente por parecer uma pergunta lúdica. Dessa forma, o candidato acaba sendo sincero e falando a primeira coisa que vem à mente, mostrando seus defeitos e qualidades. Responder uma pergunta como essa de forma instintiva mostra como o candidato se vê e revela muita coisa sobre sua forma de trabalhar.

Preparamos uma lista com algumas das respostas mais comuns dadas a essa pergunta durante a entrevista de emprego e como cada animal respondido pode ser interpretado do ponto de vista da psicologia. Confira a seguir!

Entrevista de emprego: Os Animais e os tipos de Personalidade

Escolher um animal para representar a própria personalidade é algo muito mais profundo do que parece e exige um grande exercício de autoconhecimento e reflexão.

Se você nunca analisou seu próprio perfil ou se questionou sobre as qualidades e habilidades necessárias para o cargo que gostaria de exercer, aproveite as dicas abaixo para avaliar seus pontos positivos e negativos, e compará-los com a descrição de cada animal.

Leão, Tigre, Leoa, Onça

Quem se identifica com esses animais, os felinos de grande porte, normalmente tem um perfil forte de liderança, podendo ser até mesmo agressivo, obstinado e competitivo quando o assunto é cumprir metas ou enfrentar obstáculos. São pessoas que tomam a dianteira dos problemas, gostam de liderar e direcionar equipes e não têm medo de encarar desafios. 

Durante a entrevista de emprego, geralmente este é o perfil procurado para profissionais de cargo de gerência.

Pássaro, Ave

Quem gostaria de ser um pássaro em geral tem perfil flexível e que se adapta bem às mudanças. No mercado de trabalho estas pessoas são vistas como resilientes, uma qualidade cada vez mais procurada em áreas que passam com frequência por momentos de instabilidade e pressões.

Este perfil preza muito pela liberdade e é compatível com empregos dinâmicos e que demandam uma certa dose de criatividade. Durante uma entrevista de emprego, este é o perfil procurado para preencher vagas em cargos de criação.

Cachorro, Urso, Cavalo

Quem se identifica com os cães, ursos e cavalos em geral são pessoas esforçadas, sóbrias e excelentes trabalhando em equipe. Quem tem este perfil psicológico é confiável e busca sempre fazer o melhor, visando subir na carreira.

Não têm um perfil de liderança, mas podem atuar muito bem em supervisão. Durante a entrevista de emprego, este é o perfil psicológico buscado para cargos de supervisão, subgerência ou então auxiliar de gerência.

Gato

Quem se identifica com um gato geralmente é muito inteligente, mas não apresenta o mesmo empenho e esforço da personalidade do cachorro, por exemplo, em trabalhos em equipe. O principal atributo de quem gostaria de ser um gato é a inteligência e capacidade de se adaptar a situações ruins. Durante a entrevista de emprego, este é o perfil buscado para cargos que não demandam esforço conjunto, mas requerem flexibilidade em geral.

Abelha ou formiga

Pessoas que se identificam com abelhas e formigas geralmente são especialistas em realizar trabalhos em equipe. Quem escolhe um desses animais tende a ter um perfil ágil, resistente, disciplinado e fazer de tudo para alcançar um bem maior.

Além destas qualidades, as abelhas e formigas são animais planejadores e organizados, o que é bem útil para cargos de liderança e supervisão.

Elefante

Pessoas que têm uma boa memória geralmente se identificam com o elefante. Num mundo profissional tão cheio de tarefas urgentes e demandas importantes, esta é uma qualidade mais que necessária.

Partindo deste ponto, você pode argumentar que tem facilidade para cumprir prazos, lembrar de pontos importantes no processo de execução de um projeto Este é um perfil que pode se adequar a diversas posições em uma empresa.

Golfinho

Se você é uma pessoa que se comunica com facilidade, tem tudo para se identificar com o golfinho. Este animal possui um sistema de comunicação bem complexo e acredita-se que cada grupo de golfinhos possui uma linguagem própria.

Este profissional tem a habilidade de transmitir informações claras e objetivas, o que sem dúvida alguma é um atributo ideal para pessoas que lidam com equipes ou diretamente com o público.

Águia, Falcão, Gavião

Quem responde águia, falcão ou gavião (grandes pássaros caçadores) tem um perfil híbrido. É um perfil que tem algumas características dos grandes felinos como a atitude e a=o espírito predador, mas também algumas características dos pássaros, que são ótimos observadores.

Quem se identifica com a águia, além de ter um certo espírito de liderança – afinal, a águia é forte, caçadora, independente -, também preza pela liberdade e gosta de um ambiente criativo. Na entrevista de emprego, este é o perfil buscado para cargos de gerência que demandam uma maior flexibilidade e negociação.

Tartaruga

As tartarugas são conhecidas por serem animais perseverantes e resistentes, mas também são conhecidas por serem lentas. À princípio esta característica pode parecer um ponto negativo, mas pessoas que se identificam com este perfil geralmente são bem calmas, detalhistas e precisas ao realizarem suas tarefas, o que é um grande ponto positivo. Basta saber argumentar da maneira correta.

entrevista de emprego que tipo de animal você seria

Qual o melhor animal para se falar em uma entrevista?

Apesar de tantas opções e características bem específicas, neste exercício não existe um animal certo ou errado a ser escolhido. Para o entrevistador, o que vale mesmo é a justificativa apresentada para fundamentar a sua escolha. Por isso, além de se decidir por um animal com o qual se identifique, aconselhamos que pense em argumentos fortes que vão além da mera identificação.

Coloque na balança os pontos positivos e negativos, de cada perfil e elabore sua resposta com cuidado, ressaltando as características e soft skills que possam trazer benefícios ao quadro de funcionários da empresa.

O que são soft skills?

Hoje em dia, como muitos profissionais possuem capacidade técnica suficiente para os cargos, é o fator humano que acaba decidindo quem vai levar a vaga na entrevista de emprego. As soft skills são justamente estas habilidades ligadas ao seu comportamento, que despertam a atenção dos entrevistadores.

Conhecer bem o próprio perfil psicológico é interessante por isso também: conhecendo-se bem, as pessoas podem se candidatar aos cargos que melhor correspondem ao seu jeito de ser e assim obter um maior sucesso.

É interessante também lembrar o seguinte: não adianta ler esta reportagem ou outra qualquer e mentir o animal o qual mais se identifica durante a entrevista só para agradar o entrevistador. O melhor é ser sincero, pois os entrevistadores são treinados para detectar mentiras através da combinação das respostas dadas às perguntas nas entrevistas de emprego.

Onde estudar para desenvolver um perfil mais técnico?

Se você já decidiu qual animal mais se parece com seu perfil profissional, mas ainda não correu atrás de se especializar em uma área, está na hora de começar a estudar. Como dissemos anteriormente, as habilidades em sua personalidade são ótimas para desempatar uma disputa, mas apenas entre pessoas com perfis técnicos semelhantes. As soft skills não substituem, de maneira nenhuma, uma qualificação ou diploma. Portanto o melhor a se fazer é estudar.

Para te ajudar na busca por um bom lugar para se especializar, selecionamos algumas instituições com ótimo ensino e certificadas pelo MEC onde você pode consultar cursos, vagas e condições para se matricular ainda este ano. Veja a seguir:

Veja também:

5 perguntas que você precisa saber responder na entrevista de emprego

E você, já decidiu qual animal gostaria de ser? Conte para a gente a sua escolha aqui nos comentários! E não esqueça, antes mesmo de ir para a entrevista, elabore sua resposta, pense em bons argumentos e boa sorte!

Qual o melhor animal para se falar em uma entrevista?

pessoas fantasiadas de animal

Apesar de tantas opções e características bem específicas, neste exercício não existe um animal certo ou errado a ser escolhido. Para o entrevistador, o que vale mesmo é a justificativa apresentada para fundamentar a sua escolha. Por isso, além de se decidir por um animal com o qual se identifique, aconselhamos que pense em argumentos fortes que vão além da mera identificação.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin