Conheça 85 diferentes tipos de profissões

A profissão é uma atividade específica exercida por pessoas que detêm conhecimentos técnicos e práticas sobre determinada área.

Além do título profissional, desempenhar uma profissão pode proporcionar melhores colocações profissionais e remunerações, assim como muitos outros benefícios assegurados pelos conselhos profissionais de cada setor.

Por isso, a escolha profissional é de extrema relevância na vida de qualquer pessoa, afinal, depois de adultos passamos a maior parte do nosso dia no trabalho, o que demanda um grande esforço físico e intelectual.

Atualmente, existem mais de 80 profissões no Brasil. Saber quais são elas pode facilitar o processo de escolha, ingresso ou até mesmo mudança de carreira.

Quais são as profissões que existem no Brasil?

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) classifica as especialidades do conhecimento em oito áreas, as quais são formadas por cursos superiores que formam profissionais capacitados. São elas: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes. 

Veja a seguir uma lista com todos os 85 cursos que formam profissionais no Brasil, por área do conhecimento:

Ciências Agrárias

O Brasil é um dos principais produtores de alimentos do mundo. Por isso, o agronegócio costuma ser um dos poucos setores econômicos que cresce e contrata mesmo em períodos de crise.

Assim, as carreiras dessa área são consideradas promissoras, pois os profissionais são requisitados e há escassez de mão de obra qualifica.

A área de Ciências Agrárias é formada por profissões que atuam no campo, cuidando de rebanhos, lavouras e produtos agrícolas. Confira:

Ciências Biológicas

A área é voltada para o estudo de seres vivos. Além disso, os profissionais dessa área estudam o meio em que esses seres estão inseridos para poder compreender melhor a interação entre os seres vivos e o meio ambiente. 

Desse modo, os profissionais da área de Ciências Biológicas possuem uma vasta gama de atuação profissional, já que podem trabalhar em laboratórios, fazendas, projetos de preservação ambiental, fiscalizar a qualidade de insumos, entre outras oportunidades.

Veja algumas carreiras:

Ciências da Saúde

A área da Saúde é uma das que tem profissionais melhor remunerados. Isso  porque os seus profissionais podem trabalhar com a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças, em partes específicas do corpo humano.

E não para por aí! As carreiras da área da Saúde lidam não apenas com o bem estar dos indivíduos, mas também com políticas públicas de saúde, auxiliando o poder público a definir estratégias e meios de melhorar a qualidade de vida da população, em geral.

Conheça algumas carreiras:

Ciências Exatas e da Terra

Essa é uma área que integra diferentes conhecimentos com o intuito de formar profissionais que podem trabalhar tanto no setor de produção industrial como no de produção agrícola.

Em geral, por envolverem a área de exatas, são profissionais capazes de estabelecer modelos de gestão e produção, otimizando a produção, o que resulta na diminuição de custos para o setor produtivo.

É um campo que trabalha com métodos, teorias e experimentos quantitativos para explicar determinadas áreas. Confira:

Engenharias

As carreiras de Engenharia estão entre as mais concorridas dos processos seletivos de acesso ao ensino superior. Isso porque a formação de um engenheiro requer a integração de diferentes conhecimentos da área de exatas, o que faz esses profissionais serem requisitados por empresas de diferentes setores.

A capacidade analítica e sistêmica é um das diferenciais de um profissional de engenharia. Além disso, essa área do conhecimento utiliza-se de conhecimentos científicos para projetar, construir e oferecer melhorias a diferentes tipos de materiais ou processos.

Conheça algumas carreiras de Engenharia:

Ciências Humanas

A área de Ciências Humanas é ampla e envolve o estudo do desenvolvimento tanto da sociedade como dos indivíduos. Os profissionais dessa área costumam trabalhar na área de educação, cultura e comunicação.

Além disso, ela é considerada fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade inclusiva, democrática e capaz de de gerar bem-estar entre os seus cidadãos. E, como o próprio nome sugere, as Ciências Humanas têm como objeto de estudo o ser humano como um todo.

Confira algumas carreiras da área de Ciências Humanas:

Ciências Sociais Aplicadas

As Ciências Sociais Aplicadas, como o nome sugere, é composta de carreiras que aplicam determinados conhecimentos no desenvolvimento da sociedade, mas não de um modo industrial, e sim social.

Isso porque os seus profissionais são capazes de compreender a interação entre os seres humanos, além da relação estabelecida entre eles e o mundo ao redor, a sociedade.

Confira alguns exemplos de carreiras da área de Ciências Sociais Aplicadas:

Linguística, Letras e Artes

A área de Linguística, Letras e Artes possui enfoque na transmissão de ideias e emoções por meio da linguagem e da expressão artística.

Desse modo, os profissionais dessa área costumam trabalhar com cultura, educação, lazer e produção audiovisual. O mercado de trabalho é amplo e repleto de oportunidades.

Veja exemplos de carreiras da área de Linguística, Letras e Artes:

Que tipo de profissão seguir?

Com tantas áreas diferentes e uma variedade de opções até mesmo dentro de uma área, é comum surgirem dúvidas sobre qual delas seguir. 

Se informar sobre as profissões é fundamental para identificar quais delas se encaixam com os seus interesses e suas preferências, além de metas pessoais, inclusive as financeiras. 

Em caso de dúvidas, o recomendado é que se faça algum teste vocacional elaborado por profissionais, pois eles podem auxiliar durante o processo, de escolha. Ainda assim, é importante destacar que eles não substituem a ajuda profissional.

Há orientadores profissionais qualificados para ajudar pessoas a encontrarem profissões que correspondam aos interesses individuais de cada um e que são recomendados para aqueles que sentem dificuldade em encontrar uma profissão sozinhos.

O que é preciso para exercer uma profissão?

Para exercer uma profissão, é necessário ter conhecimentos técnicos sobre ela. Esses conhecimentos são adquiridos ao longo da formação universitária. Não à toa, as áreas mencionadas na lista são relacionadas a cursos superiores, que podem variar entre os graus bacharelado, licenciatura e tecnológico.

De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pessoas com diploma de nível superior podem ganhar quase três vezes mais do que aquelas que não possuem.

Em algumas áreas, além do diploma de graduação, também é necessário ter registro em um conselho profissional regional da área de formação. Os recém-formados em algum curso de engenharia, por exemplo, devem se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Feito isso, o profissional está habilitado para exercer as funções aprendidas ao longo de sua graduação.

Onde estudar para poder exercer uma profissão?

Para que o diploma de uma graduação seja válido em todo o país, a instituição de ensino deve oferecer o curso com autorização e reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Essa informação pode ser acessada no site do órgão e é essencial que ela seja verificada antes de efetuar a matrícula.

A seguir, há algumas sugestões de instituições que oferecem diferentes tipos de graduação de acordo com as diretrizes do MEC. Confira:

E aí? Já escolheu qual profissão tem a ver com você? Responda nos comentários abaixo!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!